Processo encerrado
O presidente Jair Bolsonaro (foto) ficou livre do processo a que respondia por ofensas a negros e quilombolas. O Tribunal Federal da 2ª Região certificou em 15 de maio o trânsito em julgado do processo, em que a última decisão foi aceitar um recurso do presidente contra a condenação em primeira instância, de pagamento de...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) ficou livre do processo a que respondia por ofensas a negros e quilombolas. O Tribunal Federal da 2ª Região certificou em 15 de maio o trânsito em julgado do processo, em que a última decisão foi aceitar um recurso do presidente contra a condenação em primeira instância, de pagamento de 50 mil reais de multa, determinado pela 26ª Vara Federal do Rio no caso.
A ação foi movida pelo Ministério Público Federal por causa de uma palestra que o então deputado federal deu no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em 2017, em que Bolsonaro disse que, quando visitou um quilombo, "o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas". Ele acrescentou que os quilombolas que conheceu "não fazem nada, eu acho que nem para procriar servem mais".
O Ministério Público chegou a recorrer contra a decisão do TRF-2 anulando a multa. Mas depois da primeira rejeição, desistiu de um novo recurso. No ano passado, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal já havia decidido rejeitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro pelo crime de racismo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Tam
2019-06-06 23:30:53Por exemplo, um amigo me enviou um video com o Bolsonaro lutando pela castração química dos estuprapadores e uma deputada sendo contrária a tal prática, e depois, nos corredores, chamando-o de estuprador e até que ele falou aquela frase tão deselegante, que todos conhecemos. Porém, nesse caso.. é compreensível que ele tenha ficado transtornado, Ele pode até ter sido alvo de outras confusões como esta, mas penso que Preta Gil não teria coragem de inventar. Pelo menos é o que espero.
Tam
2019-06-06 23:22:59estava lendo as mensagens de vc e entendi que houve uma espécie de montagem da pergunta de Preta Gil e das repostas dele, para fazer com que ele parecesse racista. Alguém já ouviu o que a própria Preta Gil falou a respeito? Se foi uma montagem, creio que ela, filha do Grande Gil, não iria, somente para incriminar alguém, confirmar a veracidade de uma falsificação. Porém, acho estranho ele associar tão explicitamente o casamento entre negros e brancos com promiscuidade.
Tam
2019-06-06 21:52:56Não sinto raiva do presidente, pois sei que é falta de oportunidade de ter tido construído outras referências, para ampliar sua visão sobre essas questões. Porém, como estou "mergulhando no universo da politica partidária" muito recentemente, porque não vi alternativa que não tentar compreender toda a confusão que estamos vivendo, conheço pouco todos eles. E talvez me afaste de tudo isso em muito breve, pois estou ficando cada vez mais assustada com tudo o que ouço e vejo.
Tam
2019-06-06 21:42:20Eu não sabia que ele tinha dito que não havia risco de um filho seu casar com uma negra.. nunca tinha ouvido isso.. Prefiro me abster de falar mais qualquer coisa sobre o presidente
PAULO
2019-06-06 21:16:03Bolsonaro é sem dúvida "com jeito enviou lembranças", mas não é racista. Diria que o militar, de uma maneira geral, não o é. Alguém imagina um sargento indicando para lhe acompanhar em uma situação de risco o cabo de olhos azuis e o soldado de cabelos ruivos ? Evidente que não, irá escolher o mais competente e leal, seja negro, branco ou oriental. O militar é pragmático em sua essência. O Importante é cumprir a Missão !
Tam
2019-06-06 21:14:24Tenho muitas duvidas se não estou sendo muito poliana, mas quero acreditar que foi excesso de simplicidade ( no modo de se expressar por parte do presidente, que ele se preocupa verdadeiramente com que essas pessoas não fiquemom que esses grupos tenham trabalham, e não fiquem sob tutela de pessoas que inclusive nem sempre tem compromisso real com sua autonomia.. E não que ele pensava realmente isso.. até porque pessoas realmente preconceituosas costumam guardar suas pérolas para os mais íntimos
Jose
2019-06-06 21:02:46Mais um exemplo concreto de que não há justiça neste país.
Aninha Plus Size
2019-06-06 19:51:26Não é novidade que existe militância política em vários órgãos públicos e o MPF não é diferente. Aguardo ansiosa para saber quem será o próximo PGR e se ele conseguirá colocar ordem na casa.
Joséf
2019-06-06 19:39:58Este Ministério Público às vezes torna-se ridículo. Quando será que vão agir mais em cima da lei do que de ideologias.
Lucia
2019-06-06 19:25:55Ainda bem pois racismo muito grave na verdade foi o PT que fez no passado com a adoção de 20% de cotas raciais para entrar nas faculdades públicas e também nos concursos públicos federais!! Onde está a meritocracia?? Isso foi coisa do PT que jogava brasileiros contra brasileiros!