Crusoé
19.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    STF está errado mesmo se acertar

    Nesta última semana, manifestei-me por diversas vezes na imprensa e em minhas redes sociais sobre as medidas de força tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes contra um punhado de empresários bolsonaristas lunáticos que trocaram mensagens de WhatsApp a respeito de um possível golpe, caso Bolsonaro não vencesse as eleições. Pensei que tinha esgotado o assunto...

    avatar
    André Marsiglia Santos
    4 minutos de leitura 27.08.2022 14:46 comentários 10
    Alexandre de Moraes: ninguém mais fala - Foto: Adriano Machado/Crusoé
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Nesta última semana, manifestei-me por diversas vezes na imprensa e em minhas redes sociais sobre as medidas de força tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes contra um punhado de empresários bolsonaristas lunáticos que trocaram mensagens de WhatsApp a respeito de um possível golpe, caso Bolsonaro não vencesse as eleições.

    Pensei que tinha esgotado o assunto e comecei a rascunhar para este artigo algumas ideias sobre a visita do coração de D. Pedro I ao Brasil. Fiquei curioso ao descobrir, por exemplo, que muitas nações de primeiro mundo costumam preservar os cérebros de grandes cientistas pátrios para estudo, enquanto o Brasil recebe sob aplausos o coração inchado de um imperador: pequenos sinais que explicam nossas grandes tragédias.

    Ia por aí meu texto da semana, quando na tarde de sexta-feira o ministro Gilmar Mendes, colega de toga de Moraes, veio a público defender a decisão de seu par, afirmando que as mensagens do grupo bolsonarista indicavam “atos preparatórios” e que adiante os fundamentos completos da medida seriam revelados.

    Pois bem, as fases percorridas para a realização de um crime, chamadas no direito penal de iter criminis, são: cogitação, preparação, execução e consumação. A fase de preparação, exceto em casos excepcionais, não pode ser punida. A fase de cogitação menos ainda, pois se confunde com o direito à liberdade de o indivíduo pensar e se manifestar, em observância aos artigos 5º, incisos IV e XIV e 220 da Constituição Federal.

    Pensar e dizer uma pérola ou uma cretinice, sozinho ou em conjunto, tanto de um grupo de sábios quanto de um bando de idiotas golpistas, não é um ato preparatório, ministro. Do contrário, estaríamos criando no ordenamento jurídico o crime de pensamento, como bem escreveu Mario Sabino em ótimo artigo publicado na semana. E isso seria impossível sem que antes, de vez, morresse nossa garantia constitucional à liberdade de expressão, que não apenas protege a exteriorização de uma ideia ao público como também todo o percurso de sua concepção.

    Na última quinta-feira, a Folha de S.Paulo noticiou que nenhuma outra diligência preliminar havia sido realizada antes de o ministro Moraes autorizar as medidas de busca e apreensão contra os empresários. Ou seja, Moraes teria motivado sua decisão apenas e tão somente em função das mensagens trocadas. O que Gilmar agora dá a entender é que o jornal estaria errado e que o ministro Moraes teria tomado sua decisão com base em indícios que desconhecemos, por estarem as investigações sob sigilo.

    Se isso é verdade, a quem o sigilo estaria protegendo? Sua decretação em um caso como esse possui a finalidade de resguardar a investigação. Mas se o grupo de empresários e suas relações já foram devassadas, se suas contas bancárias já foram bloqueadas, se o assunto já é público e está na boca do Brasil inteiro, que investigação, afinal, estaria sendo preservada? O que estaria o ministro Moraes esperando para nos demonstrar que sua decisão não foi atabalhoada? O que estaria aguardando para alertar a população de que temos em meio a uma eleição polarizada grupos de empresários estruturando, de fato, um golpe em favor de um dos candidatos?

    Nós, eleitores, temos o direito de saber se temos um Supremo Tribunal Federal afoito e que flerta com a abusividade em suas decisões, ou se temos em curso no país realmente um golpe de Estado em favor de um dos líderes das pesquisas.

