Na Cultura, tudo será como antes
Um dos grupos de trabalho que anda em marcha lenta na transição de governo, o da Cultura, começa a destravar. Uma reunião foi agendada para esta terça-feira, 29, e outra agendada para a quinta, 1 de dezembro. Em poucas áreas, a guerra simbólica e administrativa do bolsonarismo foi tão intensa - e tão bem sucedida...
Um dos grupos de trabalho que anda em marcha lenta na transição de governo, o da Cultura, começa a destravar. Uma reunião foi agendada para esta terça-feira, 29, e outra agendada para a quinta, 1 de dezembro.
Em poucas áreas, a guerra simbólica e administrativa do bolsonarismo foi tão intensa - e tão bem sucedida na implementação de suas ideias. Durante o governo que agora se encerra, a Cultura virou secretaria do Ministério do Turismo, o teto de arrecadação para projetos das leis de incentivo passou a ser de 1 milhão de reais e o teto de remuneração para profissionais, de 3 mil reais por apresentação. Impostas com truculência, essas medidas partiam, no entanto, de um diagnóstico correto: a distribuição de verbas culturais nunca chegou a ser democrática, concentrando-se regionalmente e beneficiando artistas que poderiam viver sem elas.
Com a chegada de Lula ao poder, tudo deve voltar ao estado anterior. O PT é simpático aos pedidos que vêm sendo feitos pelo setor cultural: prorrogar o pagamento dos 3,8 bilhões de reais da Lei Paulo Gustavo, que deveriam se encerrar neste ano, para 2023; e impedir que os 3 bilhões da Lei Aldir Blanc 2 fiquem fora do Orçamento do ano que vem, como queria Bolsonaro.
Segundo a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), uma das coordenadoras do grupo de trabalho, Lula quer garantir que a contribuição da "economia criativa" ao PIB seja sempre maior que 1% do PIB nos próximos anos. Neste momento, no entanto, a prioridade é "mapear" a estrutura da Cultura no governo federal, para garantir que o ministério recriado tenha representatividade. Tradução: a pasta vai abrigar representantes de um sem-fim de movimentos sociais, grupos de esquerda e minorias que querem ter voz no governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Ricardo Amaral Filho
2022-12-01 00:24:10Ambos governos foram desastrosos na Cultura. São a própria prova de Teoria da Ferradura. O único governo que pensou modernamente a Cultura, com foco em fomento de longo prazo, mas não durou nada, foi o governo Temer - curiosamente, boicotado pelo PT (que criou vários empecilhos na gestão) e demolido por Bolsonaro.
Less
2022-11-29 19:28:30Sou contra governo dar dinheiro para artistas. A maioria não precisa. Este dinheiro deve ir para o auxílio emergencial. Se uma pessoa quer abrir um negócio, tem que usar recursos próprios ou fazer empréstimo. Por que para artista tem que ser diferente? Chega destes políticos gastarem nosso dinheiro que usamos para ganhar.
JULIANA
2022-11-29 13:50:26Esse é outro episódio da série "daqui pra frente é só pra trás"...🙄
KEDMA
2022-11-29 13:25:55Em 2023 teremos o mesmo de sempre do PT e cercanias. Como esse país vai pra frente???
Franco
2022-11-29 13:18:55Safadeza inominável. ROUBO. DANIELA TENHA VERGONHA NA CARA. Trabalhe. Ivete, idem. Vcs não precisar sugar o congruente brasileiro.