Crusoé
09.05.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Leia a dura carta dos ucranianos de Portugal para Lula

A Associação dos Ucranianos de Portugal redigiu uma carta ao presidente Lula (na foto, com Janja), que irá para Lisboa para comemorar a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril. A ideia deles é entregar o documento pessoalmente ao brasileiro. A carta, divulgada nesta segunda, 17, é escrita "em nome da Comunidade Ucraniana em...

avatar
Duda Teixeira
5 minutos de leitura 17.04.2023 17:11 comentários 10
Leia a dura carta dos ucranianos de Portugal para Lula
Lula Janja China Huawei
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A Associação dos Ucranianos de Portugal redigiu uma carta ao presidente Lula (na foto, com Janja), que irá para Lisboa para comemorar a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril. A ideia deles é entregar o documento pessoalmente ao brasileiro.

A carta, divulgada nesta segunda, 17, é escrita "em nome da Comunidade Ucraniana em Portugal, nos países da União Europeia e nos mais de 8 milhões refugiados da Ucrânia". É uma resposta às diversas declarações desastrosas de Lula sobre o conflito. Quem a assina é Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal.

Segue o texto:

 

"A Federação Russa organizou e está desde o ano de 2014 e mais intensamente a partir de 24 de Fevereiro de 2022, a realizar na Ucrânia um ato contínuo de genocídio contra nação ucraniana e tártaros em todo o território nacional ucraniano com foco no Donbas e na Crimeia, regiões inalienáveis da Ucrânia, além da devastação total e absoluta de todo o nosso território e infraestruturas."

"Em várias declarações, as lideranças russas, nomeadamente o Presidente Putin, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa Kirill, entre outros, insultaram de nazistas os ucranianos e afirmaram que a Ucrânia, enquanto país, Estado soberano, livre e independente não pode existir."

"A razão real para Moscou invadir a Ucrânia não é a alegada da defesa dos russófonos que vivem no território ucraniano, pois essa comunidade ucraniana russófona hoje e agora luta dia e noite contra as tropas invasoras russas, lado a lado, integrada nas Forças Armadas Ucranianas e ombro a ombro com representantes de outras nações e etnias ucranianas. O cerne da questão é que Putin não quer ter como vizinhos nenhum país soberano, livre, democrático, independente e não corrupto, porque pode dar ideias e servir de exemplo aos demais povos da Federação Russa para também realizarem mudanças do totalitarismo ou de regime com laivos totalitários para um regime democrático-liberal nos seus próprios países para, finalmente, pertencer ao rol dos países que constituem o mundo livre."

"Mais do que os outros povos os ucranianos querem a paz justa pois somos nós que pagamos o preço com as nossas próprias vidas, sangue e devastação do nosso país quando nos defendemos das agressões bárbaras de Moscou mas os interesses dos políticos internacionais que optem por negociar com o sanguinário e ditador Vladimir Putin, para eles ganharem vantagens pessoais e sempre à custa do sofrimento dos países invadidos pela Rússia, não é inteligente e não granjeia de todo apoios para que o Brasil consiga conquistar a confiança para um lugar no Conselho de Segurança da ONU além de envergonhar um dos seus países irmãos e com parceria estreita, nomeadamente Portugal."

"Não queremos ver e ninguém no mundo livre que ver o Brasil manchado como aliado do regime criminoso do Putin, mas as recentes declarações de Vossa Excelência têm-nos preocupado."

"Sua Excelência o Senhor Presidente sabe muito bem qual o custo da corrupção além das punições que poderão advir daí, assim nas relações internacionais a situação não será muito diferente, há custos e há sanções. Se a intenção de Sua Excelência o Presidente da República é lutar contra a corrupção e pobreza no Brasil, mas negocia com um ditador russo que espalha a corrupção pelo mundo, para não falar da própria Rússia, onde o direito de um cidadão vale zero, qual é a imagem que Vossa Excelência quer transmitir ao seu próprio povo, ou aos seus parceiros estratégicos do mundo livre?"

"Sua Excelência o Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, que paz justa quer nos propor? A paz dos campos de concentração para o extermínio da nação ucraniana com a solução inodora “Z”? Já passámos por isso e muito mais no século passado quando os nazistas não nos conseguiram exterminar e quando os comunistas organizaram o Holodomor para tentar erradicar o que sobrava de ucranianos. Resistimos e sobrevivemos."

"Se um dia o Brasil se tornar uma província da China, o Senhor Presidente também falará da importância de paz?"

"Nós, os ucranianos, vamos continuar a lutar pelas nossas vidas, pelas nossas crianças que Putin deporta para a Rússia ao mesmo tempo que executa os seus pais, estamos pois neste momento a enfrentar uma força superior, várias vezes a nossa capacidade e precisamos sim do apoio internacional. Uma questão tornou-se evidente muito clara pois que esta guerra já dividiu o mundo em dois campos, naquele que defende a liberdade, ordem e progresso e naquele que põe os seus interesses ideológicos acima dos interesses da vida humana e do bem comum no mundo e nestas situações não existem neutralidade tal como a brava decisão do Brasil histórico no alinhamento contra o totalitarismo que assolava a Europa ocupada. Os ucranianos não se esquecem dos bravos militares brasileiros que ajudaram a libertar a Europa do jugo totalitário, é pois hora de Vossa Excelência comandar o Brasil na decisão certa alinhada ao mundo livre!"

Diários

Crusoé n° 419: O preço de um senador

Redação Crusoé Visualizar

Zelensky publica decreto autorizando desfile em Moscou

Redação Crusoé Visualizar

O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

Duda Teixeira Visualizar

Gilmar confessa blindagem no Supremo

Duda Teixeira Visualizar

Trump anuncia cessar-fogo de três dias entre Rússia e Ucrânia

Redação Crusoé Visualizar

O recado das urnas a Starmer e aos partidos tradicionais britânicos

João Pedro Farah Visualizar

Mais Lidas

A volta da direita nacional-desenvolvimentista

A volta da direita nacional-desenvolvimentista

Visualizar notícia
Diplomacia de urgência

Diplomacia de urgência

Visualizar notícia
Gilmar confessa blindagem no Supremo

Gilmar confessa blindagem no Supremo

Visualizar notícia
Guru, pré-candidato e líder capissocial

Guru, pré-candidato e líder capissocial

Visualizar notícia
"Jair Bolsonaro não apoia a indicação do Pupilo do Valdemar"

"Jair Bolsonaro não apoia a indicação do Pupilo do Valdemar"

Visualizar notícia
Jiu-jítsu brasileiro na Ucrânia

Jiu-jítsu brasileiro na Ucrânia

Visualizar notícia
Lula enrola com o Desenrola

Lula enrola com o Desenrola

Visualizar notícia
Michelle explica relação com cozinheira paga pelo PL

Michelle explica relação com cozinheira paga pelo PL

Visualizar notícia
O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

Visualizar notícia
O preço de um senador

O preço de um senador

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Guerra

Invasão da Ucrânia

Lula

Portugal

Rússia

Ucrânia

Vladimir Putin

< Notícia Anterior

A "ocupação a favor" do MST no Incra DF

17.04.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Entenda o caso da Fox News que vai a julgamento hoje

18.04.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Duda Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Humberto

2023-04-24 11:10:30

Perfeito. Que vergonha passa o Brasil.


MARIA TERESA GIMENEZ

2023-04-19 12:23:33

Com esta carta, os bravos Ucranianos declaram ao farsante e autoritário Lula o forte repúdio às posições às quais ele, presidente desta República livre, está conduzindo os brasileiros,


Alberto de Araújo

2023-04-19 10:16:49

O povo votou no Bolsonaro para se livrar do petismo. O povo votou no Lula para se livrar do Bolsonarismo. No futuro o que será? Votaremos no Bolsonaro para se livrar do Lula? Que país é esse?


Tereza

2023-04-18 18:56:32

Os ucranianos são valentes, como já sabíamos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻


MARILDA ALVES CHEMELLO LUZ

2023-04-18 16:21:08

Duvido que Lula e sua corja entendam a gravidade de sua posição. Ele é um falastrão que comanda fanáticos.


Maria

2023-04-18 13:46:20

Esse estrume adora dar palpite em tudo, mas só fala e faz merda!!!! O que ele sabe fazer muito bem é roubar!!!🐀🐀🐀🐀


Franco

2023-04-18 12:15:49

Rússia e Ucrânia são dois países que se merecem na xenofobia, no racismo, no nazismo. A Ucrânia chora porque está perdendo. Não valem nada. Se tiverem por cima, jogam negros na brasa. Corruptos, bandidos. Mesmo adjetivos atribuo a Rússia. Que se ferrem . Quem vença o pior.


ANTONIO

2023-04-18 11:39:44

Infelizmente para nos livrarmos do genocida acabamos caindo nas mãos de um descondenado cachaceiro e ignorante que só nos envergonha internamente e internacionalmente. O descondenado só abre a boca para falar besteira e jogar nosso pais novamente na lista dos párias do mundo. Sua ideologia caolha só apoia governos ditatoriais, criminosos e corruptos. Será que ainda teremos alguém com liderança, capacidade, honestidade e coragem para nos governar?


MARCOS

2023-04-18 11:05:04

Achei a carta muito diplomática, muito branda. Espero que haja uma firme manifestação crítica à Lula, quando de sua visita à Portugal


Arthur

2023-04-18 10:40:25

Excelente e oportuna a carta do Sr. S’adonna.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Humberto

2023-04-24 11:10:30

Perfeito. Que vergonha passa o Brasil.


MARIA TERESA GIMENEZ

2023-04-19 12:23:33

Com esta carta, os bravos Ucranianos declaram ao farsante e autoritário Lula o forte repúdio às posições às quais ele, presidente desta República livre, está conduzindo os brasileiros,


Alberto de Araújo

2023-04-19 10:16:49

O povo votou no Bolsonaro para se livrar do petismo. O povo votou no Lula para se livrar do Bolsonarismo. No futuro o que será? Votaremos no Bolsonaro para se livrar do Lula? Que país é esse?


Tereza

2023-04-18 18:56:32

Os ucranianos são valentes, como já sabíamos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻


MARILDA ALVES CHEMELLO LUZ

2023-04-18 16:21:08

Duvido que Lula e sua corja entendam a gravidade de sua posição. Ele é um falastrão que comanda fanáticos.


Maria

2023-04-18 13:46:20

Esse estrume adora dar palpite em tudo, mas só fala e faz merda!!!! O que ele sabe fazer muito bem é roubar!!!🐀🐀🐀🐀


Franco

2023-04-18 12:15:49

Rússia e Ucrânia são dois países que se merecem na xenofobia, no racismo, no nazismo. A Ucrânia chora porque está perdendo. Não valem nada. Se tiverem por cima, jogam negros na brasa. Corruptos, bandidos. Mesmo adjetivos atribuo a Rússia. Que se ferrem . Quem vença o pior.


ANTONIO

2023-04-18 11:39:44

Infelizmente para nos livrarmos do genocida acabamos caindo nas mãos de um descondenado cachaceiro e ignorante que só nos envergonha internamente e internacionalmente. O descondenado só abre a boca para falar besteira e jogar nosso pais novamente na lista dos párias do mundo. Sua ideologia caolha só apoia governos ditatoriais, criminosos e corruptos. Será que ainda teremos alguém com liderança, capacidade, honestidade e coragem para nos governar?


MARCOS

2023-04-18 11:05:04

Achei a carta muito diplomática, muito branda. Espero que haja uma firme manifestação crítica à Lula, quando de sua visita à Portugal


Arthur

2023-04-18 10:40:25

Excelente e oportuna a carta do Sr. S’adonna.



Notícias relacionadas

Crusoé n° 419: O preço de um senador

Crusoé n° 419: O preço de um senador

Redação Crusoé
09.05.2026 07:04 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Zelensky publica decreto autorizando desfile em Moscou

Zelensky publica decreto autorizando desfile em Moscou

Redação Crusoé
08.05.2026 18:28 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

O funk terapêutico do Pilili (ou da Pilili)

Duda Teixeira
08.05.2026 16:55 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Gilmar confessa blindagem no Supremo

Gilmar confessa blindagem no Supremo

Duda Teixeira
08.05.2026 16:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

SUV híbrida modelo Elite chega ao Brasil por valor abaixo dos concorrentes e se torna o mais barato da categoria

SUV híbrida modelo Elite chega ao Brasil por valor abaixo dos concorrentes e se torna o mais barato da categoria

Visualizar notícia
Alívio no bolso: produtos vindo da Itália podem chegar ao Brasil mais baratos

Alívio no bolso: produtos vindo da Itália podem chegar ao Brasil mais baratos

Visualizar notícia
Novo sucesso da Netflix foi filmado no Brasil e tem atriz brasileira no elenco

Novo sucesso da Netflix foi filmado no Brasil e tem atriz brasileira no elenco

Visualizar notícia
Guerra na Europa termina com participação ativa do Brasil: V-E Day completa 81 anos

Guerra na Europa termina com participação ativa do Brasil: V-E Day completa 81 anos

Visualizar notícia
Fora da Copa do Mundo, profissional atualiza a situação de seu tratamento médico

Fora da Copa do Mundo, profissional atualiza a situação de seu tratamento médico

Visualizar notícia
Projeto ousado ligará cidades em 40 minutos com trem-bala abaixo do mar na China

Projeto ousado ligará cidades em 40 minutos com trem-bala abaixo do mar na China

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso