Brasil não pode relativizar ditadura na Venezuela, diz Rubens Barbosa
Em sua entrevista ao podcast Latitude que foi ao ar no último sábado (12), o diplomata Rubens Barbosa, ex-embaixador brasileiro em Londres e em Washington, afirmou que a relação do Brasil com a Venezuela é importante, mas não se pode relativizar a democracia, como fez Lula (PT, foto) ao chamar de "narrativas" as denúncias feitas...
Em sua entrevista ao podcast Latitude que foi ao ar no último sábado (12), o diplomata Rubens Barbosa, ex-embaixador brasileiro em Londres e em Washington, afirmou que a relação do Brasil com a Venezuela é importante, mas não se pode relativizar a democracia, como fez Lula (PT, foto) ao chamar de "narrativas" as denúncias feitas contra a ditadura de Nicolás Maduro (foto).
"O Brasil, mais do que os EUA, é o país que tem mais interesses a preservar na relação com a Venezuela. São interesses econômicos, comerciais, políticos, de segurança, de fronteira, de [combate ao] crime organizado", disse o embaixador.
Barbosa prosseguiu: "A Venezuela tem uma fronteira de 1.700 km com o Brasil. É um parceiro que manda para o Brasil hoje, por causa da situação interna, milhares de refugiados. Então, ao contrário do que fazia [Jair] Bolsonaro, eu acho que está certo você ter uma atenção e uma política em relação à Venezuela".
O diplomata frisou, porém, que é um "equívoco" relativizar a democracia e que o início do terceiro mandato de Lula já traz indícios de uma ideologização da política externa — desta vez, é claro, à esquerda, de acordo com a plataforma do PT, e não com a orientação direitista de Bolsonaro."O Brasil não pode deixar essa situação evoluir sem ter uma posição clara de apoio à volta da democracia na Venezuela", disse Barbosa, que também defendeu eleições transparentes e livres e a libertação dos presos políticos mantidos pelo regime de Nicolás Maduro.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-13 16:33:39Navalny, o opositor russo à Putin, foi preso e condenado a + 19 anos, envenenado por Putin e tratado na Alemanha, escapou p milagre e herói, voltou p a Rússia. Maduro, ditador sanguinário, narcotraficante, levou a Venezuela ao desespero, mais de 5 milhões de venezuelanos fugiram desse país. Lula não tem vergonha de construir narrativas mentirosas a respeito destes 2 assassinos. O que vc quer Lula? Que acreditemos q o impeachment de Dilma foi golpe? Que você, Putin e Maduro são santos? Lava Jato!
FLORIPES JOSE DE OLIVEIRA COUTINHO
2023-08-13 12:36:23É claro que Lula quer fazer no Brasil o que Maduro faz na Venezuela