STF vai julgar se Mato Grosso pode abandonar o VLT, atrasado nove anos
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em plenário se o estado do Mato Grosso pode abandonar as obras do veículo leve sobre trilhos (VLT) de Cuiabá — uma obra que deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014 e que está há pelo menos nove anos atrasada no cronograma. A...
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em plenário se o estado do Mato Grosso pode abandonar as obras do veículo leve sobre trilhos (VLT) de Cuiabá — uma obra que deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014 e que está há pelo menos nove anos atrasada no cronograma.
A turma iniciou o julgamento do tema na semana passada, pelo plenário virtual, para garantir ou não a decisão do ministro Dias Toffoli, autorizando o governo estadual a abandonar as obras do VLT. Na prática, ele cassa uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) e mantém o Tribunal de Contas do Estado como o único competente para julgar a questão.
Primeiro a votar, Alexandre de Moraes destacou o caso, que agora segue para deliberação presencial no Plenário. Outros três ministros (Luiz Fux, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, o presidente da turma) ainda devem votar.
Com a autorização do TCE, o governador do estado Mauro Mendes (PSD) começou a demolir a obra, que já consumiu R$ 1 bilhão e nunca levou nenhum passageiro. No lugar do sistema de transporte ligando a capital ao aeroporto de Várzea Grande, deve entrar em circulação um BRT, sistema de ônibus por corredor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Lucia
2023-04-29 02:26:14Depois vem chorar pitangas no ouvido do contribuinte, alegando que o arca-bolso do Haddad é o única solução… parem de roubar, canalhas!
Eduardo
2023-04-27 20:34:35O STF deveria votar a prisão dos autores da Copa do Mundo (dos 7a1)no Brasil. Do presidente, a governadores e os donos das Assembleias. Por causa do STF estão soltos e, ainda, donos do poder.
Luiz
2023-04-26 20:57:00Autorizar a abandonar o que já está abandonado?
Xico Só
2023-04-26 09:55:29Este é mais um imoral "legado" das Copa dos Sete e com a grana já roubada poor criminosos desgivernantes imumwes, impounwes e reeleitos ... a conta o povo jpa começoou a loagar faz tempo .. o STF fará o que? contra ladrões o mais proovável é que absolutamente nada.
KEDMA
2023-04-25 21:05:42É assim que o dinheiro público é utilizado e depois jogado fora sem a mínima satisfação para o contribuinte. Vergonhoso!
Magdalena
2023-04-25 18:50:39Quanto desperdício de $$ público!! A copa do Mundo e Olimpiada no Brasil é sinônimo de roubalheira sempre. Onde se olha aparece estas obras sem sentido. Vide Rio de Janeiro com todos os equipamentos da Olimpiada abandonados e sem manutenção e no resto do Brasil, estádios abandonados. Muito triste!! E os politicos sempre engordando suas contas bancárias
Maria
2023-04-25 16:04:25Quantos não enriqueceram com esta obra? O correto seria mandar a conta para as autoridades incompetentes responsáveis pelo prejuízo ao erário. Mas isto nunca vai acontecer. Afinal, aqui é Brasil, um paisinho que elege um ladrão para presidente… esperar o que, né. Zé Povinho tem que levar na tarraqueta mesmo!!!…
Peter
2023-04-25 15:50:38Retrato do Brasil