O primeiro recado de Bolsonaro a Biden na Cúpula das Américas
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro decidiu ir para a Cúpula das Américas, em Los Angeles, depois de muita insistência dos americanos. Mesmo depois de confirmar presença no evento, ele reclamou de ter sido ignorado pelo presidente americano Joe Biden anteriormente, em uma reunião do G20. Também continuou colocando em dúvida a eleição de Biden nos...
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro decidiu ir para a Cúpula das Américas, em Los Angeles, depois de muita insistência dos americanos.
Mesmo depois de confirmar presença no evento, ele reclamou de ter sido ignorado pelo presidente americano Joe Biden anteriormente, em uma reunião do G20. Também continuou colocando em dúvida a eleição de Biden nos Estados Unidos.
Bolsonaro, portanto, está indo a contragosto. Aceitou pegar o avião só para ficar alguns minutos ao lado de Biden e, assim, tentar mostrar para o resto do mundo que não é um pária internacional.
Mas, em um evento em que os gestos é que importam, Bolsonaro já deu seu primeiro recado para Biden. Ele não esteve presente na cerimônia de abertura que aconteceu na noite desta quarta, 8 (foto principal).
Estiveram na cerimônia o paraguaio Mario Abdo Benítez, o argentino Alberto Fernández, o peruano Pedro Castillo, o chileno Gabriel Boric, o equatoriano Guillemo Lasso e o colombiano Iván Duque. Mas Bolsonaro só chegará nesta quinta a Los Angeles.
Nesta quarta, 8, o presidente tinha outros compromissos em sua agenda, como a cerimônia de formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção de Sargento, no Rio de Janeiro, um encontro com empresários e uma conversa com o subchefe para assuntos jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência. Só depois disso é que ele foi para o aeroporto em Brasília.
Apesar da reunião bilateral agendada com Biden, seria ingenuidade achar que isso melhorará a relação entre os dois. Até porque não há qualquer sinal de que Bolsonaro começará o encontro com Biden prometendo "solidariedade" aos americanos, assim como fez com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, antes da invasão da Ucrânia.
Se o objetivo da viagem presidencial era mostrar que Bolsonaro não está isolado do resto do mundo, ao faltar na abertura da Cúpula das Américas para comparecer à formatura do curso especial de sargentos, ele mostrou não apenas que está distante de Biden, como do resto da América Latina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz Augusto
2022-06-09 22:03:58O presidente tem fixação por formatura militar em tres anos de mandato ele teve ter presença muito mais marcante em festa militar do que trabalhando no Alvorada e nas horas vagas organiza Bozonata e fala mal do STF
Clayton De Souza PONTES
2022-06-09 19:51:29A matéria esclarwce po tos importantes para entendermos o Bolsonaro, que até no anti americanismo está parecendo com o Lula. Trajédia de chefe, além do estelionato eleitoral. #nemlulanembolsonaro
LÊDA
2022-06-09 18:45:23Biden está em baixa nos EUA. Bolsonaro não está assim no Brasil. Esperamos tenham bons frutos esse encontro entre os dois países. No entanto, no Brasil segue o baile patético do STF.
André
2022-06-09 16:37:37Nossa! Que agenda lotada e importantissima! Nosso presidente é tão trabalhador e ele é uma pessoa tão importante que pode deixar o presidente da maior nação do nosso planeta, em termos de riqueza, PIB, e tecnologia, esperando...Bolsonarrow é ridículo!
Tocqueville
2022-06-09 15:59:00O Sr. Jair Bolsonaro faz um bem enorme para o Sr. Lula da Silva e vice-versa. Tudo pelo desserviço ao pobre povo pagador dos tributos. Temos muita carência de verdadeiros líderes políticos. Mas temos amplo apoio popular para a decência e competência na gestão, legislação e justiça. Essa é a democracia americana que queremos no Brasil.
Nyco
2022-06-09 14:31:18Os jumentos(as lobotomizados e unineuroniais vão à loucura com o nosso PR., que não se impressiona nem uma vírgula com o PR americano, aquele que saiu na base do corridão lá do Afganistão (puta vergonheira) e, que assiste o Putin "Mini-Saia" fazer o que bem entende com os países fronteiriços da Rússia. __ Enfim temos um PR cuiúdo, ogro e pé na porta.
Marconi
2022-06-09 13:40:37Bolsonaro está distante do mundo real... Vive no metaverso...
Dulce
2022-06-09 12:54:24Bolsonaro sempre fazendo o papel errado. Como político é um ótimo canastrão. Capacidade cognitiva zero.
Ronalde Segabinazzi
2022-06-09 12:52:50Biden, que detesta Putin, recebe Bolsonaro que adora Putin e detesta Biden
Carlos Airton Santiago Cardoso
2022-06-09 12:37:31Crusoé sempre contra o Presidente. Bolsonaro2022.