Crusoé
15.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Os interesses cruzados de uma viagem da CNT para a Suíça

    A Confederação Nacional de Transporte (CNT), uma organização que reúne empresários do setor, misturou agentes públicos e privados para uma agenda discreta na Suíça, no final de abril. Entre os dias 21 e 29 daquele mês, a CNT levou empresários, dois ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), uma deputada e um ex-ministro de...

    Redação Crusoé
    5 minutos de leitura 24.05.2023 12:32 comentários 5
    Grupo que participou da viagem para a Suíça. Ao centro, sentados, Vital do Rêgo e Marcos Bemquerer, do TCU; de pé, ao meio, Marcelo Sampaio
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A Confederação Nacional de Transporte (CNT), uma organização que reúne empresários do setor, misturou agentes públicos e privados para uma agenda discreta na Suíça, no final de abril. Entre os dias 21 e 29 daquele mês, a CNT levou empresários, dois ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), uma deputada e um ex-ministro de Bolsonaro a uma série de palestras, almoços de relacionamento e coquetéis às margens de lagos e aos pés dos Alpes.

    Alguns dos convidados têm cargos públicos — sendo responsáveis por analisar temas de interesse da própria CNT — e foram para o evento sem declarar gastos em seus devidos órgãos. Eles foram apresentados como "convidados institucionais" da Confederação e podem ter tido suas despesas pagas duas vezes.

    Sentado ao centro da foto, e cercado por dois ministros do TCU, está Jorge Bastos, o presidente da Infra S.A., estatal do ramo de ferrovias que reuniu a Valec e a EPL. Nomeado para o cargo em fevereiro deste ano, Bastos tirou uma licença de 13 dias para participar do evento privado que durou oito. Ele teve uma autorização da própria estatal, que topou arcar com as suas diárias e as passagens aéreas entre Brasília, São Paulo, a cidade alemã de Frankfurt e a cidade suíça de Genebra.

    Acontece que ele é um dos "convidados institucionais" da viagem — e, segundo apontam fontes ligadas ao caso, teve as despesas de transporte e de hospedagem pagas pela própria CNT, como o caso de uma parlamentar que foi convidada. Com isso, não se sabe o que Jorge Bastos pode ter feito com o dinheiro entregue a título de ônus e diárias.

    Procurados por telefone e por e-mail, a Infra S.A. não respondeu ou retornou os contatos. Após a publicação da matéria, Jorge Bastos disse que a Infra pagou as passagens para a Suíça — mas que a CNT de fato pagou o curso que ele compareceu, e que definiu como "super interessante"

    A Infra também buscou a reportagem um dia depois para fizer que "em que pese o evento durar nove dias, se faz necessário garantir os dias necessários ao
    deslocamento do empregado". A empresa diz que a participação de Bastos no evento não configura conflito de interesse, "uma vez que essa parceria não representa qualquer compartilhamento de informação privilegiada ou relevantes e não compromete o interesse coletivo ou influencia, de forma imprópria, o desempenho das suas funções públicas."

    Os dois representantes das Cortes de Contas, Marcos Bemquerer e Vital do Rêgo, também estiveram como "convidados institucionais" no evento na Suíça. Sentados ao lado de Jorge Bastos, os ministros podem ter conflitos de interesse com a ação da própria CNT — já que, quando solicitados por parlamentares, eles podem analisar e avaliar as suas contas (a CNT recebe dinheiro pelo sistema S).

    Marcos Bemquerer estava em "Missão Oficial" durante os dias do evento, e Vital do Rego também estava fora dos julgamentos durante aquela semana. Os gastos de ambos, apontam os dados mais recentes do TCU, não indicam que a Corte de Contas pagou passagem e diárias aos dois.

    Procurado, o TCU não respondeu até a publicação desta reportagem.

    Pelo lado parlamentar, uma das convidadas foi a deputada Helena Lima (MDB-RR), conhecida como Helena da Asatur. A deputada declarou que estava em "missão autorizada" e, por isso não votou no plenário em 24 de abril. Apesar de estar em primeiro mandato, a "convidada institucional" do evento é membro da Comissão de Viação Transportes da Casa e, como seu nome artístico entrega, é casada com Renildo Lima, dono da empresa de ônibus Asatur e que atua na região Norte. Ele estava entre os convidados do evento, e viajou com a esposa.

    Procurada, a deputada confirmou que "a CNT pagou as passagens e as hospedagens, e eu a alimentação". Ela ainda disse que participou das atividades em um instituto local sobre ESG no ramo de transportes.

    Outro convidado, que aparece de pé e suéter amarelo, é Marcelo Sampaio, que sucedeu a Tarcísio Gomes de Freitas como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro. Ele não ocupa mais cargo público, o que em tese não o impede de aceitar possíveis convites da CNT.

    A questão é que um folheto interno da viagem aponta Sampaio como diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, cargo que ele não ostenta publicamente. O ex-ministro pode ter potencialmente descumprido a Lei de Conflito de Interesses ao passar pela chamada "porta giratória" — quando um membro da administração pública, dotado de informações privilegiadas e mesmo confidenciais, acaba trabalhando em uma empresa que, por exemplo, opera ferrovias que sua pasta regulava.

    O ex-ministro foi procurado pela reportagem e disse que "a participação no referido evento se ateve apenas à capacitação técnica, em curso voltado às áreas do social, sustentabilidade e de governança". Questionado sobre potencial conflito de interesse o ministro se ateve ao evento da CNT: "Minhas atuais atividades profissionais e a temática específica do curso não estão relacionadas ao escopo do cargo público que ocupei até o final do ano passado."

    A CNT não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

    Diários

    UE prorroga sanções contra ditadura de Maduro

    Redação Crusoé Visualizar

    O liberalismo de Kast e Milei contra o estatismo de Lula

    Duda Teixeira Visualizar

    Milei exalta Kast: "A esquerda retrocede, a liberdade avança"

    Redação Crusoé Visualizar

    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    Wilson Lima Visualizar

    Carnaval de Lula na mira da Câmara

    Redação Crusoé Visualizar

    Os números do protesto contra o PL da Dosimetria

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    Visualizar notícia
    "A Venezuela já foi invadida", diz María Corina Machado

    "A Venezuela já foi invadida", diz María Corina Machado

    Visualizar notícia
    Carnaval de Lula na mira da Câmara

    Carnaval de Lula na mira da Câmara

    Visualizar notícia
    Crusoé nº 398: Problema supremo

    Crusoé nº 398: Problema supremo

    Visualizar notícia
    Mainardi não vai para o céu

    Mainardi não vai para o céu

    Visualizar notícia
    Os números do protesto contra o PL da Dosimetria

    Os números do protesto contra o PL da Dosimetria

    Visualizar notícia
    Problema supremo

    Problema supremo

    Visualizar notícia
    Quem está por trás do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro

    Quem está por trás do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro

    Visualizar notícia
    "Trump colocou um bode na sala ao aplicar a Magnitsky", diz cientista político

    "Trump colocou um bode na sala ao aplicar a Magnitsky", diz cientista político

    Visualizar notícia
    Vem aí o Embraer anti-Boeing?

    Vem aí o Embraer anti-Boeing?

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    CNT

    Marcelo Sampaio

    Marcos Bemquerer

    TCU

    Vale

    Vital do Rêgo

    < Notícia Anterior

    O governo contra "Máquina Mortífera 3"

    24.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Os recados diretos e indiretos de Marina

    24.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (5)

    Amaury G Feitosa

    2023-05-25 13:53:38

    Malandro é malandro ... Mané é mané ... num é dr. Verboso? só mesmo no Brasil as quengas (nós) sustentam os bofes.


    JOÃO

    2023-05-25 07:37:04

    A farra continua, mas quem tem um condenado como presidente isso é cafezinho.


    KEDMA

    2023-05-24 20:30:41

    O dinheiro público é gasto à vontade e sem nenhuma preocupação. E o que importa de verdade da viagem e dos encontros serão aplicados aqui no Brasil?


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-05-24 14:13:12

    Pqp que coisa nojenta essa promiscuidade. E é vez após vez, nunca muda, nunca acaba. Ler isso esgota, fico imaginando pro jornalista que investiga e publica


    Sônia Adonis Fioravanti

    2023-05-24 13:04:57

    Como podemos ver CARÁTER tem preço


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (5)

    Amaury G Feitosa

    2023-05-25 13:53:38

    Malandro é malandro ... Mané é mané ... num é dr. Verboso? só mesmo no Brasil as quengas (nós) sustentam os bofes.


    JOÃO

    2023-05-25 07:37:04

    A farra continua, mas quem tem um condenado como presidente isso é cafezinho.


    KEDMA

    2023-05-24 20:30:41

    O dinheiro público é gasto à vontade e sem nenhuma preocupação. E o que importa de verdade da viagem e dos encontros serão aplicados aqui no Brasil?


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-05-24 14:13:12

    Pqp que coisa nojenta essa promiscuidade. E é vez após vez, nunca muda, nunca acaba. Ler isso esgota, fico imaginando pro jornalista que investiga e publica


    Sônia Adonis Fioravanti

    2023-05-24 13:04:57

    Como podemos ver CARÁTER tem preço



    Notícias relacionadas

    UE prorroga sanções contra ditadura de Maduro

    UE prorroga sanções contra ditadura de Maduro

    Redação Crusoé
    15.12.2025 10:24 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O liberalismo de Kast e Milei contra o estatismo de Lula

    O liberalismo de Kast e Milei contra o estatismo de Lula

    Duda Teixeira
    15.12.2025 10:14 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Milei exalta Kast: "A esquerda retrocede, a liberdade avança"

    Milei exalta Kast: "A esquerda retrocede, a liberdade avança"

    Redação Crusoé
    15.12.2025 08:55 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    Wilson Lima
    14.12.2025 21:15 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso