Crusoé
04.11.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Leia a dura carta dos ucranianos de Portugal para Lula

    A Associação dos Ucranianos de Portugal redigiu uma carta ao presidente Lula (na foto, com Janja), que irá para Lisboa para comemorar a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril. A ideia deles é entregar o documento pessoalmente ao brasileiro. A carta, divulgada nesta segunda, 17, é escrita "em nome da Comunidade Ucraniana em...

    avatar
    Duda Teixeira
    5 minutos de leitura 17.04.2023 17:11 comentários 10
    Lula Janja China Huawei
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A Associação dos Ucranianos de Portugal redigiu uma carta ao presidente Lula (na foto, com Janja), que irá para Lisboa para comemorar a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril. A ideia deles é entregar o documento pessoalmente ao brasileiro.

    A carta, divulgada nesta segunda, 17, é escrita "em nome da Comunidade Ucraniana em Portugal, nos países da União Europeia e nos mais de 8 milhões refugiados da Ucrânia". É uma resposta às diversas declarações desastrosas de Lula sobre o conflito. Quem a assina é Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal.

    Segue o texto:

     

    "A Federação Russa organizou e está desde o ano de 2014 e mais intensamente a partir de 24 de Fevereiro de 2022, a realizar na Ucrânia um ato contínuo de genocídio contra nação ucraniana e tártaros em todo o território nacional ucraniano com foco no Donbas e na Crimeia, regiões inalienáveis da Ucrânia, além da devastação total e absoluta de todo o nosso território e infraestruturas."

    "Em várias declarações, as lideranças russas, nomeadamente o Presidente Putin, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa Kirill, entre outros, insultaram de nazistas os ucranianos e afirmaram que a Ucrânia, enquanto país, Estado soberano, livre e independente não pode existir."

    "A razão real para Moscou invadir a Ucrânia não é a alegada da defesa dos russófonos que vivem no território ucraniano, pois essa comunidade ucraniana russófona hoje e agora luta dia e noite contra as tropas invasoras russas, lado a lado, integrada nas Forças Armadas Ucranianas e ombro a ombro com representantes de outras nações e etnias ucranianas. O cerne da questão é que Putin não quer ter como vizinhos nenhum país soberano, livre, democrático, independente e não corrupto, porque pode dar ideias e servir de exemplo aos demais povos da Federação Russa para também realizarem mudanças do totalitarismo ou de regime com laivos totalitários para um regime democrático-liberal nos seus próprios países para, finalmente, pertencer ao rol dos países que constituem o mundo livre."

    "Mais do que os outros povos os ucranianos querem a paz justa pois somos nós que pagamos o preço com as nossas próprias vidas, sangue e devastação do nosso país quando nos defendemos das agressões bárbaras de Moscou mas os interesses dos políticos internacionais que optem por negociar com o sanguinário e ditador Vladimir Putin, para eles ganharem vantagens pessoais e sempre à custa do sofrimento dos países invadidos pela Rússia, não é inteligente e não granjeia de todo apoios para que o Brasil consiga conquistar a confiança para um lugar no Conselho de Segurança da ONU além de envergonhar um dos seus países irmãos e com parceria estreita, nomeadamente Portugal."

    "Não queremos ver e ninguém no mundo livre que ver o Brasil manchado como aliado do regime criminoso do Putin, mas as recentes declarações de Vossa Excelência têm-nos preocupado."

    "Sua Excelência o Senhor Presidente sabe muito bem qual o custo da corrupção além das punições que poderão advir daí, assim nas relações internacionais a situação não será muito diferente, há custos e há sanções. Se a intenção de Sua Excelência o Presidente da República é lutar contra a corrupção e pobreza no Brasil, mas negocia com um ditador russo que espalha a corrupção pelo mundo, para não falar da própria Rússia, onde o direito de um cidadão vale zero, qual é a imagem que Vossa Excelência quer transmitir ao seu próprio povo, ou aos seus parceiros estratégicos do mundo livre?"

    "Sua Excelência o Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, que paz justa quer nos propor? A paz dos campos de concentração para o extermínio da nação ucraniana com a solução inodora “Z”? Já passámos por isso e muito mais no século passado quando os nazistas não nos conseguiram exterminar e quando os comunistas organizaram o Holodomor para tentar erradicar o que sobrava de ucranianos. Resistimos e sobrevivemos."

