Funai vai voltar a demarcar áreas indígenas, aprova comissão
A comissão mista do Congresso que vota o relatório da medida provisória da reforma administrativa na manhã desta quinta-feira, 9, aprovou que a demarcação das áreas indígenas fique sob responsabilidade da Funai, e não do Ministério da Agricultura, como o governo havia acertado com o relator, o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco....

A comissão mista do Congresso que vota o relatório da medida provisória da reforma administrativa na manhã desta quinta-feira, 9, aprovou que a demarcação das áreas indígenas fique sob responsabilidade da Funai, e não do Ministério da Agricultura, como o governo havia acertado com o relator, o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco.
A volta da atribuição à Funai foi aprovada por 15 votos a nove na comissão. A Fundação Nacional do Índio também vai deixar de ficar com o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e voltar para o Ministério da Justiça, Sergio Moro.
A comissão já aprovou hoje que o Coaf saia da pasta de Moro e volte para o Ministério da Economia. Essas decisões ainda têm de passar pelo plenário do Congresso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nelson
2019-05-09 23:56:55Fica claro, que votam não por consciência mas por apenas ser contra qq decisão do governo q os venceu nas eleições. Cambada de gente atoa!
Marco
2019-05-09 20:17:24Um bom trabalho jornalístico seria divulgar os nomes de todos os deputados que estão votando contra uma melhor organização do governo. Assim vamos poder marcar um reencontro com eles nas próximas eleições.
Jose
2019-05-09 19:42:51Funai é importante e as populações indígenas mais ainda. O importante é fortalecer a Funai e não enfraquecê-la. Talvez um militar com perfil rondonista fosse o chefe ideal para a fundação. O Brasil precisa proteger as populações indígenas dos grileiros de terra e outros tipos de deliquentes que fazem parte do ruralismo chucro brasileiro.
Vitor
2019-05-09 17:07:05os bandidos estão ganhando todas
Max
2019-05-09 15:25:40Decisão acertada dessa atribuição ser transferida do Ministério da Agricultura, cujo foco é voltado para o agronegócio e não a preservação étnico-cultural. O Ministério da Justiça poderá ser a pasta mais indicada, mas onde quer que esteja a FUNAI, ela precisa tar em seu quadro servidores comprometidos com a Constituição Nacional, que sejam honestos, especialistas nas demandas e que busquem reduzir a exploração criminosa e os conflitos em áreas de demarcação.
Jose
2019-05-09 15:18:41Onde tem essa merda tem notícia ruím, contra o povo. Fernando Bezerra me lembra norte e nordeste que pouco produzem, me lembra fisiologismo, coronelismo, clãs mafiosas com sobrenomes de Bezerra, Viana, Braga, Jucá, Lobão, Sarney, Collor, Calheiros, Mello, Magalhães, Gomes, Maia. O BRASIL adormecido só tem jeito com uma chacoalhada e implantação de uma DITADURA MILITAR, sem os poucos erros do passado, como aqueles Senadores Biônicos.
Valter
2019-05-09 15:06:24O índio pode meter bala nos invasores de suas terras como defende o 'governo' o direito a sagrado a propriedade?
Alan
2019-05-09 14:23:44A Funai sempre fi um antro de corrupção na demarcação de terras indígenas.........e vai continuar sendo.....a não ser que coloquem só MILITARES no comando para fazer essas demarcações......
PAULO
2019-05-09 13:57:33O congresso esta pedindo para o povo ir a rua exigindo o seu fechamento.
Amelia
2019-05-09 13:39:50FUNAI, TODOS SABEM, é ANTRO de ESQUERDOPATAS !!! e ponham os indios para trabalhar, como os citadinos , pois eles usufruem de TODOS os beneficios custeados com impostos que pagamos, tipo, bolsa familia, BPC, salario maternidade ,etc etc etc!!!