Lula e Bolsonaro: o esqueleto da democracia está podre
As manifestações de Primeiro de Maio, tanto a lulista quanto as bolsonaristas, foram um fiasco. As bolsonaristas estavam bem mais cheias (foto), mas, ainda assim, os adeptos do presidente da República compareceram em número menor do que o esperado pelos organizadores. Lula já não conta nem com a mesma popularidade, apesar de as pesquisas de...
As manifestações de Primeiro de Maio, tanto a lulista quanto as bolsonaristas, foram um fiasco. As bolsonaristas estavam bem mais cheias (foto), mas, ainda assim, os adeptos do presidente da República compareceram em número menor do que o esperado pelos organizadores. Lula já não conta nem com a mesma popularidade, apesar de as pesquisas de intenção de voto o apontarem como o primeiro colocado na corrida para o Planalto, nem com o dinheiro farto dos sindicatos, que perderam a mamata do imposto obrigatório e, assim, não podem patrocinar como antes eventos do PT e adjacências. a pretexto de comemorar efemérides. Falta mortadela. Agradeçam à reforma trabalhista, que os petistas querem revogar, obviamente. Quanto a Jair Bolsonaro, a bandeira de "defesa das liberdades" era vaga demais para atrair multidões interessadas mesmo é em discursos golpistas, como o fechamento do STF. Além disso, o símbolo bolsonarista dessas liberdades, o desclassificado Daniel Silveira, é tão carismático quanto um halteres, para fazer gente perder um domingo de sol por causa dele.
No balanço do dia, nas redes sociais, tanto um lado quanto o outro viram nas manifestações ralas um sinal da fraqueza do adversário. Mas fraca mesmo é a democracia brasileira. Tanto o sistema político quanto o Judiciário encaminharam um regime duramente conquistado há pouco mais de 30 anos para um beco sem saída, como mostram tanto Lula quanto Jair Bolsonaro. O sistema político propiciou que impostores dominassem os partidos políticos, transformando-os em repassadores de dinheiro público que azeitam a engrenagem mantenedora da disfuncionalidade, num arco que vai do fisiologismo à corrupção mais desavergonhada. Os controles externos foram tomados por prepostos dos impostores ou simplesmente desarmados por uma legislação infame, que pune o investigador. Do lado do Judiciário, os tribunais superiores, que se arrogam o papel de defensores da democracia, esvaziaram-na por meio do ativismo político em prol da impunidade desses mesmos impostores e da caça a procuradores e juízes de instâncias inferiores que ousaram denunciar, investigar e prender poderosos.
Cada um à sua maneira, Lula e Jair Bolsonaro são produtos de um sistema político que já não representa mais a sociedade, se é que ainda existe sociedade digna desse nome num país fraturado não pela polarização estúpida, como faz crer o noticiário que acaba encobrindo a realidade nacional, mas pelo salve-se quem puder de uma população que chafurda na miséria material e existencial. O sistema político é o esqueleto da democracia, mas esse esqueleto está podre. Ou ele se regenera, ou a democracia também apodrecerá.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vivian
2022-05-05 11:50:22obrigada por esse artigo
Rita
2022-05-03 19:03:07Grande Sabino sua demonstracaoda em nossa atualidade foi fiel sem por nem tirar, o Brasil esta precisando de grandes reformas que nos apresente ciencia no comando,organizacao e justica, esse conchavos entre 2 individuos nao leva a nada,Esperamos que os dignos anseiosnda sociedade brasileira com relacao a eleicao sejam determinados sem mudancas exdruxulas, nos dando a certeza que puderemos dar o nosso precioso voto a quem acharmos que tenha as necessarias condicoes,nada de exigir esse nem aq
PAULO CHIECCO TOLEDO
2022-05-03 16:10:22Sabino, nada mais a acrescentar em tão clara análise sobre nossa pobre política. Sinto uma depressão que não desata. O STF foi o último bastião perdido, e exatamente pelo PT (Lava Jato e suspensão da condenação após segunda instância). Perderam toda a credibilidade.
Iraci
2022-05-03 16:06:56Parabéns, Mário! Esse texto, e mais especificamente o seu segundo parágrafo, é a análise mais sucinta, clara e perfeita que já li sobre o estado atual da nossa democracia.
Anton
2022-05-03 15:29:43Concordo em genero numero e grau com Mario Sabino, e nos desta sociedade a procura de uma salvacao desta corrupcao , esta a procura de uma terceira via que esta politicalha quer estancar.Estamos a procura de um estadista para salvar o pais,Nos ajudem por favor.
Paulo
2022-05-03 12:42:50Uma perfeita análise do Brasil apequenado
sueli
2022-05-03 12:20:37Parabéns pelo brilhante texto!
Alberto
2022-05-03 12:16:52Desenho completo do nosso sistema político atual, aliada a nossa omissão permanente.
SOS
2022-05-03 11:39:08Infelizmente a sociedade brasileira encontra-se em estado de apatia geral. É tanta decepção com a política, que nunca se renova, sempre os mesmos candidatos, e aquele(s) que aparece(m) para mudar, são ceifados por esses dinossauros. O PODER é o que lhes interessa.
NIVIO
2022-05-03 11:32:11Ainda temos uma alternativa ( João Doria ou Simone Tebet ) que precisam lançar-se com mais força. Sugiro uma bandeira AZUL E BRANCO para as manifestações da 3ª via já que as nossas cores verde e amarelo foram usurpadas e o vermelho não nos representam.