    "Se um dia o Brasil se tornar uma província da China, o Senhor Presidente também falará da importância de paz?"

    "Nós, os ucranianos, vamos continuar a lutar pelas nossas vidas, pelas nossas crianças que Putin deporta para a Rússia ao mesmo tempo que executa os seus pais, estamos pois neste momento a enfrentar uma força superior, várias vezes a nossa capacidade e precisamos sim do apoio internacional. Uma questão tornou-se evidente muito clara pois que esta guerra já dividiu o mundo em dois campos, naquele que defende a liberdade, ordem e progresso e naquele que põe os seus interesses ideológicos acima dos interesses da vida humana e do bem comum no mundo e nestas situações não existem neutralidade tal como a brava decisão do Brasil histórico no alinhamento contra o totalitarismo que assolava a Europa ocupada. Os ucranianos não se esquecem dos bravos militares brasileiros que ajudaram a libertar a Europa do jugo totalitário, é pois hora de Vossa Excelência comandar o Brasil na decisão certa alinhada ao mundo livre!"

    Diários

    O Comando Vermelho tem ideologia política?

    Duda Teixeira Visualizar

    Moro busca “fortaleza contra o PT” em 2026

    Redação Crusoé Visualizar

    Como Maduro usa criptos para lavar dinheiro e driblar sanções

    João Pedro Farah Visualizar

    A desculpa do PT para defender um 39º ministério para Lula

    Redação Crusoé Visualizar

    "Estou fechada com a Carol de Toni", diz Michelle

    Redação Crusoé Visualizar

    Musk faz campanha contra Mamdani: "Vote em Cuomo"

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A campanha de Cláudio Castro nos EUA

    A campanha de Cláudio Castro nos EUA

    Visualizar notícia
    A desculpa do PT para defender um 39º ministério para Lula

    A desculpa do PT para defender um 39º ministério para Lula

    Visualizar notícia
    Cadê o licenciamento ambiental para a COP30?

    Cadê o licenciamento ambiental para a COP30?

    Visualizar notícia
    "Estou fechada com a Carol de Toni", diz Michelle

    "Estou fechada com a Carol de Toni", diz Michelle

    Visualizar notícia
    Latinos querem Maduro deposto e María Corina no poder

    Latinos querem Maduro deposto e María Corina no poder

    Visualizar notícia
    Lula à deriva

    Lula à deriva

    Visualizar notícia
    Maduro será enxotado em breve?

    Maduro será enxotado em breve?

    Visualizar notícia
    Massacres em El-Fashir intensificam crise humanitária no Sudão

    Massacres em El-Fashir intensificam crise humanitária no Sudão

    Visualizar notícia
    Musk faz campanha contra Mamdani: "Vote em Cuomo"

    Musk faz campanha contra Mamdani: "Vote em Cuomo"

    Visualizar notícia
    Soberania relativa

    Soberania relativa

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Guerra

    Invasão da Ucrânia

    Lula

    Portugal

    Rússia

    Ucrânia

    Vladimir Putin

    < Notícia Anterior

    A "ocupação a favor" do MST no Incra DF

    17.04.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Entenda o caso da Fox News que vai a julgamento hoje

    18.04.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Duda Teixeira

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Humberto

    2023-04-24 11:10:30

    Perfeito. Que vergonha passa o Brasil.


    MARIA TERESA GIMENEZ

    2023-04-19 12:23:33

    Com esta carta, os bravos Ucranianos declaram ao farsante e autoritário Lula o forte repúdio às posições às quais ele, presidente desta República livre, está conduzindo os brasileiros,


    Alberto de Araújo

    2023-04-19 10:16:49

    O povo votou no Bolsonaro para se livrar do petismo. O povo votou no Lula para se livrar do Bolsonarismo. No futuro o que será? Votaremos no Bolsonaro para se livrar do Lula? Que país é esse?


    Tereza

    2023-04-18 18:56:32

    Os ucranianos são valentes, como já sabíamos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻


    MARILDA ALVES CHEMELLO LUZ

    2023-04-18 16:21:08

    Duvido que Lula e sua corja entendam a gravidade de sua posição. Ele é um falastrão que comanda fanáticos.