    Aposto minhas fichas na primeira hipótese, mas em qualquer delas, o Supremo erra: ou por tomar decisões precipitadas e equivocadas, ou por nos deixar no escuro em meio a uma trama golpista da qual seus ministros estão cientes e, de forma irrazoável, ocultam de nós.

    Diários

    Deputado aciona MPF após mesquita em SP homenagear terrorista do Hezbollah

    Guilherme Resck Visualizar

    China e Rússia não movem uma palha por Maduro

    José Inácio Pilar Visualizar

    Os indícios de crimes ligados aos deputados do PL, segundo a PGR

    Redação Crusoé Visualizar

    Aos poucos, economia argentina ganha confiança

    José Inácio Pilar Visualizar

    "Não pode dar ordens ao exército da Colômbia", diz Petro sobre Maduro

    Redação Crusoé Visualizar

    Lula pode virar elo entre Maduro e Trump?

    João Pedro Farah Visualizar

    Mais Lidas

    Ameaça de guerra e inflação de 500% marcam a Venezuela hoje

    Ameaça de guerra e inflação de 500% marcam a Venezuela hoje

    Visualizar notícia
    Bloqueio ao petróleo trará perdas bilionárias à Venezuela

    Bloqueio ao petróleo trará perdas bilionárias à Venezuela

    Visualizar notícia
    Como os brasileiros veem a atuação de Lula contra a Magnitsky

    Como os brasileiros veem a atuação de Lula contra a Magnitsky

    Visualizar notícia
    Ditadura de Maduro condena adolescente a dez anos de prisão

    Ditadura de Maduro condena adolescente a dez anos de prisão

    Visualizar notícia
    Ford amarga prejuizo bilionário e corta investimentos em elétricos

    Ford amarga prejuizo bilionário e corta investimentos em elétricos

    Visualizar notícia
    Frei Chico? Não, é Lulinha que pode incendiar CPMI do INSS

    Frei Chico? Não, é Lulinha que pode incendiar CPMI do INSS

    Visualizar notícia
    Maduro convoca militares da Colômbia contra EUA

    Maduro convoca militares da Colômbia contra EUA

    Visualizar notícia
    Mesquita em São Paulo homenageia terrorista do Hezbollah

    Mesquita em São Paulo homenageia terrorista do Hezbollah

    Visualizar notícia
    "Não podemos cair nessa armadilha", diz Janaina sobre Flávio

    "Não podemos cair nessa armadilha", diz Janaina sobre Flávio

    Visualizar notícia
    Os estados onde Tarcísio aparece bem melhor que Flávio

    Os estados onde Tarcísio aparece bem melhor que Flávio

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Alexandre de Moraes

    André Marsiglia Santos

    coração

    D. Pedro I

    Gilmar Mendes

    Jair Bolsonaro

    STF

    WhatsApp

    < Notícia Anterior

    Lula e Bolsonaro confirmam participação em debate da Band

    27.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    TSE manda redes sociais removerem áudio falso contra Lula

    27.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    André Marsiglia Santos

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    DOUGLAS FERNANDES

    2022-08-29 12:16:48

    O STF, hoje, é o verdadeiro ditador do Brasil.


    DOUGLAS FERNANDES

    2022-08-29 12:12:58

    Conclusões perfeitas, parabéns André!


    Claudio Roberto Moreira Da Rocha

    2022-08-29 08:31:18

    GM ; Morares e quase todos os 11 nao merecem nem comentarios


    Odete6

    2022-08-28 20:07:08

    Excelente abordagem, ANDRÉ MARSIGLIA SANTOS!!!


    Davidson

    2022-08-28 17:26:14

    👏👏👏👏👏


    Alessandro

    2022-08-28 15:11:02

    Um grupo de empresários “cretinos” (do tipo que emprega muita gente) planeja dar um “golpe” atacando as instituições brasileiras provavelmente com o uso de ovos podres e de tomates, porque armas… seria tão bom um mundo no qual advogados se preocupassem em impedir injustiças (normalmente cometidas pelo Estado contra os cidadãos) ao invés de buscar enriquecer procurando brechas nas leis para favorecer marginais e corruptos em geral… o brasil é um destino, é uma provação, é um castigo.


