Juiz livra Kassab de parte das acusações da delação da JBS
O juiz eleitoral Marco Antonio Martins Vargas absolveu o ex-ministro Gilberto Kassab (foto) em dois terços dos 16,5 milhões de reais que a J&F, holding que controla o frigorífico JBS, delatou ter repassado de forma ilícita ao dono PSD entre os anos de 2014 e 2016. Kassab foi denunciado em fevereiro do ano passado pela...
O juiz eleitoral Marco Antonio Martins Vargas absolveu o ex-ministro Gilberto Kassab (foto) em dois terços dos 16,5 milhões de reais que a J&F, holding que controla o frigorífico JBS, delatou ter repassado de forma ilícita ao dono PSD entre os anos de 2014 e 2016.
Kassab foi denunciado em fevereiro do ano passado pela Promotoria Eleitoral, acusado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa e caixa dois de campanha. Um irmão do ex-ministro e o tesoureiro do partido, Flávio Chuery, também viraram réus por supostamente atuarem como intermediários dos repasses.
Segundo a denúncia, os pagamentos foram feitos pela companhia dos irmãos Joesley e Wesley Batista por meio de dois contratos com uma empresa da família Kassab, no valor total de 13,5 milhões de reais, e por meio de uma doação eleitoral de 3 milhões de reais ao PSD.
Gilberto Kassab teria recebido 5,5 milhões de reais em 2014, quando se candidatou a senador por São Paulo, por meio de um contrato fictício entre a J&F e a Yapê Consultoria, além de 23 parcelas de 350 mil reais por meio de um contrato superfaturado de aluguel de caminhões, totalizando 8 milhões de reais.
Segundo Wesley Batista, em seu acordo de delação premiada, os contratos eram usados para repassar propina a Kassab em troca da defesa dos interesses da J&F junto ao governo federal. Além de ter sido prefeito de São Paulo entre 2006 e 2012, Kassab foi ministro das Cidades e da Ciência e Tecnologia entre 2015 e 2018, nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer.
Para o juiz eleitoral, contudo, "a acusação não apresenta credibilidade suficiente para sustentar a continuidade da ação penal contra os denunciados" nas acusações envolvendo os pagamentos parcelados de 8 milhões de reais e a doação de 3 milhões de reais feitas ao PSD.
Com a decisão, publicada na terça-feira, 15, Kassab, seu irmão e o tesoureiro do PSD continuam réus apenas na acusação relacionada aos 5,5 milhões de reais pagos pela JBS em 2014.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
JOEL
2022-03-17 14:56:18Eh, no Brasil segundo a nossa justica existe a condicao de parcialmente inocente e parcialmente condenado. Ja teve varios bandidos condenados, posteriormente soltos por excesso de provas. Pra alem de piada pronta, isto significa esculhambacao total da nacao perante o restante do mundo democratico, somos um pais de bananas, e onde nenhum empresario serio de outros paises investira no Brasil das cortes de justica de hoje, alem da corrupcao generalizada entre os poderes da republica. MORO PR ja.
Manoel
2022-03-17 13:32:29Hmmmm…. Com essa riqueza de detalhes, imagino que haja documentação, provas, evidencias, testemunhos, depoimentos, etc.., Como o juiz não conseguiu ver credibilidade? Temos, por acaso, um MP tão ruim assim? Seria o caso de recurso?
Marco
2022-03-17 12:51:31Não é bom termos um país em que os tribunais superiores muitas vezes julgam utilizando o critério da política, pois alguns são indicados por políticos. Temos o exemplo do Queiroz, operador da "rachadinha" da família Bolsonaro, têm quatro partidos políticos lhe oferecendo espaço para ser candidato a deputado federal. Queiroz deveria estar na cadeia junto com o Flávio Bolsonaro, Lula, etc. Agora fica a pergunta: a Lava Jato criminalizou a política, ou colocou políticos bandidos na cadeia?
Homero
2022-03-17 10:51:32Qual é a do Leite? Muito precocemente mostrou o que é. Se tivesse hombridade estaria apoiando o Moro ou propondo um projeto de unificação para a 3a. Via, que a ajudasse a ir para o segundo turno, independente de quem fosse o candidato escolhido!...
JOEL
2022-03-17 10:11:07KD meu comentario! estou sendo sensurado!
Nelson
2022-03-17 08:13:52Porque o Leite está se derramando por ele talvez a gente nunca saberá.
Antonio
2022-03-17 08:03:10"parcialmente absolvidos?" país da piada pronta!
Eduardo
2022-03-17 07:31:19Alguma surpresa? Agora com Moro e Dalagnoll e cia descartados num país explicitamente corrupto e sistematicamente fisiológico (e bota fisiologia nisto!). E, para esse povo 5 milhões são "trocados". Inicialmente uma gorjeta.