Mario Vargas Llosa espera que Petro seja só um 'acidente corrigível'
O escritor peruano Mario Vargas Llosa (foto), vencedor do Nobel de literatura, comentou a vitória do ex-guerrilheiro Gustavo Petro nas eleições presidenciais da Colômbia neste domingo, 19. "Oxalá a Colômbia se mantenha dentro da legalidade estrita, que tem caracterizado a sua história, e (Petro) seja simplesmente um acidente emendável e corrigível em um futuro mais...
O escritor peruano Mario Vargas Llosa (foto), vencedor do Nobel de literatura, comentou a vitória do ex-guerrilheiro Gustavo Petro nas eleições presidenciais da Colômbia neste domingo, 19.
"Oxalá a Colômbia se mantenha dentro da legalidade estrita, que tem caracterizado a sua história, e (Petro) seja simplesmente um acidente emendável e corrigível em um futuro mais ou menos imediato", disse Llosa em um evento organizado pela Fundação Internacional para a Liberdade, que ele preside.
O escritor afirmou que "se Petro pretende, como pretendem alguns dos seus partidários arrasar com essa legalidade, abre-se um ponto de interrogação em respeito ao futuro da Colômbia".
Em seu discurso de vitória, Petro reafirmou uma de suas propostas mais polêmicas, a de soltar prisioneiros. "Quanta gente que morreu, quanta gente está presa hoje, quantos jovens algemados, tratados como bandidos, simplesmente porque tinham esperança, simplesmente porque tinham amor. Eu solicito ao procurador-geral da nação que liberte a nossa juventude."
O presidente eleito não disse em seu discurso quais jovens ele gostaria de ver soltos, mas ele normalmente se refere aos que participaram dos protestos contra o governo em abril de 2021. Os que estão presos atualmente foram julgados por tribunais, em que os juízes consideraram que a promotoria apresentou evidências suficientes para condená-los por seus crimes.
Petro propõe ainda realizar uma reforma agrária, taxar as grandes fortunas, desestimular a exploração de petróleo, negociar com o grupo terrorista Exército de Libertação Nacional, reformar a polícia, ampliar gastos sociais, acabar com o serviço militar obrigatório e retomar relações diplomáticas com a Venezuela.
Em maio, Vargas Llosa se pronunciou sobre as eleições brasileiras, dizendo que prefere Jair Bolsonaro a Lula.
“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As palhaçadas de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Mesmo com as palhaçadas de Bolsonaro, ele não é Lula", disse o escritor.
Ele afirmou que "há uma espécie de paixão em relação a Lula, sobretudo na Europa", mas lembrou que Lula "esteve preso" e que os juízes o condenaram por "ser ladrão".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alberto de Araújo
2022-06-22 09:05:26Correto. Lula foi preso por corrupção.As provas contra ele são contundentes. Foi condenado por três instâncias da justiça. Posto em liberdade por uma firula regimental.Surpreendente para mim, que pensava que as provas fossem a essência de qualquer processo jurídico. O ministro que se utilizou dessa finta foi Edson Fachin, indicado pelo PT, partido que mantém simpatia ideológica. O STF se tornou um inimigo da lava jato. Optou por defender corruptos, clientes preferenciais de advogados famosos.
Eliane Carvalho Mebezes
2022-06-21 14:14:50Endosso as palavras do escritor. 👏👏👏👏👏
Leonor Ferreira Bertone
2022-06-21 12:54:31Nem um ruim ...nem outro pior...3a Via Sim.
Geni Cristina
2022-06-21 10:48:33Entre votar em Bolsonaro ou Lula. Não voto .Farei parte monte de gente que se nega a votar em trastes
Eduardo
2022-06-20 17:18:15Crusoé precisa nos informar sobre os números finais da votação na Colômbia. qual foi a abstenção? os votos em branco, os anulados? Está circulando na rede que a abstenção e os brancos e nulos são mais numerosos que os votos no vencedor
Eduardo
2022-06-20 15:58:19Com esse discursinho de soltar preso ve-se que, além de preocupar-se com o seu futuro, a esquerda se mede por baixo.
Chiquinha
2022-06-20 15:26:39Ultimamente, o bom escritor Vargas Llosa tem dado muito palpite sobre tudo quanto é assunto. Deveria lembrar-se do velho ditado, "quem fala muito acaba dando bom dia a cavalo".
Eduardo
2022-06-20 14:46:02Como politico Vargas Llosa é um excelente escritor. Sua preocupação com a Colombia vai além do narcotráfico e repousa na também venezuelização da país via reforma constitucional/judiciário aa maneira que o luloptismo buscará no Brasil acaso se torne rei do brasil, ops! presidente.
Nilson
2022-06-20 12:57:09A Colombia agora vai pro fundo do poço!!! Povo sem noção da realidade!!
Marcello
2022-06-20 12:22:56Lula, JB e Ciro, tudo tranqueira! Representam o passado, o atraso!