Juiz vê motivação política somada a 'delírio grave' em atentado contra Bolsonaro
Na decisão em que determinou a internação do autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro, Adélio Bispo (foto), o juiz federal Bruno Savino assinalou que o réu agiu movido tanto pelos delírios que o acometem quanto por motivações políticas. "Com efeito, não há dúvidas de que o acusado agiu com a vontade, ainda que...
Na decisão em que determinou a internação do autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro, Adélio Bispo (foto), o juiz federal Bruno Savino assinalou que o réu agiu movido tanto pelos delírios que o acometem quanto por motivações políticas.
"Com efeito, não há dúvidas de que o acusado agiu com a vontade, ainda
que viciada por delírio grave e persistente, de eliminar do cenário político candidato à Presidência da República que tinha ideias antagônicas às defendidas por ele e liderava as pesquisas eleitorais ao tempo do fato delituoso", diz o magistrado na decisão.
Apesar de reconhecer o caráter político do crime de Adélio, que buscou "impedir que milhões de eleitores, alinhados com o pensamento político da vítima, exercessem o direito ao voto", Savino levou em conta o fato de o autor do atentado ter sido considerado por peritos oficiais inimputável. Por unanimidade, os psiquiatras que avaliaram Adélio Bispo ao longo do processo constataram que ele sofre de Transtorno Delirante Persistente.
Na prática, como prevê a legislação, Adélio não possui a capacidade de reconhecer o caráter ilícito de seus atos e por isso não pode ser condenado. Nestes casos, cabe a internação do réu. O juiz, porém, considerou que Adélio Bispo ainda oferece risco por ter demonstrado, em depoimentos aos psiquiatras, que ainda tinha interesse em matar Bolsonaro e até o ex-presidente Michel Temer. Para Adélio, ambos fazem parte de uma "conspiração maçom".
"Nem mesmo o cárcere demoveu o réu da vontade de novamente atentar contra a vida do atual Presidente da República, bem como do ex- Presidente Michel Temer. Aliás, todos os psiquiatras e psicólogos que se manifestaram nos autos do incidente de insanidade destacaram a altíssima periculosidade do réu, razão pela qual, uma vez imposta a medida de segurança de internação por tempo indeterminado, deve ser fixado o prazo mínimo de três anos para o primeiro
exame em que será averiguada a continuidade da periculosidade de Adélio Bispo
de Oliveira", seguiu o juiz.
O magistrado ponderou ainda que nem um hospital psiquiátrico nem o sistema prisional comum teriam condições de acolher Adélio, seja pelo risco que ele ainda oferece, seja pelo risco de ele ser alvo de ataques e agressões também pela repercussão do caso. Por isso, Savino determinou que ele seja mantido no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, que conta com estrutura médica para acompanhar o autor do atentado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Geraldo
2019-06-15 22:23:14Com todo respeito, esse magistrado não sabe nada de CONSPIRAÇÃO. Ou alguém acha que os três advogados apareceram do nada, duas horas depois por que? E o registro na câmara dos deputados na manhã do crime? Vamos perguntar para o PT quem matou o Celso Daniel e talvez cheguemos aos MANDANTES deste crime.
LuisR
2019-06-15 14:31:52Pelo jeito já tinha problemas mentais, mas foi condicionado ao foco durante sua passagem por um partido de esquerda
Ferdinando
2019-06-15 11:34:04Louco é o juiz com essa decisao descabida e teratologica E olha a vitima é o Presidente do Brasil
Soraya
2019-06-15 10:56:26Penso que há assuntos tão mais importantes pra Cruzoé tratar! . Sinceramente! Falemos mais da reforma da previdência, da reforma tributária. Pode ser a conta-gotas! Precisamos massificar o assunto. Também sobre como o Sistema atual do Estado prejudica a gestão pública nas universidades, nos ministérios, no poder judiciário. Discutamos porque o Brasil e os brasileiros são hostis à iniciativa privada! Por que O brasileiro é essencialmente comunista? Temos muito o que falar sobre isso.
Alvaro
2019-06-15 10:24:53Sempre soube que a justiça é cega. Mas ingênua é a primeira vez. ÓBVIO que foi um atentado terrorista com motivação POLÍTICA, de bandidos do PSOL (Willys, Adélio, Boulos, Greebwald... Todos na mesma "gang"). IN MORO WE TRUST !!!
Edmundo
2019-06-15 01:03:12Doido e justiça não ele!kkkk
José Arnaldo Amaral
2019-06-14 23:28:16E quem está pagando os advogado desse doido de marré, marré ?
Jose
2019-06-14 22:33:58CRUSOÉ acabou p os brasileiros com 10% de miolo encefálico. As notícias s o PSOL têm q ser lançadas somente após opinadas p ABIN.
Ricardo
2019-06-14 22:10:06Atenção Gilmar Beiçola Mendes, HC para Adélio , ele é culpado e como v.excelência gosta de bandidos bota o homem na rua porra!
Bruno
2019-06-14 22:09:52Esse Adelio precisa ser preservado porque eles vão tentar apagar ele, isso está muito claro. Tinha muita gente interessada na morte do único que podia salvar o Brasil da quadrilha que se apoderou do nosso País. Hj dos três Poderes, dois continuam nas mãos da ORCRIM.