O governo contra "Máquina Mortífera 3"
Mais de 31 anos após sua primeira exibição em cinemas brasileiros, o governo brasileiro reviu a classificação indicativa de Máquina Mortífera 3, um dos filmes de maior sucesso da franquia policial estrelada por Mel Gibson e Danny Glover. A Coordenação de Política de Classificação Indicativa, ligada ao Ministério da Justiça decidiu, nesta terça-feira (23), alterar...
Mais de 31 anos após sua primeira exibição em cinemas brasileiros, o governo brasileiro reviu a classificação indicativa de Máquina Mortífera 3, um dos filmes de maior sucesso da franquia policial estrelada por Mel Gibson e Danny Glover. A Coordenação de Política de Classificação Indicativa, ligada ao Ministério da Justiça decidiu, nesta terça-feira (23), alterar a classificação indicativa do filme, de 12 para 16 anos.
Não foram apresentadas as razões que levaram o Ministério da Justiça a rever seu posicionamento — que foi tomado após denúncia anônima de um espectador do filme.
Ainda no mesmo despacho, a pasta reviu seu entendimento para outro clássico dos anos 1990: Ace Ventura 2: Um Maluco na África, filme de 1995 onde Jim Carrey dá vida a um caótico detetive de crimes envolvendo animais. A decisão foi tomada pela própria pasta, e é assim decidida pela obra "conter violência e conteúdo sexual". No início do mês, O Mentiroso, outro filme do artista também foi revisto por conter "linguagem imprópria".
Como Crusoé tem mostrado, filmes e novelas antigas têm sido alvo constante das revisões de classificações indicativas. As decisões de alterar as recomendações das obras não impedem sua transmissão em redes de TV aberta ou fechada — apenas recomenda sua transmissão em horários específicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
maria
2023-05-25 02:17:33Que tal acabar com os crimes na vida real ? Será o primeiro passo para censurar livros, queimar livros?
Sillvia2
2023-05-24 21:55:27Quem sabe estejam em treinamento para exercer a censura oficial que o poder tenta implementar…
LUIS
2023-05-24 12:31:07Vocês que reclamavam da caretice da direita bolsonarista, esperem até os comissários da esquerda woke começarem a reclassificar todos os filmes para atender aos novos padrões do politicamente correto.
Vicente Bersito Neto
2023-05-24 12:21:23Em breve esse governo (quiçá o nosso judiciário que legisla) poderá classificar a Biblia e ou filmes baseados nela, com classificação indicativa de 18 anos, em função de cenas de violência explícita e sexual, principalmente no velho testamento. A conferir!!!
KEDMA
2023-05-24 11:36:11Muita falta do que fazer dessa secretaria. O Brasil não vai mudar com essas medidas assim como a violência na sociedade.