Crusoé
13.08.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Na eleição, vá de Epiteto

Com moderação, o estoicismo que o governador de Minas Romeu Zema diz admirar pode ser bastante útil no Brasil de hoje

avatar
Carlos Graieb
5 minutos de leitura 01.10.2022 11:45 comentários 10
Na eleição, vá de Epiteto
O filósofo grego Epiteto: "Projete os males em sua mente. Exílio, tortura, guerra, naufrágio"
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Há cerca de uma semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deu uma entrevista à Folha de S. Paulo e falou sobre o fato de seu vice, Paulo Brant (PSDB), ter passado para a oposição.

"Uma das coisas que mais leio na vida é sobre os estoicos”, disse Zema. “Marco Aurélio, Epiteto e Sêneca. O que eles falam é: do ser humano, espere traições e ingratidão, sempre."

Até ler isso, meu conhecimento sobre estoicismo vinha do dicionário. Se alguém dizia que Fulano era estoico, eu entendia tratar-se de um sujeito que aguentava qualquer tranco, impassível. Agora, se me obrigassem a dizer algo mais sobre o assunto, eu responderia que o estoicismo é aquela filosofia antiga que não é o epicurismo. E vice-versa, ora pois.

A possibilidade de termos, se não um rei filósofo como recomendava Platão, ao menos um governador filósofo vivendo logo atrás da Mantiqueira, me fez iniciar uma das batalhas sempre inglórias contra a minha ignorância.

A primeira descoberta foi que os livros sobre estoicismo estão hoje distribuídos entre as estantes de filosofia e as de autoajuda. Principalmente as de autoajuda. E não chega a ser absurdo. Segundo o estudioso francês Pierre Hadot, gregos e romanos tratavam a filosofia não apenas como exploração de temas abstratos, mas como um "modo de vida", que incluía a prática de "exercícios espirituais" e até mesmo regras de alimentação, vestimenta e higiene. Esse viés prático é especialmente visível nos estoicos.

Há uma indústria de tamanho considerável dedicada a fazer com que a sapiência do estoicismo ilumine o caminho do homem moderno. Alguns filósofos profissionais, como o americano William Irvine, se dedicam a popularizar a doutrina. Mas o grande best seller do pedaço é um espertalhão de 35 anos chamado Ryan Holiday, que fugiu da faculdade e de um emprego chato de relações públicas para escrever livros como Diário Estóico, O Obstáculo É o Caminho e O Ego é Seu Inimigo, todos já lançados no Brasil.

O Diário Estoico oferece uma citação filosófica comentada para cada dia do ano, ao estilo daquelas folhinhas da Seicho-no-ie distribuídas antigamente. E lá se foi minha imagem de Zema folheando velhos tomos de papel amarelado, com uma página escrita em grego ou latim e outra no português de Odorico Mendes. Jamais cultive uma imagem elevada dos políticos.

Por deformação profissional, também fui puxar a capivara dos grandes expoentes do estoicismo - aqueles três nomes citados por Zema. Jornalista gosta de fofoca. Em relação a Sêneca, parece haver consenso nos estudos mais recentes de que ele era um hipócrita, que fingia virtude enquanto acumulava um volume indecente de riquezas e ajudava Nero a governar Roma como um tirano. Quanto a Marco Aurélio, o imperador filósofo, convém analisar a coluna comemorativa que ele mandou erigir depois de subjugar as tribos germânicas. Decorada com cenas de batalhas que foram especialmente brutais, ela é um pouco mais alta que outra coluna, erguida meio século antes em comemoração aos feitos de Trajano, imperador que levou o Roma à sua maior extensão territorial. Tudo é vaidade.

Essas investigações prévias fizeram com que eu me aproximasse do estoicismo com reservas, que não perdi completamente. Até onde consegui compreender, a meta do estoicismo é transformar tudo que existe e acontece à nossa volta em "coisas indiferentes". Devemos compreender que o mundo é comandado por forças contra as quais nada podemos. Incapazes de controlar nossas circunstâncias, somos capazes, no entanto, de controlar nossa atitude em relação a elas. Segundo a lição de Epiteto, “não espere que os eventos sigam os seus desejos; em vez disso, deseje que eles ocorram como precisam ocorrer e você se sentirá tranquilo.”

