A residência e as vagas abertas do Mais Médicos
Após a decisão da ditadura cubana de ordenar o retorno de seus médicos (foto), foram abertas 8.517 vagas no programa Mais Médicos no final do ano passado. Todas foram ocupadas por brasileiros. Mas, até março, as desistências já passavam de 1 mil. Para preencher o buraco, cujo tamanho real não se conhece, o Ministério da...
Após a decisão da ditadura cubana de ordenar o retorno de seus médicos (foto), foram abertas 8.517 vagas no programa Mais Médicos no final do ano passado. Todas foram ocupadas por brasileiros.
Mas, até março, as desistências já passavam de 1 mil. Para preencher o buraco, cujo tamanho real não se conhece, o Ministério da Saúde publicou um edital para convocar 2 mil profissionais nesta segunda-feira, 13.
A principal razão para o abandono dos médicos é a residência. Segundo Felipe Proenço Oliveira, médico e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que foi coordenador do Mais Médicos entre 2013 e 2016, muitos profissionais estão deixando o programa no início deste ano porque foram aprovados em alguma especialização. Em todo o Brasil, todos os cursos de residência começam em março.
Ainda que esses cursos paguem menos do que o salário de 11.800 reais do Mais Médicos, os doutores sabem que, depois de alguns anos, eles poderão trabalhar sob a condição de especialistas e ter uma remuneração maior. Proenço calcula, com base na sua experiência na Paraíba, que 15% esteja saindo do programa governamental para buscar uma especialidade.
Há outros motivos, como o isolamento de alguns centros de saúde. O edital desta segunda, 13, deve ajudar a resolver este problema ao focar em 790 municípios de difícil acesso, como áreas ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.
"Os médicos vivem em uma situação de pleno emprego no Brasil. Eles até podem assumir uma vaga em um lugar distante mas, quando aparece alguma opção mais perto, acabam dando preferência", diz Proenço. Essa regra, obviamente, não valia para os cubanos, que eram forçados pela ditadura a trabalhar em um mesmo local.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Cedenyr
2019-05-14 18:51:35Ribeirinhos, quilombolas, índios, ah! esses podem morrer.
Verônica
2019-05-14 13:07:44SUCESSO aos.medicos que buscam Ascenção promocional é aperfeiçoamento a UFPB é valiosa em seus objetivos parabens
RENNE
2019-05-14 12:48:54Um brasileiro custa por baixo 1 milhão de reais para ser formado. Da infância ao diploma. Se aceitarmos 2000 cubanos economia de no mínimo 2 bilhões. Podemos propor uma residência de três anos em comunidades carentes sob supervisão e avaliações periódicas. Após este período se aprovado receberia o CRM. Tenho visto que as recentes universidades federais criadas a toque de caixa não formam bons profissionais pois quem está dando aula são enfermeiros. Universidade do Tocantins. Uma vergonha.
Jose
2019-05-14 09:11:15O Presidente nao esta cumprido o prometido aos Medicos Cubanos que ficaram no brasil, é muito feio, tem que serem aproveitados ate mesmo como auxiliares, pois precisam trabalhar
Joséf
2019-05-13 23:50:40Aqui pra nós, os cubanos eram médicos mesmo ou paramédicos?
Jose
2019-05-13 18:47:46Esses dois anarquistas desmiolados, depois que se enganaram com as práticas marxistas e gramscistas no Brasil, decidiram sacanear tudo o que vem do novo Governo. Caras, a nossa estratégia é de guerra, precisamos tirar o País do atoleiro e desonra que nos foi imposta!!! Críticas infundadas e desproporcionais prá que? Não gostam da Nação? Vamos tentar salvar pelo menos a geração de jovens atual? Nos unamos porque das instituições aparelhadas não podemos esperar nada, nadinha todos sabemos!!!
Victor
2019-05-13 18:22:22Qualquer que seja a solução para este grave problema, ela não passa pelo uso de mão de obra médica escrava cubana!
Anarquista
2019-05-13 18:18:17Acho q ha medicos suficientes no pais q inclusive em sua maioria se formaram, e bem, nas federais. O salario é bom e esse povo quer mesmo o ar condicionado no leblon. Embora bozo tenha dito q cuidaria dos cubanos q ficassem, )outra mentira) nao faz sentido te los aqui como escravos modernos. Sugiro q acampem em frente a casa da dilmanta ou do lulaladrao e esse mandeta/maneta trate de resolver a questao. Afinal é ministro pra q? Ja veio do MS maculado umas concorrencias tortas, como tudo do bozo
Jose
2019-05-13 17:32:17Enquanto se debate o viés ideológico da medicina, o povo do Brasil profundo morre por falta de tratamento médico. Como o bozismo faz bem para o Brasil, né? Bozistas, vocês estão orgulhosos, alegres e saltitantes?