Como o governo deveria ensinar a população sobre mídia? O governo quer saber
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República abriu, a sexta-feira (19), uma consulta pública para um documento que deve nortear a "política de educação midiática" da pasta. A minuta do documento, que está disponível em uma plataforma do governo para participação social, receberá sugestões até 15 de junho. A minuta do documento...
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República abriu, a sexta-feira (19), uma consulta pública para um documento que deve nortear a "política de educação midiática" da pasta. A minuta do documento, que está disponível em uma plataforma do governo para participação social, receberá sugestões até 15 de junho.
A minuta do documento propõe que o governo proponha a educação midiática a partir da educação básica, por meio da formação de professores. .
A proposta da Secom ainda guarda um trecho específico para a questão de crianças e adolescentes (que "devem ser protegidos na Internet, e não da Internet") e sugere ainda que o governo trabalhe em "orientações oficiais para o uso responsável de telas". Uma futura política seria trabalhada junto a meios de comunicação, plataformas digitais e universidades federais.
O governo justifica a adoção da proposta com a mesma base dos ataques que faz ao governo anterior: "a proliferação do ódio, tanto online quanto off-line, prejudica toda a população" e que tal atitude "priva do direito coletivo de receber informações confiáveis, afeta a confiança da sociedade nas pessoas e instituições, e provoca danos reais e concretos, como atos golpistas e as recentes tragédias em escolas", argumenta.
Até o final desta sexta, a minuta não tinha nenhuma sugestão.
O texto diz que a política, quando aprovada, ficará a cargo da Secretaria de Políticas Digitais da Secom. O Ministério da Educação (MEC) deverá atuar como parceiro da ação. ainda não há data para que tais medidas se tornem, de fato, uma política pública.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-05-22 09:17:44Este desgoverno que com seus tentáculos se lixam ao povo e às leis que violam como querem NADA TEM A ENSINAR a suas vítimas basta que a justiça em vez de soltar ladrões e grandes traficantes puna de forma republicana e não seletivamente contra adversários quem comete crimes nas redes sociais denegrindo e caluniando mesmo que seja missão impossível o controle de 218 milhões de incrédulos num sistema pôdre.