Para onde vai a guerra na Ucrânia
O inverno no Hemisfério Norte reduziu o número de batalhas entre soldados russos e ucranianos (foto). Mas, assim que o clima voltar a esquentar e a neve derreter, os conflitos retornarão. "As tropas que foram mobilizadas, dos dois lados, em breve estarão em condições de voltar ao campo de batalha. Os soldados que estão treinando...
O inverno no Hemisfério Norte reduziu o número de batalhas entre soldados russos e ucranianos (foto). Mas, assim que o clima voltar a esquentar e a neve derreter, os conflitos retornarão.
"As tropas que foram mobilizadas, dos dois lados, em breve estarão em condições de voltar ao campo de batalha. Os soldados que estão treinando e farão novas tentativas para infligir perdas ao inimigo", diz o coronel da reserva Paulo Filho, especialista em estudos de defesa e estratégia.
A guerra continuará porque nenhum dos dois lados está perto de atingir o seu objetivo. A Ucrânia não vai parar enquanto não expulsar os russos de seu território, incluindo da península da Crimeia, tomada em 2014. Neste ínterim, o país tem recebido armas, caças, mísseis e carros de combate de governos ocidentais.
Os russos iniciaram o conflito falando em desnazificar e desmilitarizar o país vizinho. "Desnazificar para eles é tirar o presidente Volodymyr Zelensky do poder, o que não é factível. Para desmilitarizar seria preciso vencer o exército ucraniano, o que também está muito longe de acontecer", diz Paulo Filho.
Sem conseguir alcançar os seus objetivos, os russos adotaram objetivos mais modestos, como o de anexar quatro províncias ucranianas ao leste do país. Mas nem sequer isso os russos estão em vias de conseguir, embora já tenham formalizado a anexação.
Em um prazo mais longo, com o impasse se prolongando, Paulo Filho acha que será preciso pensar na possibilidade de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, usas armas nucleares táticas, de menor alcance.
"Potências nucleares já perderam guerras no passado. Os Estados Unidos foram derrotados no Vietnã e saíram do Afeganistão. A União Soviética também desistiu de lutar contra os afegãos, em 1989. Mas esta é a primeira vez na história, desde 1945, que uma potência nuclear ameaça usar seu arsenal atômico contra uma potência não nuclear", diz o especialista.
As armas nucleares, na época da Guerra Fria, foram criadas para não serem usadas, apenas como uma ferramenta de dissuasão. Foi esse o propósito que levou Estados Unidos, China, União Soviética, Índia e Paquistão a desenvolverem um arsenal.
O momento atual, pós-Guerra Fria, é regido por outros conceitos.
"Será que o presidente Putin assistiria aos ucranianos retomando território e reconquistando a base marítima em Sebastopol, na Crimeia, sem lançar uma bomba nuclear? É possível que ele decida empregá-las para mudar o curso da guerra... Não temos uma resposta para essa questão", diz Paulo Filho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
ESTER Manso
2023-01-07 20:16:09A Ucrânia já venceu essa guerra. É só questão de tempo para os Russos admitirem. Vai ter muitas baixas ainda até isso acontecer. Mas o povo e o exercito ucraniano nunca desistem. São valorosos e isso em todas as áreas da vida deles. Sei disso. Sou mãe de um ucraniano. Orgulhosa por isso.
Odete6
2023-01-07 18:45:44Um imbecilóide genocida q quanto mais esperneia e arrota ameaças, mais diminui, se é q tem por onde diminuir ainda mais, essa excrescência da subespécie. Ñ é possível q as 'polícias planetárias' Ñ tenham ainda podido dar cabo desses nanos putins, maduros, ortegas e tantos outros vermes algozes q mantêm subjugadas nações inteiras!!! Q saudades do GRANDE E CIRÚRGICO BARACK OBAMA, SALVADOR DE MUITAS VIDAS ÚTEIS, q saudades!!!... A TERRA já tem normas comuns p/ "tratar" criminosos. Basta aplicá-las.
Peter
2023-01-06 16:57:02Fica o registro que o atual Presidente da República culpa seu par na Ucrânia de ser o culpado da guerra. Sem palavras.
Fredson Santos Rocha
2023-01-06 15:16:04O covarde n]ao terá saída.
Maria
2023-01-06 14:53:49Morte ao ditador russo!!!!!
Welringer
2023-01-06 14:49:16... O "nazista" Volodymyr Zelensky é Judeu. ... Foi eleito com 73% dos votos. ... Tem apoio da OTAN, União Europeia e dos demais países civilizados. ... Tem apoio Financeiro de mais de 50 países. ... E o Carniceiro sabe que a OTAN tem tudo "sob controle". ... Enviem os Russos para o Meatgrinder Ucraniano. ... Os Ucranianos estão com sede de sangue de Agressores Assassinos profissionais. ... Força, Ucrânia!!!
Marcello
2023-01-06 13:51:44O mais provável é que o cretino ditador morra antes de algum feito nuclear! Ficará registrado, para sempre, na História, como o governante que trouxe incomensurável sofrimento ao seu país, que o destruiu! Uma imbecilidade essa guerra, onde milhares já morreram, por causa dos caprichos do cretino ditador.