    Eduardo

    2022-08-28 14:28:00

    Para construir meu juízo de valores (e tentar fazer o que os supremacistas pouco fazem em favor do pais: Justiça) esperei uma opinião dos antagonistas sobre a manifestação “articulada” do min. Gilmar (sempre ele!?). Ela veio com esta brilhante análise que vai ao encontro do que penso das arquiteturas do interesse de um grupo: liquidar com o bolsonarismo (como se isso fosse possível, após, com métodos semelhantes, impedirem, com a “reação” da omissão civilista, a candidatura ameaçadora


    Paulo

    2022-08-28 14:27:58

    Considero também o STF como mais um obstáculo pata voltarmos a ter um Brasil decente !


    Pedro

    2022-08-28 14:18:43

    O STF é pura dicotomia!


    Joelson Medeiros de Aquino

    2022-08-28 13:57:14

    O texto está ótimo, Misaglia. 👍


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    DOUGLAS FERNANDES

    2022-08-29 12:16:48

    O STF, hoje, é o verdadeiro ditador do Brasil.


    DOUGLAS FERNANDES

    2022-08-29 12:12:58

    Conclusões perfeitas, parabéns André!


    Claudio Roberto Moreira Da Rocha

    2022-08-29 08:31:18

    GM ; Morares e quase todos os 11 nao merecem nem comentarios


    Odete6

    2022-08-28 20:07:08

    Excelente abordagem, ANDRÉ MARSIGLIA SANTOS!!!


    Davidson

    2022-08-28 17:26:14

    👏👏👏👏👏


    Alessandro

    2022-08-28 15:11:02

    Um grupo de empresários “cretinos” (do tipo que emprega muita gente) planeja dar um “golpe” atacando as instituições brasileiras provavelmente com o uso de ovos podres e de tomates, porque armas… seria tão bom um mundo no qual advogados se preocupassem em impedir injustiças (normalmente cometidas pelo Estado contra os cidadãos) ao invés de buscar enriquecer procurando brechas nas leis para favorecer marginais e corruptos em geral… o brasil é um destino, é uma provação, é um castigo.


    Eduardo

    2022-08-28 14:28:00

    Para construir meu juízo de valores (e tentar fazer o que os supremacistas pouco fazem em favor do pais: Justiça) esperei uma opinião dos antagonistas sobre a manifestação “articulada” do min. Gilmar (sempre ele!?). Ela veio com esta brilhante análise que vai ao encontro do que penso das arquiteturas do interesse de um grupo: liquidar com o bolsonarismo (como se isso fosse possível, após, com métodos semelhantes, impedirem, com a “reação” da omissão civilista, a candidatura ameaçadora


    Paulo

    2022-08-28 14:27:58

    Considero também o STF como mais um obstáculo pata voltarmos a ter um Brasil decente !


    Pedro

    2022-08-28 14:18:43

    O STF é pura dicotomia!


    Joelson Medeiros de Aquino

    2022-08-28 13:57:14

    O texto está ótimo, Misaglia. 👍



    Notícias relacionadas

    Deputado aciona MPF após mesquita em SP homenagear terrorista do Hezbollah

    Deputado aciona MPF após mesquita em SP homenagear terrorista do Hezbollah

    Guilherme Resck
    19.12.2025 12:26 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    China e Rússia não movem uma palha por Maduro

    China e Rússia não movem uma palha por Maduro

    José Inácio Pilar
    19.12.2025 11:08 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Os indícios de crimes ligados aos deputados do PL, segundo a PGR

    Os indícios de crimes ligados aos deputados do PL, segundo a PGR

    Redação Crusoé
    19.12.2025 09:58 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Aos poucos, economia argentina ganha confiança

    Aos poucos, economia argentina ganha confiança

    José Inácio Pilar
    19.12.2025 09:10 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso