Escute o que o estoico Marco Aurélio tem a dizer
O imperador romano entendia que a filosofia poderia ser um alívio para a alma e que de nada vale preocupar-se com aquilo que não se pode controlar
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Vivemos em permanente estado de crise; já não há quem não sofra de ansiedade. A dinâmica das redes sociais, a rapidez da transmissão de notícias, a vastidão das informações a que temos acesso deixam-nos em constante estado de alerta. Esse bombardeio diário de acontecimentos calamitosos produz em nós tensão e perturbações sem fim. Neste exato momento, milhares de pessoas se afligem com o resultado das eleições brasileiras, o desfecho da guerra da Ucrânia, a possibilidade de uma nova onda do coronavírus, a crise econômica com que os especialistas nos ameaçam e uma série de outras mazelas cuja lista não caberia num livro inteiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcia
2022-12-09 12:25:09Perfeito! Esse artigo veio trazer um pouco de alento para todos que estão ansiosos e desanimados. Valhamo-nos da filosofia para acalmar nossa alma.
Raimundo Da Silva Filho
2022-12-08 20:17:37muito bom, estávamos precisando.
Cristiano De Souza Campos
2022-12-07 23:53:44Belo texto Eduardo! Estou lendo Meditações e admirado como uma obra histórica pode ser tão atual. Um momento de pensar, em meio a tempestade em que sempre vivemos, nos trás para a linha, para o centro de nossas mentes. Parabéns e obrigado
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-12-07 06:44:19Estou muito satisfeito por ver a revista se espraiar para além da política pura e dura. O estoicismo tem muito mérito, mas a sua prática exige uma disciplina tamanha e tão contrária à natural emocional humanidade que é dificílimo suceder. Sequer estou seguro que a impassibilidade pétrea ante a vida é algo saudável.
Mateus Pereira
2022-12-05 23:32:51Excelente texto, de fato essa filosofia inspira muito. Aguardando alguma matéria sobre Maquiavel.
Alvaro Pereira Sampaio Costa
2022-12-05 08:34:33Mais um testículo ( com permissão do livre pensar) que não é nada. Apenas uma divagação acadêmica sobre o nada. Triste fim pra nossa tão sólida e independente revista. Como sou empedernido leitor, estarei por aqui só pelos meses que ainda me restam restam pra cair fora, apenas para pontuar o falecimento de nossa ex-combatente do bom jornalismo
WAGNER
2022-12-04 19:52:13Ótimo texto, obrigado por compartilhar uma mensagem que faz bem ao coração e a alma.
Andersson Antônio Ferreira Porto
2022-12-04 09:32:54Meditações e o estoicismo são vacinas contra os vírus pos modernos. Com moderação chegaremos bem ao fim comum a todos.
LUIS FERNANDO RAMOS DIAS
2022-12-04 08:03:18Tá bom, vamos lá. Marco Aurélio (ou Marcus Aurelius), estoicismo, filosofia. Vou ficar sabido, vou ser feliz. O problema é que, cada vez que clico um artigo da Crusoé, aparece em cima do texto um popup com um filmete de propaganda e pronto! Cadê o estoicismo que estava aqui? Sumiu!
Avelar
2022-12-03 08:14:13Os princípios do estoicismo se aplicam mesmo para quem não comunga dessa ideia de que o universo é regido por um ser supremo e que tudo o que ocorre visa um bem, mesmo que não compreendamos. E tampouco o estoicismo torna a pessoa alienada, não ligando para nada sobre o qual não tenha controle. Pelo contrário, o estoicismo exige sabedoria para o indivíduo distinguir entre aquilo que depende de si e o que está fora do seu controle. Para exercitar essa sabedoria é preciso estar antenado.