Lula não quer saber da autodeterminação dos guianenses
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (na foto, ao lado de Lula), nomeou nesta terça, 5, um interventor para o território de Essequibo, que pertence à Guiana. Maduro também ordenou que a estatal petrolífera PDVSA distribua licenças para exploração de petróleo no território do país vizinho e divulgou um mapa, que será distribuído em escolas...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (na foto, ao lado de Lula), nomeou nesta terça, 5, um interventor para o território de Essequibo, que pertence à Guiana. Maduro também ordenou que a estatal petrolífera PDVSA distribua licenças para exploração de petróleo no território do país vizinho e divulgou um mapa, que será distribuído em escolas venezuelanas, em que 70% do território da Guiana aparece como sendo parte da Venezuela.
Tudo isso apesar de 250 mil guianenses viverem nessa região. Os guianenses, afinal, não teriam o direito de governar a si próprios, da maneira como bem entendem? Ou deveriam se curvar ao ditador vizinho?
O presidente Lula, porém, nada falou sobre o direito à autodeterminação dos guianenses.
A questão é que Lula sempre usa o conceito de autodeterminação para dizer que os países não podem se meter quando um povo é oprimido por uma ditadura, que viola os direitos humanos.
Foi assim para defender o nicaraguense Daniel Ortega, em 2021. “Nós temos que defender a autodeterminação dos povos. Sabe, eu não posso ficar torcendo. Por que que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?”, disse o brasileiro.
Foi assim para defender a ditadura do Partido Comunista Chinês, este ano. “Nós precisamos aprender a respeitar a autodeterminação dos povos. A China encontrou um jeito de resolver os seus problemas”, disse Lula.
Na atual situação, se Lula voltasse a usar a autodeterminação dos povos para defender uma ditadura, estaria concordando com uma clara agressão a um Estado soberano.
Suas falas sobre as investidas de Maduro têm sido genéricas. "Só tem uma coisa que a América do Sul não está precisando agora: é de confusão. Se tem uma coisa que precisamos para crescer e melhorar a vida do nosso povo é a gente baixar o facho, trabalhar com muita disposição de melhorar a vida do povo e não ficar pensando em briga", disse o presidente.
Sem conseguir condenar Maduro pelas suas atitudes claramente autoritárias, Lula perde capital político na região.
"Falar em 'confusão' em termos amplos é uma forma de indeterminarmos o sujeito de uma ação bem específica: a Venezuela tenta reescrever a história e incorporar ao seu território uma fatia significativa da Guiana, em um momento conturbado de sua política interna, com um ditador que tenta sobreviver à falência de seu regime. Não se trata de uma confusão que subitamente apareceu na fronteira norte do território brasileiro, mas sim de um regime ditatorial que busca alargar seus domínios militarmente", diz Magno Karl, diretor-executivo do Livres.
"Como aspirante ao papel de líder regional, o Brasil deveria indicar ao ditador Maduro dos limites impostos pelo direito internacional, colocar-se firmemente ao lado da Guiana, cujas fronteiras internacionalmente reconhecidas correm risco de violação militar, e rechaçar qualquer proposta de negociação entre Estado invasor e Estado invadido", diz Karl.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
VASCONCELLOS
2023-12-07 13:03:09Lula é muito fraco mesmo. Só conversa fiada.
ROBERTO
2023-12-06 21:22:20O mundo enlouqueceu, Brasil incluso, que tem de escolher entre um extremista e outro. Lula vai fazer como fez na Ucrânia. O outro, que foi derrotado, não faria diferente. Afinal, o Maduro não é protegido do amigo Putin?
Odete6
2023-12-06 21:07:14O complexado recalcado roubou taaannntooo do POVO BRASILEIRO e agora grunhe q """não pode estudar""" """por múltiplas razões"""... claro, razões q todo mundo conhece: vadiagem, vocação p/ a marginalidade, burrice e cachaça. Daí as incontáveis sandices. MILHÕES DE BRASILEIROS DECENTES E SÓBRIOS TRABALHAM, ESTUDAM, CRIAM SUAS FAMÍLIAS E NUNCA ROUBARAM DE NINGUÉM!!!!!!
Alessandro Campos Moreira
2023-12-06 17:37:58O pinguço vai é culpar a Guiana por tentar impedir a empreitada do companheiro Maduro.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-12-06 16:40:23Lula está se deparando pela primeira vez com um problema de Guerra na qual terá participação direta. Até agora fez discursos vazios para países longe da "sua alçada". Como ele é um ignorante que só sabe falar para hordas de ignorantes nos seus shows de palanque, agora deve estar tremendo nas pernas. Terá que ser um governante de verdade, e terá que lutar pela Democracia do nosso país e pela manutenção da liberdade da Guiana.
Marcos
2023-12-06 15:07:18REPÚBLICA DAS BANANEIRAS CHAMADO Brasil 🇧🇷 país dos analfabetos funcionais que elegeram um presidente analfabeto funcional três vezes 🫏🫏🫏🫏🫏🫏