Levada ao extremo, essa atitude deságua no “e daí?” e no “todos vamos morrer um dia”, frases célebres de Jair Bolsonaro durante a pandemia. Obviamente, não sou o primeiro a registrar que o estoicismo pode ter um lado escuro. Como observou a historiadora inglesa Mary Beard, “o estoicismo linha dura era uma doutrina fatalista, determinística, (...) que não concedia quase nada às fragilidades humanas.” Essa espécie de dureza não cai bem num governante. Mas não há dúvida que um estoicismo comedido pode ajudar a enfrentar as agruras do mundo - como a traição de um aliado, no caso de Romeu Zema, ou as ligações automáticas do telemarketing, no caso de todos nós.

Dos exercícios espirituais propostos pelo estoicismo como meios de alcançar aquele estado desejado de impassibilidade, o mais divertido, de longe, é o "premeditatio malorum". Ele consiste em imaginar, em um momento de quietude, que as piores desventuras possíveis atingem você. "Precisamos refletir sobre cada possibilidade e nos fortalecer contra quaisquer desventuras que possamos encontrar”, diz, mais uma vez, Epiteto. "Projete os males em sua mente: exílio, tortura, guerra, naufrágio." Está fácil. Comece a praticar na manhã deste domingo, 2 de outubro, antes de sair de casa.

Diários

Sociedade Interamericana de Imprensa se diz alarmada com violação do sigilo da fonte no Brasil

Redação Crusoé Visualizar

Ciro amplia vantagem no Ceará em pesquisa sem Girão

Redação Crusoé Visualizar

Janjômetro: quanto Janja custou até agora no governo Lula

Redação Crusoé Visualizar

Quem convenceu Michelle a gravar um vídeo com Flávio Bolsonaro?

Redação Crusoé Visualizar

Presidente do PCO tenta explicar uso do fundo eleitoral

Duda Teixeira Visualizar

"STF e crime organizado não respeitam as leis", diz Renan Santos

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A experiência de Renan Santos no setor privado

A experiência de Renan Santos no setor privado

Visualizar notícia
Discord diz ter agido antes da morte de adolescente de 13 anos

Discord diz ter agido antes da morte de adolescente de 13 anos

Visualizar notícia
Haddad despreza concurseiros iludidos pelo PT

Haddad despreza concurseiros iludidos pelo PT

Visualizar notícia
Lula manobrou Centrão para isolar Flávio

Lula manobrou Centrão para isolar Flávio

Visualizar notícia
O que a direita tem a oferecer 

O que a direita tem a oferecer 

Visualizar notícia
Presidente do PCO tenta explicar uso do fundo eleitoral

Presidente do PCO tenta explicar uso do fundo eleitoral

Visualizar notícia
Putin ameaça confiscar navios europeus

Putin ameaça confiscar navios europeus

Visualizar notícia
Quem convenceu Michelle a gravar um vídeo com Flávio Bolsonaro?

Quem convenceu Michelle a gravar um vídeo com Flávio Bolsonaro?

Visualizar notícia
Quem deveria investigar Flávio Dino?

Quem deveria investigar Flávio Dino?

Visualizar notícia
Raquel Lyra escolhe namorado como primeiro suplente de Túlio Gadêlha

Raquel Lyra escolhe namorado como primeiro suplente de Túlio Gadêlha

Visualizar notícia

Tags relacionadas

eleições 2022

Epiteto

estoicismo

Imperador Marco Aurélio

Mary Beard

Minas Gerais

Pierre Hadot

Romeu Zema

Ryan Holiday

Sêneca

William Irvine

< Notícia Anterior

A censura brasileira no 'The New York Times'

01.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Chefe da Missão da OEA diz que eleições ocorrem com 'normalidade absoluta'

02.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Carlos Graieb

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Eduardo

2022-10-02 11:08:29

lendo o artigo, consolido o q já metabolizava na minha análise sobre a qualidade conteúdo do articulista: vejo a marca de um grande profissional afundando-se na pesquisa para trazer mais conhecimento para mim, leitor "não só de pé de página", sobre um caráter do comportamento do sapiens e de mestres desta ciência. Obrigado. Isto tirado de uma frase de um "mineirinho, come quieto" q a fez da traição (parte integrante da "ética" política dos idens) um modus vivente. Só uma pergunta ao mineirim:


Renato Garcia

2022-10-02 08:27:51

Eleitor que preza pela ética, se for de esquerda vota em Ciro, se for de centro ou direita vota em Simone ou D'Ávila. Simples assim ...


