'Fim da citação. Repita a linha', diz o vacilante Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), leu em voz alta algumas frases que estavam no teleprompter, em um declaração para a imprensa na tarde desta sexta, 8. “Uma das partes mais extraordinárias da decisão (da Corte Suprema), a meu ver, é que a maioria (dos ministros) escreve, e cito – vou citar agora...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), leu em voz alta algumas frases que estavam no teleprompter, em um declaração para a imprensa na tarde desta sexta, 8.
“Uma das partes mais extraordinárias da decisão (da Corte Suprema), a meu ver, é que a maioria (dos ministros) escreve, e cito – vou citar agora a maioria – 'As mulheres não estão sem poder eleitoral ou político, vale ressaltar que a porcentagem de mulheres que se registra para votar e depositam o voto é consistentemente maior que a porcentagem de homens', fim da citação, repita a linha", disse Biden.
Caçoar do presidente americano que é gago e tem 79 anos a cada pequeno deslize é um dos esportes preferidos de muitos republicanos nas redes sociais. Em abril, Biden também foi motivo de chacota ao estender a mão para o vazio após um discurso na Carolina do Norte. Porém, esses pequenos tropeços não afetam a condução do país — e apontá-los pode soar um pouco deselegante.
Uma realidade, contudo, é incontornável. Biden não consegue contabilizar nenhuma notícia boa e tudo o que é ruim cola nele. É visto como um presidente fraco e vacilante, tanto por republicanos como por democratas, e cenas como essas só reforçam essa impressão.
Sua aprovação está em 39% de acordo com o site FiveThirtyEight, um índice menor que o do seu antecessor, Donald Trump, no mesmo momento do mandato. O republicano tinha 41,8% nesse período de seu governo.
Na declaração desta sexta, Biden tentava estimular as mulheres americanas a votarem nas eleições legislativas de novembro. Com a decisão da Corte Suprema de deixar de considerar o aborto um direito em todos os estados da federação, Biden quer incentivar o voto em congressistas democratas para que eles façam uma lei retomando esse direito.
"Não existe um direito constitucional que permita às mulheres fazerem um aborto. A única maneira de dar esse direito para as mulheres é com o voto, exercendo o poder nas urnas", disse Biden na mesma ocasião.
Mas até agora nada tem conseguido empolgar as democratas. Segundo o FiveThirtyEight, há 86% de chance de os republicanos ganharem a maioria na Câmara dos Representantes e 54% de chance de repetirem o feito no Senado.
Eleições legislativas de metade do mandato costumam ser prejudiciais para o partido do presidente. Essa é uma maneira saudável de os americanos equilibrarem a disputa política. Mas o próximo pleito poderá ser cruel com os democratas. O principal motivo para isso é a inflação, que aumenta o preço dos combustíveis.
Segundo pesquisa da Universidade Quinnipiac, 63% dos americanos dizem que a maior preocupação na economia é o aumento do preço do combustível e dos produtos e 17% falam no preço do aluguel ou da moradia. Quatro em cada dez admitem terem mudado os planos das férias de verão no hemisfério norte por causa do valor da gasolina.
A inflação dos combustíveis e dos produtos não é o resultado de uma política de Biden e afeta o mundo todo. O problema é que, para o presidente americano, tudo o que é de ruim cola nele, e isso fica ainda pior quando ele parece titubeante em frente às câmeras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Lucia
2022-07-15 01:50:05Os deslizes de Biden são fichinha perto dos de Bolsonaro! Perto do rombo de Lula são um nada! Essa implicância com o homem, só porque é idoso e está visivelmente senil, é totalmente descabida.
RAFAEL
2022-07-10 21:34:34Pequeno deslize? Isso deixou evidente que ele não está nem conseguindo pensar sobre o que o mandam falar. Aquele "comentário" sobre a sua colega jornalista também foi um pequeno deslize? O senhor está forçando a barra para passar esse pano.
Marcia E B
2022-07-10 18:29:06Em cada canto deste planeta deve ter governantes dando esses pequenos deslizes diariamente. Já no Brasil temos "deslizes" diários dos pobres incultos Lula e Bozo.
Alessandro
2022-07-10 13:36:05Patético… absolutamente patético.
MARCOS
2022-07-09 19:22:31E o Brasil está elegendo o Lula ou Bolsonaro, que não fazem, nem dizem nada que se aproveite.
Nyco
2022-07-08 21:48:29O maior feito do Biden foi aquele corridão que seus soldados levaram lá no Afeganistão, uma verdadeira fiasqueira só comparável ao corridão do Vietnã.
Eduardo
2022-07-08 18:03:05George VI, o rei gago e titubeante do Reino Unido é considerado um dos maiores heróis do Século 20. A ele se juntam Gandhi, Churchill e Mandela. Rei da Inglaterra foi, com o seu extraordinário Primeiro Ministro o responsável pela derrota do mal- Hithler e seu fanáticos. Esse titubeante Biden deu uma surra no neo cowboy americano, não é. E o outro era Presidente em mandato. Outro “titubeante” foi o grande Governador Montoro. Exemplo escasso de politico brasileiro. Não titubeio em admirá-los.