Como ciclones afetam os reservatórios no Sul
A região Sul foi atingida nesta quarta-feira (12) pelo terceiro ciclone extratropical em menos de um mês. O fenômeno climático ocorre pelo encontro das massas de ar frio, comuns nesta época, com as águas aquecidas do Atlântico — um efeito do El Niño. De acordo com o Inmet, eram esperados entre 70 a 90 milímetros...
A região Sul foi atingida nesta quarta-feira (12) pelo terceiro ciclone extratropical em menos de um mês. O fenômeno climático ocorre pelo encontro das massas de ar frio, comuns nesta época, com as águas aquecidas do Atlântico — um efeito do El Niño. De acordo com o Inmet, eram esperados entre 70 a 90 milímetros de chuva no Rio Grande do Sul apenas nesta quarta.
Os ciclones anteriores causaram mortes e prejuízos de 150 milhões de reais aos gaúchos, em ao menos 58 cidades. Como efeito colateral, no entanto, as chuvas devem ajudar na alta dos reservatórios da região, um dos mais afetados pela estiagem nos últimos anos.
Só em junho, após a passagem das duas primeiras tempestades, os reservatórios do sistema Sul tiveram um aumento de quase 10% nos seus níveis. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que os reservatórios do sistema estão, hoje, com 89% da capacidade. No início do ano passado, no auge da estiagem, o sistema operou com menos de 30% das suas reservas.
Dez das doze usinas que compõem o sistema estão com seus níveis acima de 90% — as geradoras nos rios Iguaçu e Uruguai, que representam 81% de toda a geração no sistema, estão com seus reservatórios cheios.
Após uma ameaça de volta ao racionamento de energia no início da década, motivado pela baixa dos reservatórios do país, as usinas hidrelétricas apresentam um bom prognóstico para este ano. No sistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra o grosso da geração de energia no Brasil, os reservatórios estão com 85,8% da capacidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Adriano
2023-07-14 07:39:21A questão é: vão beneficiar quem com o uso das termelétricas? Todo ano a gente paga bandeira tarifária mais cara porque tem um político ladrão que manda usar energia mais cara pra beneficiar alguém. Sempre.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-07-13 12:44:54Enfim, o copo meio cheio
Marcia E.
2023-07-13 11:26:15Ainda bem que houve um lado positivo para toda essa tragédia.