Ivan

2022-10-02 06:46:48

Só pra lembrar que anular ou se abster no primeiro turno significa facilitar a vitória no promeiro turno de Lula pois o número de votos válidos diminui.


Régis

2022-10-01 19:12:38

Faltou citar que saiu da religião, a filosofia, a política e o direito sendo que a filosofia teve dois filhos um chamado de antropologia e o outro de sociologia. O direito teve suas crias desde o direito draconiano e a política e suas proles sendo a Crusoé sua fiel escriba.


VARLICE

2022-10-01 17:58:58

Exílio, tortura, guerra, naufrágio... Tenho males mais palpáveis para projetar e dos quais, na real, não tenho como me livrar. Duvida? Lula juntamente com Sarney, Calheiros, Barbalho, José Dirceu... Ou Bolsonaro e seus filhos, mais Arthur Lira, Pacheco, Valdemar da Costa Neto, Ciro Nogueira... Você há de concordar que a minha projeção é bem mais terrível. E, pior, não importa para onde corra, não há saída. Nem um, nem outro.


Joao

2022-10-01 17:54:48

Zema pode ser eleito em primeiro turno graças à tragédia de Brumadinho que matou um 252 pessoas. Está usando um bom quinhão dos 37,7 bilhões de indenização da Vale em obras de infraestrutura. Espero que a irresponsabilidade e insensibilidade da Vale com a vida tenham acabado. É ver agora a eficiência de Zema em condições normais de temperatura e pressão.


Odete6

2022-10-01 16:38:37

Delícia de texto, Carlos Graieb!! Perfeito para ilustrar esse momento insuportavelmente degradante que NÓS BRASILEIROS vivenciamos.


Thalles Telles

2022-10-01 16:16:01

Esse texto foi muito satisfatório de se ler (O título causou-me estranheza, mas foi excelente). Embora o Carlos Graieb não seja um dos melhores apresentadores, ele é um escritor portentoso.


André

2022-10-01 15:12:16

Vamos ser estóicos mas não burros! Precisamos nos manter duplamente alertas contra as atuações diretas de Lula e seus petistas zumbís- esquerdistas e Bozo com seus fanáticos-zumbís ignorantes. Nunca trabalharão em prol do progresso do nosso país. Só roubarão e criarão o caos. Lembram dos petistas "Black blocs"? Do MST invadindo fazendas e destruíndo laboratórios e plantações? Precisamos também vigiar o Executivo, o Legislativo e sobretudo o STF! SIMONE TEBET em 2022!


Carlos Roberto Pereira

2022-10-01 15:07:18

O ser humano deu errado....


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Eduardo

2022-10-02 11:08:29

lendo o artigo, consolido o q já metabolizava na minha análise sobre a qualidade conteúdo do articulista: vejo a marca de um grande profissional afundando-se na pesquisa para trazer mais conhecimento para mim, leitor "não só de pé de página", sobre um caráter do comportamento do sapiens e de mestres desta ciência. Obrigado. Isto tirado de uma frase de um "mineirinho, come quieto" q a fez da traição (parte integrante da "ética" política dos idens) um modus vivente. Só uma pergunta ao mineirim:


Renato Garcia

2022-10-02 08:27:51

Eleitor que preza pela ética, se for de esquerda vota em Ciro, se for de centro ou direita vota em Simone ou D'Ávila. Simples assim ...


Ivan

2022-10-02 06:46:48

Só pra lembrar que anular ou se abster no primeiro turno significa facilitar a vitória no promeiro turno de Lula pois o número de votos válidos diminui.


Régis

2022-10-01 19:12:38

Faltou citar que saiu da religião, a filosofia, a política e o direito sendo que a filosofia teve dois filhos um chamado de antropologia e o outro de sociologia. O direito teve suas crias desde o direito draconiano e a política e suas proles sendo a Crusoé sua fiel escriba.


