Impasse republicano mantém Câmara dos EUA sem presidente
O líder da maioria republicana na Câmara dos EUA (foto), Steve Scalise, anunciou na noite de quinta-feira (12) sua desistência de concorrer ao cargo de speaker of the House, a presidência da Casa. Indicado pelo partido, Scalise não conseguiu obter a maioria de 217 votos para ser eleito no plenário devido ao racha entre os...
O líder da maioria republicana na Câmara dos EUA (foto), Steve Scalise, anunciou na noite de quinta-feira (12) sua desistência de concorrer ao cargo de speaker of the House, a presidência da Casa. Indicado pelo partido, Scalise não conseguiu obter a maioria de 217 votos para ser eleito no plenário devido ao racha entre os conservadores linha-dura e os demais republicanos. Atualmente, a legenda de Donald Trump tem uma maioria apertada na Câmara, de 221 cadeiras, contra 212 do Partido Democrata, do presidente Joe Biden.
"Se nós olharmos para as últimas semanas, se olharmos para onde está nosso partido, ainda há trabalho a ser feito. Ainda há algumas pessoas que têm as suas próprias agendas", queixou-se Scalise ao anunciar a sua saída da disputa.
Com isso, a Câmara americana entrou no seu 10º dia sem presidente, desde que o republicano moderado Kevin McCarthy foi destituído após a aprovação de uma moção da linha-dura do seu partido. Nessa situação, os representantes (deputados) não podem tomar medidas para apoiar Israel na guerra contra os terroristas do Hamas nem aprovar o orçamento do novo ano fiscal dos EUA.
Os republicanos farão nesta sexta (13) uma nova reunião para escolher o seu nome. Segundo a Veja, "o objetivo é evitar uma repetição do espetáculo embaraçoso que ocorreu em janeiro, quando deputados conservadores linha-dura fizeram McCarthy passar por 15 votações no plenário, durante quatro dias, antes de ganhar o cargo". O principal opositor de Scalise, o conservador Jim Jordan, é um dos possíveis candidatos, mas também não está claro se ele obteria apoio no plenário. Outra possibilidade é o partido indicar Patrick McHenry, deputado que comanda interinamente a Câmara desde a queda de McCarthy.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)