Em ritmo de campanha, chefe do serviço secreto propagandeia seu alinhamento com Bolsonaro
Com planos de concorrer a deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem (foto), encorpou o número e o conteúdo de suas publicações nas redes sociais para demonstrar ao eleitorado alinhamento com as bandeiras de Jair Bolsonaro. Embora esteja à frente de um órgão eminentemente técnico...
Com planos de concorrer a deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem (foto), encorpou o número e o conteúdo de suas publicações nas redes sociais para demonstrar ao eleitorado alinhamento com as bandeiras de Jair Bolsonaro.
Embora esteja à frente de um órgão eminentemente técnico e responsável por fornecer ao Planalto e a ministérios informações estratégicas para a segurança de Estado, Ramagem não faz o perfil discreto. O diretor-geral da Abin, aliás, tem se aventurado em assuntos caros à base ideológica de Bolsonaro.
Em 1º de março, ele reforçou o posicionamento de “neutralidade” da gestão Jair Bolsonaro em relação à guerra na Ucrânia, deflagrada pela Rússia. “Posição do PR @jairbolsonaro e de todo seu governo é pela soberania e integridade territorial de todos os países, contra qualquer tipo de agressão ou guerra. ‘O mundo é nossa casa e Deus está acima de todos’. Neutralidade no conflito e equilíbrio para solução em debates e consensos”, escreveu.
Apesar de travestida de isenção, a postura do presidente, na verdade, demonstra simpatia pelo autocrata Vladimir Putin, como mostrou Crusoé. O comportamento de Bolsonaro o aproxima de petistas e chavistas e destoa tanto da posição natural do Ocidente quanto da tradição pacifista e multilateralista da diplomacia brasileira.
Como em um jogo de cartas marcadas, Alexandre Ramagem, que é delegado da Polícia Federal, ainda usou o conflito na Ucrânia para defender a liberação da mineração em terras indígenas no Brasil. Nos últimos dias, Bolsonaro classificou a proposta como essencial para o país ampliar a exploração de fontes de potássio e se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes que, hoje, são fornecidos por companhias russas.
Na sexta-feira, 4, o líder do governo na Câmara chegou a anunciar que havia proposto a votação em regime de urgência do projeto que regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas.
“Em 2016, dep. @jairbolsonaro buscava apoio à autossuficiência do agronegócio, para nossa segurança alimentar. Necessárias ações legislativas a evitar dependência internacional de insumos que existem em abundância no Brasil. Exploração sustentável de recursos em terras indígenas”, escreveu Ramagem nas redes.
O diretor-geral da Abin não se acanhou nem mesmo em celebrar a decisão da Procuradoria-Geral da República ao STF de pedir o arquivamento de um inquérito que mira Bolsonaro pela divulgação de uma investigação sigilosa sobre um ataque hacker ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral, ocorrido em 2018. Na manifestação encaminhada ao STF, Aras discordou da Polícia Federal, que viu na atitude do presidente a prática do crime de violação de sigilo funcional. “O ordenamento e a segurança jurídica agradecem”, comemorou o delegado.
Ramagem faz parte do seleto time de homens de confiança de Jair Bolsonaro. Os dois se aproximaram em 2018, quando o delegado coordenou a equipe de segurança do então deputado federal e candidato ao Planalto. Desde então, o alinhamento cresceu -- e o diretor-geral da Abin não faz a menor questão de escondê-lo.
Ele chegou a ser nomeado para comandar a Polícia Federal em 2020, mas o ministro Alexandre de Moraes barrou a posse. À época, o STF havia acabado de autorizar a abertura de um inquérito para investigar a suposta interferência política de Bolsonaro na corporação, denunciada por Sergio Moro ao deixar o posto de ministro da Justiça e Segurança Pública.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elda Aparecida Sampaio Mulholland
2022-03-07 12:49:01Si votre plumage ressemble votre ramage...
Odete Nery
2022-03-07 05:44:16Como pode um bolsonarista ser vinculado à """inteligência"""???.....😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.... a pessoa é obrigada a rir!!!!........
Nyco
2022-03-06 22:29:12Atenção todos os ASININOS! __ Já que o presente tema está pausado, corram todos lá no site do _ eleicoesaovivo.com.br_ e confiram o desempenho de seus candidatos após 42 dias de enquete online e 2.276.795 votos computados até o presente momento. Se alguém não tiver candidato, vote no MITO, ele está precisando. 😁😁
Nyco
2022-03-06 22:16:50Os ANTAS criticando as amizades do PR., Aí eu pergunto: É melhor ter amizade com um renomado delegado da PF ou com o Arthur do Val, Renan Santos e Kataguri?
Marcia
2022-03-06 21:29:46Nenhuma linha na Crusoé sobre o saco de m... do Artur babaca do Val????
Hierania
2022-03-06 20:54:31Cruzes!!!…. Isso é um filme de terror! Que lástima!!!…
Odete6
2022-03-06 20:30:28🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 para desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞.TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞
Odete6
2022-03-06 20:29:46🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 para desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞.TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞
Maria
2022-03-06 20:20:33lembram das eleições 2020? quase todos os candidatos apoiados por Bolsonaro perderam eleição. Em 2022 será um pouco pior
Jose
2022-03-06 19:13:45Esse aí não se elege nem para síndico de prédio ilegal controlado por milicianos bozistas. Será massacrado nas urnas por ser cúmplice de genocídio!