Lula ouve lição sobre a guerra da Ucrânia no Parlamento português
O presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, do Partido Socialista, proferiu um discurso nesta terça, 25, dia em que o país comemora a Revolução dos Cravos. Em uma sessão solene de boas-vindas ao presidente Lula, Santos Silva comparou a luta atual dos ucranianos com a dos portugueses que derrubaram a ditadura...
O presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, do Partido Socialista, proferiu um discurso nesta terça, 25, dia em que o país comemora a Revolução dos Cravos.
Em uma sessão solene de boas-vindas ao presidente Lula, Santos Silva comparou a luta atual dos ucranianos com a dos portugueses que derrubaram a ditadura salazarista na Revolução dos Cravos, em 1974.
Assim, o socialista Santos Silva deixou clara qual é a posição de Portugal na invasão da Ucrânia:
"Desde a primeira hora, Portugal condena a agressão da Rússia contra a Ucrânia. Ao condenar o agressor, nós nos solidarizamos com o agredido: o povo ucraniano, vítima de massacres e destruições impiedosas e bárbaras. Apoiamos a Ucrânia na luta pela independência e integridade territorial. O cravo vermelho que hoje celebra a nossa liberdade simboliza também a liberdade pela qual lutam os ucranianos", disse Santos Silva, com um cravo na lapela do paletó.
De um balcão, a delegação brasileira aplaudiu, ainda que com muitos fazendo cara de contrariados (foto abaixo).
Santos Silva também afirmou qual é a condição que deve ser satisfeita para que ocorra uma negociação de paz entre Rússia e Ucrânia.
"Acreditamos que é urgentíssimo trocar as armas pelas negociações diplomáticas que levem ao fim do conflito e salvaguardem, elas sim, os interesses legítimos presentes. Precisamos, na verdade, de falar mais de negociações e menos de batalhas. A condição (para isso) é simples e depende unicamente da Federação Russa. É o agressor que deve cessar as hostilidades e se retirar do país soberano que invadiu", disse Santos Silva, no que foi aplaudido de pé.
Santos Silva ainda pediu para que os dois países trabalhem na cena internacional em busca de um objetivo melhor: "O mundo que ambicionamos, o mundo seguro e sustentável, regulado pelo direito internacional que vincula a todos, o mundo multipolar onde cada nação tem o seu lugar, o mundo governado por instituições e agendas multilaterais comprometidas com a paz, o desenvolvimento e os direitos humanos".
Lula discursou em seguida. O presidente brasileiro declarou uma "inconfundível sensação de estar em casa".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Neusa Aparecida Alves Lobo
2023-04-26 19:37:50O nosso presidente não tem cultura nenhuma. Só sabe falar o que lhe vem à cabeça. Que representante péssimo nos temos. Presidente, estude o assunto que irá falar. Do contrário tem que ficar se contradizendo. Acredite, não pega nem.
Manoel
2023-04-26 18:28:43Temos um presidente analfabeto funcional, egocêntrico que adora ditaduras Mas o mais importante é viajar na faixa com os cupanheiros e o cartão corporativo... Prisão em segunda instância Já! Voto distrital misto Já!
Celso
2023-04-26 12:40:27Lula constrange a todos Nós.
Radjalma Costa
2023-04-26 12:19:37Incrível o tratamento que a mídia televisiva e radiofônica às de declarações estapafúrdias que o barba faz! Até agora pouquíssimos são os que apontam esses absurdos. No (des)governo que vivemos, todas as reformas evolutivas que foram feitas nos últimos anos estão sendo destruídas, inclusive com aval do tal de stf, assim mesmo, em minúsculo, pois os que a integram são indivíduos sem o menor compromissos com a verdade. Aliás, têm sim compromisso com o que lhes interessa.
JOSE
2023-04-26 09:36:36Lula e o PT se vendem como democratas, mas adoram prestigiar invasões (vide apoio ao MST) e governos de excessão (Russia, China, Venezuela, Cuba). Começa pelo controle da mídia e termina em
Ana
2023-04-25 23:18:51Ainda bem que o molusco não entende português, nem sentiu o tapa com luva de pelica
Juerg
2023-04-25 22:37:08Graças a Deus essa peste já tá velha e vai bater as botas em breve pra finalmente parar de perturbar e atrasar o povo brasileiro!
Clovis
2023-04-25 21:13:44Impressionante o que a vontade do poder faz com as pessoas. Não acredito que todos os assessores de lula sejam tão imbecís, mas aplaudem as asneiras e bobagens que seu líder diz. Políticos que se prezam e tem dignidade saíram deste barco historicamente lotado de corruptos, jurássicos e atrasados e completamente dissociado do mundo democrático moderno. Como é que o Brasil pode ter dado um passo tão grande para trás. Entendemos, sim, é a profusão de bolsas, bolsinhas etc. Para que trabalhar?
GIL FERREIRA FERNANDEZ
2023-04-25 19:17:35O luladrão ouviu. Mas, ele não entende português. Não entendeu nada.
Eduardo
2023-04-25 17:50:37Levou uma bronca explicita do português Presidente da Casa Parlamentar. Para mim um “pq não se cala”e pa’ra fazer circos ideológicos em fatos críticos p a humanidade e q necessitam de soluções justas e responsáveis. Vejam a audácia: um despreparado q usou a guerrilha ideológica interna do nós contra todos como oportunismo p chegar (e manter-se no poder; além de corrupção) querendo um Prêmio Nobel da Paz. Só se comprar-com dinheiro público- a mídia internacional e os q votam.