Rússia manda mais fertilizantes e Jair Bolsonaro lembra de sua visita a Putin
O presidente Jair Bolsonaro vangloriou-se nesta segunda, 30, de ter garantido o fornecimento de fertilizantes ao Brasil com sua visita ao presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), no dia 16 de fevereiro, oito dias antes da invasão da Ucrânia. "Graças à nossa ida à Rússia, em fevereiro, o Brasil recebe fertilizantes a tempo para a...
O presidente Jair Bolsonaro vangloriou-se nesta segunda, 30, de ter garantido o fornecimento de fertilizantes ao Brasil com sua visita ao presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), no dia 16 de fevereiro, oito dias antes da invasão da Ucrânia.
"Graças à nossa ida à Rússia, em fevereiro, o Brasil recebe fertilizantes a tempo para a próxima safra de soja", escreveu Bolsonaro nas redes sociais.
As últimas estatísticas do setor mostram que a Rússia enviou 112% mais fósforo ao país em abril do que no mesmo mês do ano passado. Foi uma boa contribuição.
De janeiro até o final de março, a queda geral na importação de fósforo estava em 40%, na comparação com o mesmo período de 2021. Com a inclusão de abril na conta, o déficit caiu para 15%, segundo dados da StoneX, uma consultoria do mercado agrícola.
A ajuda de Putin também fez subir a participação da Rússia no negócio. Ao longo deste ano, o país de Putin representou 52% do fósforo importado pelo Brasil, uma fatia maior que a de 31% em 2021.
"A viagem de Bolsonaro à Rússia possivelmente ajudou. Pelos números, vemos que um volume grande de fertilizantes foi prioritariamente embarcado para o Brasil. De alguma maneira, entramos na frente da fila", diz Marcelo Mello, diretor de fertlizantes da StoneX.
Fósforo e potássio são os dois fertilizantes mais importantes para a safra verão, que começa a ser plantada em setembro.
Talvez teria sido possível ao Brasil garantir esse suprimento russo apenas com tratativas diplomáticas, sem a visita do presidente a Moscou, onde sua presença foi usada por Putin. Contudo, essa hipótese não tem como ser provada, e Bolsonaro não perdeu tempo para fazer uso eleitoral das cargas embarcadas pela Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bartolomeu
2022-05-31 21:28:58Fertilizantes das mãos sujas de sangue, de um assassino. Nem ladrao, nem traidor mentiroso e covarde!
Bruno
2022-05-31 13:02:27Simplesmente tosco não substituir a Rússia, um país terrorista e estripador, neste comércio.
Luiz
2022-05-31 11:59:18AFINAL QUANDO É QUE VOCES VAO ADMINTIR ALGUMA ACAO POSITIVA DO GOVERNO BOLSONARO. SAO VERDADEIROS NEGACIONISTAS E LUTAM CONTRAM OS INTERESSES DOS BRASILEIROS O TEMPO TODO. CHEGA !!!!!!!!
PAULO CEZAR DE OLIVEIRA
2022-05-30 21:28:35Dois aspectos curiosos envolvendo JB. 1⁰) A lista de quem o ataca contém uma grande maioria com reputação muito suja. Isso pode fazer com que indecisos sejam compelidos a votar nele! 2⁰) JB, se aceitasse assistir 3 vídeos exibidos na Internet, versando sobre Língua Portuguesa, poderia melhorar sua comunicação a ponto de parar de perder votos. Quem sabe, até conquistar alguns. Mas enfim... Um candidato se orgulha de nunca ter lido um livro. Outro, parece, leu até entrar para a caserna. E parou.
Marcello
2022-05-30 17:19:54JB apertando a mão, todo sorridente, do ditador cretino responsável pelo assassinato de dezenas de milhares de cidadãos ucranianos! Há outras opções, que não a Rússia, para resolver a questão dos fertilizantes. Lamentável!
Maria
2022-05-30 16:55:39No país dos Donos do Agronegócio, os números impressionam: mais de 116 milhões de pessoas conviviam com algum grau de insegurança alimentar, dos quais 43,3 milhões não tinham alimentos suficientes e 19 milhões passavam fome.
Nyco
2022-05-30 15:26:09Percebo um xororô e mimimi de perdedores ou é impressão? _ Agradeçam 24hs de joelhos ao presidente que vocês tem, seus vagabundos, ele foi lá e salvou o nosso carro chefe da economia, o agronegócio, só isso.
Maria
2022-05-30 14:07:43Os mais odiados do mundo unidos e de mãos dadas. E Bozó comemorando por dar dinheiro à Rússia para ajudá-la a abater ucranianos. A desumanidade desses sujeitos está muito além do patológico. É monstruosa.
Joao
2022-05-30 13:38:37Insensibilidade com o povo que está perdendo a saída ao mar, tendo milhões que perderam seus lares, em nome do pragmatismo dos negócios, é típico de países dirigidos por pessoas que não tem limites éticos. O nosso (infelizmente) dirigente não está nem aí com o próprio povo, por que se preocuparia com os ucranianos ou com o respeito a liberdade dos povos?
Clayton De Souza PONTES
2022-05-30 13:37:36A situação é controversa, pois os recursos pagos pelos fertilizantes devem estar sendo utilizados pra fortalecer a Rússia na sua invasão à Ucrânia. Nada a comemorar, apesar da possível boa colheita pelo uso desses fertilizantes