VARLICE

2022-10-01 17:58:58

Exílio, tortura, guerra, naufrágio... Tenho males mais palpáveis para projetar e dos quais, na real, não tenho como me livrar. Duvida? Lula juntamente com Sarney, Calheiros, Barbalho, José Dirceu... Ou Bolsonaro e seus filhos, mais Arthur Lira, Pacheco, Valdemar da Costa Neto, Ciro Nogueira... Você há de concordar que a minha projeção é bem mais terrível. E, pior, não importa para onde corra, não há saída. Nem um, nem outro.


Joao

2022-10-01 17:54:48

Zema pode ser eleito em primeiro turno graças à tragédia de Brumadinho que matou um 252 pessoas. Está usando um bom quinhão dos 37,7 bilhões de indenização da Vale em obras de infraestrutura. Espero que a irresponsabilidade e insensibilidade da Vale com a vida tenham acabado. É ver agora a eficiência de Zema em condições normais de temperatura e pressão.


Odete6

2022-10-01 16:38:37

Delícia de texto, Carlos Graieb!! Perfeito para ilustrar esse momento insuportavelmente degradante que NÓS BRASILEIROS vivenciamos.


Thalles Telles

2022-10-01 16:16:01

Esse texto foi muito satisfatório de se ler (O título causou-me estranheza, mas foi excelente). Embora o Carlos Graieb não seja um dos melhores apresentadores, ele é um escritor portentoso.


André

2022-10-01 15:12:16

Vamos ser estóicos mas não burros! Precisamos nos manter duplamente alertas contra as atuações diretas de Lula e seus petistas zumbís- esquerdistas e Bozo com seus fanáticos-zumbís ignorantes. Nunca trabalharão em prol do progresso do nosso país. Só roubarão e criarão o caos. Lembram dos petistas "Black blocs"? Do MST invadindo fazendas e destruíndo laboratórios e plantações? Precisamos também vigiar o Executivo, o Legislativo e sobretudo o STF! SIMONE TEBET em 2022!


Carlos Roberto Pereira

2022-10-01 15:07:18

O ser humano deu errado....



Notícias relacionadas

Sociedade Interamericana de Imprensa se diz alarmada com violação do sigilo da fonte no Brasil

Sociedade Interamericana de Imprensa se diz alarmada com violação do sigilo da fonte no Brasil

Redação Crusoé
13.08.2026 08:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ciro amplia vantagem no Ceará em pesquisa sem Girão

Ciro amplia vantagem no Ceará em pesquisa sem Girão

Redação Crusoé
12.08.2026 17:57 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Janjômetro: quanto Janja custou até agora no governo Lula

Janjômetro: quanto Janja custou até agora no governo Lula

Redação Crusoé
12.08.2026 16:57 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem convenceu Michelle a gravar um vídeo com Flávio Bolsonaro?

Quem convenceu Michelle a gravar um vídeo com Flávio Bolsonaro?

Redação Crusoé
12.08.2026 15:46 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Suspensão é confirmada pelo governo e rede social funcionará com limitações no Brasil

Suspensão é confirmada pelo governo e rede social funcionará com limitações no Brasil

Visualizar notícia
Condenado por assassinato, ex-goleiro do Flamengo processa emissora em R$ 4 milhões por perseguição

Condenado por assassinato, ex-goleiro do Flamengo processa emissora em R$ 4 milhões por perseguição

Visualizar notícia
Modelo de entrada da BYD atropela concorrentes e caminha rumo ao Top 5 mais vendidos no Brasil

Modelo de entrada da BYD atropela concorrentes e caminha rumo ao Top 5 mais vendidos no Brasil

Visualizar notícia
Adeus, Abel Ferreira! Após quase seis anos, torcida pede saída de técnico português

Adeus, Abel Ferreira! Após quase seis anos, torcida pede saída de técnico português

Visualizar notícia
Clube mineiro deixa Corinthians para trás em ranking do futebol brasileiro

Clube mineiro deixa Corinthians para trás em ranking do futebol brasileiro

Visualizar notícia
Recurso muito utilizado por brasileiros no Pix deve ser encerrado pelo Banco Central

Recurso muito utilizado por brasileiros no Pix deve ser encerrado pelo Banco Central

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso