Crusoé
12.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

A esquerda antissemita mostra a cara

Mais de 600 israelenses foram mortos no ataque do grupo terrorista Hamas que teve início no sábado, 7. A carnificina motivou presidentes e ditadores da América Latina a se manifestar. Mas deles não se ouviu qualquer mensagem de solidariedade às vítimas. Em vez disso, eles fizeram questão de aproveitar o momento para dizer que apoiam...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 08.10.2023 19:57 comentários 7
A esquerda antissemita mostra a cara
Gustavo Petro Díaz-Canel Cuba
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Mais de 600 israelenses foram mortos no ataque do grupo terrorista Hamas que teve início no sábado, 7. A carnificina motivou presidentes e ditadores da América Latina a se manifestar. Mas deles não se ouviu qualquer mensagem de solidariedade às vítimas. Em vez disso, eles fizeram questão de aproveitar o momento para dizer que apoiam a "causa palestina".

As declarações reverberam o velho antissemitismo de esquerda da região.  "Trata-se de uma postura que não leva em conta a humanidade das vítimas quando elas são judias e, nesse sentido, podem ser caracterizadas como antissemitas", diz o advogado brasileiro Fernando Lottenberg, comissário da Organização dos Estados Americanos, a OEA, para monitoramento e combate ao antissemitismo.

Em conversa com Crusoé há dois anos, Lottenberg explicou as diferenças entre o antissemitismo de esquerda e o de direita: "O ambiente em que o antissemitismo à esquerda mais cresce é o acadêmico. Há uma demonização de Israel, que é visto como o grande vilão do Oriente Médio. Muitos agridem os membros de comunidades judaicas dizendo que eles são os responsáveis pelos problemas da região. O movimento pelo boicote contra Israel, o BDS, tem muito essa cara. Na direita, o antissemitismo traz as conspirações antissemitas tradicionais, misturadas com histórias falando que os donos dos laboratórios farmacêuticos que fizeram as vacinas são judeus ou afirmando que ninguém morreu de Covid em Israel. Essas teses proliferam entre grupos neonazistas no sul do Brasil, na Argentina e no Chile".

Após analisar as declarações dos últimos dois dias, Lottenberg afirmou: "É lamentável que, no dia em que morreram mais judeus desde a Segunda Guerra, alguns líderes políticos de nossa região sejam insensíveis ao sofrimento humano. Atos terroristas como o que vimos ocorrer ontem em Israel, merecem a condenação de todos. Felizmente, eles são uma minoria, uma vez que muitos países da América Latina manifestaram-se em sentido contrário".

Veja abaixo algumas manifestações de políticos da América Latina nas redes sociais:

 

  1. "Desde muito jovem, estudei o conflito israelo-palestiniano e conheço a imensa injustiça que o povo palestino tem sofrido desde 1948. Assim como sei da imensa injustiça que o povo judeu sofreu pelos nazistas na Europa desde 1933. Se eu tivesse vivido na Alemanha em 1933, teria lutado ao lado dos judeus e se tivesse vivido na Palestina em 1948, teria lutado ao lado dos palestinos. Agora, os neonazistas querem a destruição do povo palestino, da liberdade e da cultura. Agora nós, democratas e progressistas, queremos que a paz prevaleça e que os povos israelita e palestiniano sejam livres (...) O povo palestino vive uma das piores injustiças do mundo contemporâneo." - Gustavo Petro, presidente da Colômbia (na foto, com o ditador cubano Díaz-Canel);
  2. "Não me parecem justos os governos que se acostumam a bombardear crianças. Deus não bombardeia crianças" - Gustavo Petro, ao responder a uma mensagem do também colombiano Marcos Peckel, falando que as crianças que tinham morrido no ataque do Hamas eram inocentes.
  3. "Não é possível que um governo da Revolução Democrática e Cultural defenda a política invasora e expansionista de Israel. Não assumir a defesa do povo irmão de Palestina é prova de direita. Quando um povo defende a sua soberania é chamado de terrorista. Mas quando os Estados Unidos financiam guerras, invasões armadas, golpes de Estado e assassinatos, fala de democracia" - Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, atacando o presidente Luis Arce Catacora;
  4. "Cuba expressa séria preocupação com a escalada de violência entre Israel e a Palestina, que é consequência de 75 anos de violação permanente dos direitos inalienáveis ​​do povo palestino." - Ministério Relações Exteriores de Cuba, em mensagem compartilhada pelo ditador Miguel Díaz-Canel;
  5. “O governo e o povo da Nicarágua, sempre solidários com a causa palestina, sempre fraternos, sempre próximos... a partir das nossas experiências de guerras impostas, chamamos o mundo à reflexão” - Comunicado oficial da ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua.
  6. "A Venezuela manifesta a sua profunda preocupação com a evolução dos acontecimentos recentes na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que considera que a escalada é o resultado da incapacidade do povo palestiniano de encontrar um espaço na legalidade internacional multilateral para fazer valer os seus direitos históricos." - Comunicado oficial da ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela
Diários

Crusoé n° 415: Gotham City fluminense

Redação Crusoé Visualizar

Líder iraniano faz política com morte de crianças

João Pedro Farah Visualizar

Quem manda no PT é Lula

Duda Teixeira Visualizar

O Irã venceu a guerra?

João Pedro Farah Visualizar

CPI do Crime Organizado quer ouvir Cláudio Castro em última reunião

Guilherme Resck Visualizar

Lula admite que precisa de um psicólogo

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

Economia e política desgastam gestão Milei

Economia e política desgastam gestão Milei

Visualizar notícia
"Homem que é homem chama o outro de vagabundo olho no olho"

"Homem que é homem chama o outro de vagabundo olho no olho"

Visualizar notícia
Irã faz duas exigências a JD Vance antes de negociar

Irã faz duas exigências a JD Vance antes de negociar

Visualizar notícia
Janja se explica sobre carne de paca

Janja se explica sobre carne de paca

Visualizar notícia
Líder iraniano faz política com morte de crianças

Líder iraniano faz política com morte de crianças

Visualizar notícia
Lula admite que precisa de um psicólogo

Lula admite que precisa de um psicólogo

Visualizar notícia
No princípio era o Monark

No princípio era o Monark

Visualizar notícia
O Irã venceu a guerra?

O Irã venceu a guerra?

Visualizar notícia
O teste de realidade da janela partidária

O teste de realidade da janela partidária

Visualizar notícia
Quem manda no PT é Lula

Quem manda no PT é Lula

Visualizar notícia

Tags relacionadas

antissemitismo

Bolívia

Colômbia

Gustavo Petro

Hamas

Israel

Luis Arce Catacora

Terrorismo

< Notícia Anterior

Ordem para ataque partiu do Irã, diz Wall Street Journal

08.10.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Latitude#46: Xi Jinping é ditador ou presidente?

09.10.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Alessandro

2023-10-09 23:13:46

O que é “causa palestina”? Tratar o conjunto de palestinos como terroristas, ou mesmo apoiadores do terror, é o mesmo que tratar todos os favelados como criminosos. Eu acho que os palestinos têm direito a um Estado, assim como os judeus, mas isso não acontecerá devido ao fanatismo religioso (inclusive de judeus ortodoxos) e à questão insolúvel de Jerusalém. Mas o antissemitismo não está em quem defende a existência de um Estado palestino, está em quem defende a destruição de Israel.


Maria

2023-10-09 21:26:49

É tão difícil perceber mais de 2 variáveis? Não existe só israelense e palestino. Hamas é terrorista, e é palestino, mas não são uma coisa só. Discordar da expansão de Israel não é ser antissemita, mas apoiar o Hamás é… Não tenho mais fé na humanidade: inteligência muito limitada e maldade de sobra!


Sergio

2023-10-09 15:15:16

Olha com quem o nosso estadista se alinha…


Odete6

2023-10-09 02:24:57

Muiiiiito acima e se sobrepondo aos históricos e culturais, o verdadeiro problema entre palestinos e israelenses é 1 só e se chama ÁGUA, essa RIQUEZA S/ PREÇO e, no caso, a do RIO JORDÃO. Basta observar o mapa da região e ver como é claramente dedutível. São regiões desérticas q necessitam de maneira especialíssimas dessa artéria q significa VIDA. Ñ é preciso desenhar os problemas q advêm desse fato, ñ é verdade?! Caso contrário, a concessão de outra área desértica qualquer já teria acontecido.


Luís Antônio Soares Da Silva

2023-10-08 23:12:57

Queria ver se a tríplice fronteira no Brasil vira-se uma Israel


MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA

2023-10-08 20:55:58

SÃO DOENTES OS APOIADORES DE QUALQUER TERRORISTA.


Paulo Sevalho Gonçalves

2023-10-08 20:28:14

A cada dia a esquerda deixa mais nítido que é nazista, totalitária.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Alessandro

2023-10-09 23:13:46

O que é “causa palestina”? Tratar o conjunto de palestinos como terroristas, ou mesmo apoiadores do terror, é o mesmo que tratar todos os favelados como criminosos. Eu acho que os palestinos têm direito a um Estado, assim como os judeus, mas isso não acontecerá devido ao fanatismo religioso (inclusive de judeus ortodoxos) e à questão insolúvel de Jerusalém. Mas o antissemitismo não está em quem defende a existência de um Estado palestino, está em quem defende a destruição de Israel.


Maria

2023-10-09 21:26:49

É tão difícil perceber mais de 2 variáveis? Não existe só israelense e palestino. Hamas é terrorista, e é palestino, mas não são uma coisa só. Discordar da expansão de Israel não é ser antissemita, mas apoiar o Hamás é… Não tenho mais fé na humanidade: inteligência muito limitada e maldade de sobra!


Sergio

2023-10-09 15:15:16

Olha com quem o nosso estadista se alinha…


Odete6

2023-10-09 02:24:57

Muiiiiito acima e se sobrepondo aos históricos e culturais, o verdadeiro problema entre palestinos e israelenses é 1 só e se chama ÁGUA, essa RIQUEZA S/ PREÇO e, no caso, a do RIO JORDÃO. Basta observar o mapa da região e ver como é claramente dedutível. São regiões desérticas q necessitam de maneira especialíssimas dessa artéria q significa VIDA. Ñ é preciso desenhar os problemas q advêm desse fato, ñ é verdade?! Caso contrário, a concessão de outra área desértica qualquer já teria acontecido.


Luís Antônio Soares Da Silva

2023-10-08 23:12:57

Queria ver se a tríplice fronteira no Brasil vira-se uma Israel


MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA

2023-10-08 20:55:58

SÃO DOENTES OS APOIADORES DE QUALQUER TERRORISTA.


Paulo Sevalho Gonçalves

2023-10-08 20:28:14

A cada dia a esquerda deixa mais nítido que é nazista, totalitária.



Notícias relacionadas

Crusoé n° 415: Gotham City fluminense

Crusoé n° 415: Gotham City fluminense

Redação Crusoé
11.04.2026 08:02 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Líder iraniano faz política com morte de crianças

Líder iraniano faz política com morte de crianças

João Pedro Farah
10.04.2026 19:53 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem manda no PT é Lula

Quem manda no PT é Lula

Duda Teixeira
10.04.2026 17:43 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
O Irã venceu a guerra?

O Irã venceu a guerra?

João Pedro Farah
10.04.2026 17:26 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

O que a psicologia diz sobre amigos que só aparecem em momentos de crise

O que a psicologia diz sobre amigos que só aparecem em momentos de crise

Visualizar notícia
Só um país supera o Brasil em hospitalidade, e você vai se surpreender com qual é

Só um país supera o Brasil em hospitalidade, e você vai se surpreender com qual é

Visualizar notícia
Alguns vírus podem ficar no seu corpo para sempre e você pode nem saber disso

Alguns vírus podem ficar no seu corpo para sempre e você pode nem saber disso

Visualizar notícia
O padrão secreto de quem vive mais alegre está em 3 regras do dia a dia

O padrão secreto de quem vive mais alegre está em 3 regras do dia a dia

Visualizar notícia
Por que você sente tanta vontade de doce? Nutricionistas explicam

Por que você sente tanta vontade de doce? Nutricionistas explicam

Visualizar notícia
A ciência deu um nome para quem é viciado em roer unhas

A ciência deu um nome para quem é viciado em roer unhas

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso