PT quer ganhar no grito, mesmo com derrota no Copom
Minutos após o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, anunciar a manutenção da Selic em 13,75% ao ano, a militância do PT retomou o processo de fritura do presidente do BC, Roberto Campos Neto. Os ataques à instituição, portanto, vão continuar com a mesma virulência. A deputada federal Gleisi Hoffmann (no centro da...
Minutos após o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, anunciar a manutenção da Selic em 13,75% ao ano, a militância do PT retomou o processo de fritura do presidente do BC, Roberto Campos Neto. Os ataques à instituição, portanto, vão continuar com a mesma virulência.
A deputada federal Gleisi Hoffmann (no centro da foto), a presidente do partido, usou o Twitter para criticar Campos Neto pela decisão.
“Roberto Campos, explica: como empresários podem captar recursos c/ os maiores juros do mundo? Como investir se o dinheiro aplicado rende 8% reais? Você não entendeu seu compromisso c/ o Brasil? Seus juros só beneficiam rentismo e quem não produz. Sua política monetária já foi derrotada.”
Para o deputado Alencar Santana, vice-líder do governo na Câmara, o presidente do Banco Central está “sabotando deliberadamente a economia e tem o dever moral de pedir demissão.”
“Roberto Campos Neto atua como militante da oposição e do mercado financeiro e a manutenção da maior taxa de juros do mundo só interessa aos seus amigos especuladores”, acrescentou.
A deputada federal Maria do Rosário, que integra a Executiva Nacional do PT, foi na mesma linha.
“Banco Central autônomo mantém o Brasil com a mais alta taxa de juros do mundo, 13,75%. Isso é sabotar a economia e o desenvolvimento do país. Campos Neto chega ao absurdo de apontar a possibilidade de alta maior. Não é possível isso.”
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou o comunicado do BC “preocupante”, mas ressaltou que a relação com o banco deve ser de “harmonia”, destoando do restante do grupo.
Na terça-feira (21), véspera da reunião do Copom, Lula disse que a manutenção dos juros em 13,75% é uma “irresponsabilidade” da autoridade monetária e prometeu continuar “brigando” com o BC para que haja redução.
O recado foi confirmado ontem pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que, horas antes do anúncio, disse a jornalistas que “vai continuar questionando e criticando o presidente do Banco Central por essa decisão.”
Em comunicado, o BC fez um alerta sobre a inflação e enfatizou que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.”
Para Rodrigo Oliveira, jornalista especialista em economia de O Antagonista e apresentador do Morning Call, “o que o PT e o Lula estão esquecendo é que desta vez a votação do Lula não foi 60% ou 70%, foi 50 e mixaria [...] então as coisas não estão tão simples assim.”
Veja também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2023-03-26 03:23:38Ãnrrhâm.... sei... os ratoposas louquinhos pra tomar conta total do galinheiro. Embora (graças aos deuses 🙏), imune, segure firme, DR. ROBERTO CAMPOS NETO... senão seremos assombrados, além de pela roubalheira, também pela maldita inflação.
MARCOS ANDRE VIEIRA GUIMARAES
2023-03-24 11:38:20Caso a oposição não consiga controlar a sede petista de destruir a economia temos um banco central centrado em resolver os problemas do Brasil. Força Campos Neto
ANTONIO
2023-03-24 10:55:44A falta de conhecimento das regras da economia de Lula e seus acólitos é lamentável, na realidade Lula e seu governo não tem planos para controlar os gastos e os seus limites, querem a gastança pura e simples sem pensar nas consequências. Querem também as chaves dos cofres das estatais e de seus fundos de pensão para se locupletaram, foi assim nos governos anteriores e nada mostra que não será neste Lula3.
Delei
2023-03-24 06:00:32A soma das incompetências ptralhas não dá um jumento.
Magda
2023-03-24 01:39:10Dona Amante, o rentista trabalha, sim, ele aplica seu rico $$ nas empresas correndo o risco de afundar junto c/ elas e perder tudo. Enquanto isso, gente da sua laia, rouba os centavos do compulsório dos aposentados p/ comprar apartamento e p/ viajar c/ marido alheio p/ hotel 5 estrelas na Suiça e dar vazão às suas taras. O chifrudo, seu ex marido, dividia com prazer o roubo e a mulher c/ o sócio vereador petista. E cadê o Chambinho? Escafedeu-se? Ali Babá voltou e trouxe de volta a quadrilha.
Juerg
2023-03-23 21:46:14Todos esses países ao redor desse planeta que já experimentaram baixar os juros básicos “no grito” se deram mal! Isso é historicamente e amplamente comprovado. Na Turquia p.e. o presidente Erdogan se declarou “inimigo dos juros” e demitiu o presidente do banco central turco pra colocar no lugar dele o próprio genro do Erdogan pra baixar os juros na marra! Resultado: a inflação disparou e já está em torno dos 80 % ao ano….
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-03-23 18:44:49Nessa casa de loucos o Haddad parece um estadista. Que beleza de governo!
Marcelo
2023-03-23 15:53:45O PT sempre buscando culpar alguem. Nunca assumem seus erros. Falam mentiras até que elas passam a ser "verdades". O pior é que o povão acredita.
PAULO
2023-03-23 15:27:13Taxas de juros altas são remédios. É preciso ter planejamento econômico. Gastar menos do que se arrecada. Cadê o programa econômico? Estão completamente perdidos.
Magda
2023-03-23 14:44:27COPOM, aconselhe-se c/ a Gleisi, ela sabe bem onde aplicar o dinheiro dos pobres: em hotéis 5 estrelas da Suiça. Ela deixa-se assessorar por marido alheio, seu cúmplice, pois gastar a dois é mais gostoso e nem tem que lavar as cuecas dele depois. Tenho essa muiézinha atravessada na garganta há anos. Ah, se praga pegasse!!!