Estatal Itaipu pagou 60 mil reais para evento contra Lava Jato
A empresa estatal Itaipu pagou 60 mil reais para patrocinar o evento "Balanço crítico da Lava Jato: passando a limpo o maior caso de 'Lawfare' da história nacional", marcado para os dias 26 e 27 de outubro na Faculdade de Direito da USP. O encontro irá reunir jornalistas, economistas e advogados contrários à operação que...
A empresa estatal Itaipu pagou 60 mil reais para patrocinar o evento "Balanço crítico da Lava Jato: passando a limpo o maior caso de 'Lawfare' da história nacional", marcado para os dias 26 e 27 de outubro na Faculdade de Direito da USP. O encontro irá reunir jornalistas, economistas e advogados contrários à operação que combateu a corrupção no Brasil.
"O valor do patrocínio foi de 60 mil reais, conforme estipulado pelas métricas da valoração da empresa, sendo a prerrogativa de patrocinar eventos e ações uma decisão empresarial de Itaipu Binacional. Assim como todos os patrocínios realizados este ano, este em questão seguiu as normas estabelecidas pela empresa", afirmou a empresa em nota após ser questionada por Crusoé.
Segundo a companhia, o evento está sendo organizado pelo Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra), em parceria com o Centro de Pesquisas de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
O diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari (à esquerda na foto com a diretoria da estatal), que foi indicado por Lula em março, afirmou em email para a revista que "é fundamental a discussão acadêmica sobre as consequências da Operação Lava Jato para o país, inclusive para o setor de energia e para o meio ambiente. Além do mais, o Centro de Extensão em Ciências Criminais da USP é um dos institutos de pesquisa e extensão mais qualificados para a realização deste debate.”
Delazari ministra uma aula na Kope, a escola digital criada pelo lobista Walfrido Warde, um dos coordenadores do "Balanço". Sua participação está incluída no curso "O direito é seu", que tem o jornalista Reinaldo Azevedo no cartaz.
Warde é um grande apoiador do PT e crítico histórico da Lava Jato. No ano passado, ele doou 400 mil reais ao partido na campanha eleitoral de Lula. Foi a segunda maior doação de pessoa física ao partido. Warde também atuou em diversas causas para membros do partido e para empresários camaradas próximos à sigla. Em 2018, ele representou a ex-presidente Dilma Rousseff na ação que apurou possíveis irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Em 2020, trabalhou para os irmãos Joesley e Wesley Batista, da JBS, em um processo contra o procurador-geral da República. Rodrigo Janot. Este ano, pediu a suspensão dos acordos de leniência da Odebrecht na Lava Jato, representando Psol, Solidariedade e PCdoB. Esses três partidos satélites do PT se dizem preocupados com a saúde financeira das empresas que praticavam o capitalismo de compadres no Brasil. Atualmente, Warde comanda a defesa do juiz Eduardo Appio, que foi afastado do comando da Lava Jato após meses tentando enterrar a maior operação contra a corrupção da história do Brasil.
Leia a reportagem de Crusoé sobre o ministro Silvio Almeida e sua relação com Walfrido Warde e o influencer Felipe Neto, aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Anamaria
2023-10-07 17:51:24Uma vergonha! Está tudo dominado pelo PT, Psil…etc
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-07 13:21:37Oportunistas se reunindo para falar mal da maior operação de desvio de dinheiro público. Cada um daquela lista de convidados deve ter um desvio a ser abafado. Por outro lado, a USP, se torna mais um antro para atender os militantes dessa quadrilha de Esquerda. Vão levar dancinha orgástica também para a abertura?
Odete6
2023-10-06 19:50:45É nisso que dá instituições sob as patas de ladrões!!! Poderia se esperar outra coisa que não fossem criminosas aberrações dos aberrantes????!!!! Subespécie maldita essa que tripudia sobre o SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS DO POVO BRASILEIRO!!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-10-06 17:39:40Lula vai gastar bilhões para se mostrar santo e provar que a imensa roubalheira que fez durante seus mandatos anteriores e os de Dilma não aconteceram. Também pretende provar que o narcotraficante Nicolás Maduro é outro santo e não é ditador da Venezuela. Os milionários advogados do pPrerrogativas, aqueles que através de firulas acrobatcias descondenaram e soltaram Lula, c bilhões à disposição têm ace$$o ao STF e soltaram também via Marco Aurélio Melo o narcotraficante André do Val e por aí vão
AEC
2023-10-06 17:48:51Tristeza!