    Maria

    2023-04-18 13:46:20

    Esse estrume adora dar palpite em tudo, mas só fala e faz merda!!!! O que ele sabe fazer muito bem é roubar!!!🐀🐀🐀🐀


    Franco

    2023-04-18 12:15:49

    Rússia e Ucrânia são dois países que se merecem na xenofobia, no racismo, no nazismo. A Ucrânia chora porque está perdendo. Não valem nada. Se tiverem por cima, jogam negros na brasa. Corruptos, bandidos. Mesmo adjetivos atribuo a Rússia. Que se ferrem . Quem vença o pior.


    ANTONIO

    2023-04-18 11:39:44

    Infelizmente para nos livrarmos do genocida acabamos caindo nas mãos de um descondenado cachaceiro e ignorante que só nos envergonha internamente e internacionalmente. O descondenado só abre a boca para falar besteira e jogar nosso pais novamente na lista dos párias do mundo. Sua ideologia caolha só apoia governos ditatoriais, criminosos e corruptos. Será que ainda teremos alguém com liderança, capacidade, honestidade e coragem para nos governar?


    MARCOS

    2023-04-18 11:05:04

    Achei a carta muito diplomática, muito branda. Espero que haja uma firme manifestação crítica à Lula, quando de sua visita à Portugal


    Arthur

    2023-04-18 10:40:25

    Excelente e oportuna a carta do Sr. S’adonna.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Humberto

    2023-04-24 11:10:30

    Perfeito. Que vergonha passa o Brasil.


    MARIA TERESA GIMENEZ

    2023-04-19 12:23:33

    Com esta carta, os bravos Ucranianos declaram ao farsante e autoritário Lula o forte repúdio às posições às quais ele, presidente desta República livre, está conduzindo os brasileiros,


    Alberto de Araújo

    2023-04-19 10:16:49

    O povo votou no Bolsonaro para se livrar do petismo. O povo votou no Lula para se livrar do Bolsonarismo. No futuro o que será? Votaremos no Bolsonaro para se livrar do Lula? Que país é esse?


    Tereza

    2023-04-18 18:56:32

    Os ucranianos são valentes, como já sabíamos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻


    MARILDA ALVES CHEMELLO LUZ

    2023-04-18 16:21:08

    Duvido que Lula e sua corja entendam a gravidade de sua posição. Ele é um falastrão que comanda fanáticos.


    Maria

    2023-04-18 13:46:20

    Esse estrume adora dar palpite em tudo, mas só fala e faz merda!!!! O que ele sabe fazer muito bem é roubar!!!🐀🐀🐀🐀


    Franco

    2023-04-18 12:15:49

    Rússia e Ucrânia são dois países que se merecem na xenofobia, no racismo, no nazismo. A Ucrânia chora porque está perdendo. Não valem nada. Se tiverem por cima, jogam negros na brasa. Corruptos, bandidos. Mesmo adjetivos atribuo a Rússia. Que se ferrem . Quem vença o pior.


    ANTONIO

    2023-04-18 11:39:44

    Infelizmente para nos livrarmos do genocida acabamos caindo nas mãos de um descondenado cachaceiro e ignorante que só nos envergonha internamente e internacionalmente. O descondenado só abre a boca para falar besteira e jogar nosso pais novamente na lista dos párias do mundo. Sua ideologia caolha só apoia governos ditatoriais, criminosos e corruptos. Será que ainda teremos alguém com liderança, capacidade, honestidade e coragem para nos governar?


    MARCOS

    2023-04-18 11:05:04

    Achei a carta muito diplomática, muito branda. Espero que haja uma firme manifestação crítica à Lula, quando de sua visita à Portugal


    Arthur

    2023-04-18 10:40:25

    Excelente e oportuna a carta do Sr. S’adonna.



    Notícias relacionadas

    O Comando Vermelho tem ideologia política?

    O Comando Vermelho tem ideologia política?

    Duda Teixeira
    04.11.2025 14:47 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Moro busca “fortaleza contra o PT” em 2026

    Moro busca “fortaleza contra o PT” em 2026

    Redação Crusoé
    04.11.2025 14:08 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Como Maduro usa criptos para lavar dinheiro e driblar sanções

    Como Maduro usa criptos para lavar dinheiro e driblar sanções

    João Pedro Farah
    04.11.2025 13:34 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A desculpa do PT para defender um 39º ministério para Lula

    A desculpa do PT para defender um 39º ministério para Lula

    Redação Crusoé
    04.11.2025 11:05 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso