No apagar das luzes, oposição quer obstruir o PL das Fake News
A Oposição ao governo na Câmara dos Deputados ligou o alerta contra o PL das Fake News, que pode voltar à pauta do plenário ainda nesta semana, a última do ano. Com urgência aprovada desde o primeiro semestre deste ano, a matéria nunca avançou por falta de acordo—mas pode retornar a qualquer momento. Por isso,...
A Oposição ao governo na Câmara dos Deputados ligou o alerta contra o PL das Fake News, que pode voltar à pauta do plenário ainda nesta semana, a última do ano. Com urgência aprovada desde o primeiro semestre deste ano, a matéria nunca avançou por falta de acordo—mas pode retornar a qualquer momento.
Por isso, a Oposição correu para se organizar. "Estão sondando votar com votação virtual, com a Câmara vazia e nos pegando de supresa [sic, como foi semana passada com as MPs", indicou um comunicado assinado pela liderança da Oposição, cargo hoje ocupado por Carlos Jordy (PL-RJ).
Outros deputados foram às redes sociais pedir apoio popular contra a proposta. Gustavo Gayer (PL-GO) quis ligar a invasão ao perfil da primeira-dama, Janja Lula da Silva, ao caso. "Eles vão usar essa situação [da Janja] para novamente pautar o PL 2630", disse o deputado em suas redes sociais. "Precisamos da mobilização para impedir a censura", continuou o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).
"Estaremos no plenário até o último dia de atividade pra impedir que isso não aconteça", continuou Nikolas Ferreira (PL-MG).
Já nesta quarta-feira, 20, o tom evoluiu para a obstrução. "Há rumores de que o PL 2630 (PL da censura) ou algum outro projeto incluindo a regulamentação das redes sociais seja votado essa semana. Se for verdade, faremos obstrução", indicou a liderança da Oposição.
Os deputados acreditam que a votação poder ocorrer de última hora, de maneira extrapauta e com votação remota. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) teria, segundo o grupo, cartas na manga para destravar a proposta: reuniões com o Centrão ou mesmo uma mudança regimental, embutindo o texto do PL das Fake News em um novo outro projeto, que trata da regulamentação dos chamados deep fakes.
Leia na Crusoé: O PL das Fake News e a pressa exacerbada
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Felipe Bugno
2023-12-22 11:27:06Esse PL da Censura e da perseguição é a cara desse governo. Chamar esse projeto de PL da Fakenews é uma desinformação monumental, o objetivo realmente é censura.
ROBERTO
2023-12-22 11:11:52Porque será que os bolsonaristas estão contra o PL das fake news?
KEDMA
2023-12-21 07:11:58Os parlamentares precisam aprender a trabalhar. Não se pode aprovar PL na pressão. Lamentável!