Ex-prefeito de NY, Bloomberg elogia ação da AGU contra indústria de cigarros
O empresário de comunicações e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg (foto) elogiou publicamente nesta quarta-feira, 22, a ação impetrada pela Advocacia-Geral da União para que as indústrias de cigarros compensem os cofres públicos pelos gastos com o tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo. "O Brasil há muito tempo tem sido um líder na luta...
O empresário de comunicações e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg (foto) elogiou publicamente nesta quarta-feira, 22, a ação impetrada pela Advocacia-Geral da União para que as indústrias de cigarros compensem os cofres públicos pelos gastos com o tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo.
"O Brasil há muito tempo tem sido um líder na luta global contra o tabaco, e esse processo marca outro passo importante", afirmou Bloomberg, em comunicado divulgado em seu site e nas redes sociais. "O sistema de saúde pública do Brasil é forçado a gastar bilhões todo ano para tratar doenças e males relacionados ao cigarro, e as companhias de tabaco devem ser responsabilizadas".
"Eu aplaudo o governo brasileiro por essa ação, e por proteger o direito à saúde que a sua Constituição garante para todos os cidadãos", elogiou o ex-prefeito de Nova York.
A ação da AGU foi impetrada na 1ª Vara Federal de Porto Alegre, contra as indústrias Philip Morris e Souza Cruz. A AGU afirma que as empresas omitiram e manipularam informações sobre os males do cigarro nas últimas décadas, e contribuíram com o aumento do consumo por meio de propaganda.
Bloomberg é embaixador da Organização Mundial de Saúde para Doenças Não Informadas, e tomou medidas para combater o tabagismo quando foi prefeito e por meio da sua fundação Bloomberg Philanthropies.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Peter
2019-05-30 06:06:10Muito boa Essay Initiativa do Bloomberg!
Andrew
2019-05-23 12:25:43Seja eu contra ou a favor de Bolsonaro não compete a esse cidadão de outro pais avaliar uma pessoa que recebeu maioria dos votos democraticamente, portanto o que ele achar sobre qualquer assunto que seja positiva ou negativa eu ignoro
Nicolau
2019-05-23 11:06:19Como pode ter repercutido nos Estados Unidos e no Brasil não se fala sobre isso? A imprensa brasileira perdeu a chance de fazer uma excelente matéria de interesse para a população informando o fato, orientando os benefícios e estimulando ações para diminuir o tabagismo no Brasil. Os intelectuais mestrandos e doutorandos bolsistas das Universidades Federais não se interessam por esse assunto? Ainda bem que a Crosué está atenta.
Carm
2019-05-22 21:44:46A ação impetrada pela AGU é um avanço contra a fabricacao de cigarros . As empresas responsáveis por este vicio devem sim , contribuir com o governo no tratamento das doenças causadas pelo tabaco . Parabéns !!
Delcinir
2019-05-22 18:44:46Esse foi um político de respeito.
Paulo
2019-05-22 17:51:56O mercado nacional está tomado pelo contrabando de cigarros....vai cobrar de quem?
Peter
2019-05-22 16:22:59Coberto de razão! Muito bem colocado, Bloomberg!
Sandro
2019-05-22 15:54:49O governo está certo em soliticar ressarcimento dos gastos com doenças causadas pelo tabagismo. Mas para ficar moralmente impecável, deveria de duas uma: 1) proibir a venda de cigarros ou 2) reverter todo o imposto cobrado sobre os cigarros para a saúde. Qualquer outra alternativa é falso moralismo e jogar para platéia.
Sérgio
2019-05-22 15:51:42Cantava Zeca Pagodinho: se eu quiser fumar eu fumo, se eu quiser beber eu bebo, pago tudo que consumo, com o suor do meu emprego. O imposto no cigarro já e de 80% do preço. E este dinheiro, com certeza, não está indo para os cuidados do fumante. Vamos combinar: cada um cuida de sua vida. Vai ser bom para todo mundo.
ANTONIO
2019-05-22 15:34:12Acredito que essa notícia a Globolixo não vai publicar.