Latitude#55: como as mulheres são afetadas pela ditadura de Ortega
As mulheres estão entre as principais vítimas da ditadura de Daniel Ortega. "A Nicarágua é bastante tradicionalista. Um lar é formado por uma mulher e um homem. Pai e mãe. E geralmente são as mulheres que cuidam da casa. De novo, é um país bastante pobre, principalmente agora, porque toda a situação política não tem...
As mulheres estão entre as principais vítimas da ditadura de Daniel Ortega. "A Nicarágua é bastante tradicionalista. Um lar é formado por uma mulher e um homem. Pai e mãe. E geralmente são as mulheres que cuidam da casa. De novo, é um país bastante pobre, principalmente agora, porque toda a situação política não tem favorecido o país em nada", diz a refugiada Stacy, ao podcast Latitude.
"Com a falta generalizada de emprego, porque a economia é totalmente controlada pelo governo, muitas só podem se dedicar à tarefas domésticas. Há mulheres que tentam não se destacar. Tem mulher que precisa trabalhar muito mais para dar comida para a casa. Tem mulher que precisou assumir a casa porque o marido é preso político", diz Stacy. "É uma situação bastante complicada, porque nenhuma mulher foi realmente favorecida e nem vai ser."
Stacy é uma refugiada nicaraguense que vive na Guatemala e lidera o Ladies of Liberty Alliance (LOLA), na Nicarágua. Ela é a convidada do podcast Latitude deste sábado, 9. Para que sua família não sofresse represálias dentro da Nicarágua, ela pediu para não ser identificada.
A refugiada também afirma que muitos nicaraguenses estão deixando o país, porque não há perspectivas de desenvolvimento pessoal. "O que está acontecendo na Nicarágua é que grande parte do sistema econômico foi cooptado pelo governo. Empresas estrangeiras que querem entrar na Nicarágua precisam passar por um processo bastante longo. Tudo isso junto significa que no final as oportunidades para as pessoas do país sejam bastante baixas", diz Stacy. "Muitos nicaraguenses que vivem mais ao norte, perto da fronteira com a Costa Rica, estão migrando para poder trabalhar. Eles buscam oportunidades fora, enquanto os que ficam na Nicarágua acabam trabalhando em coisas muito básicas, como supermercados."
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao teaser abaixo, aberto para não assinantes:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)