Troca-troca partidário começa nesta quinta e negociações políticas se intensificam
A janela partidária das eleições deste ano foi oficialmente aberta nesta quinta-feira, 3. Até o dia 1º de abril, deputados federais e estaduais poderão trocar de legenda, sem nenhum risco de cassação por infidelidade partidária. A expectativa é que haja uma grande migração de parlamentares bolsonaristas para a nova sigla do presidente Jair Bolsonaro, o...
A janela partidária das eleições deste ano foi oficialmente aberta nesta quinta-feira, 3. Até o dia 1º de abril, deputados federais e estaduais poderão trocar de legenda, sem nenhum risco de cassação por infidelidade partidária. A expectativa é que haja uma grande migração de parlamentares bolsonaristas para a nova sigla do presidente Jair Bolsonaro, o PL, e para outras agremiações da base aliada do governo, como o Progressistas.
As regras para a troca de partidos, no entanto, devem ser seguidas à risca, para que não haja questionamentos judiciais. Por exemplo, sob risco de ser cassado por infidelidade partidária, o vereador Carlos Bolsonaro, do Republicanos, filho 02 do presidente, não poderá trocar de sigla nem mesmo durante a janela partidária.
Isso porque a liberação para a troca de partidos só vale para cargos em disputa este ano, ou seja, para deputados federais e estaduais. Governadores, senadores e o presidente da República podem trocar de partido a qualquer momento.
A janela eleitoral consta da Reforma Eleitoral de 2015 e virou uma alternativa para a troca de partido depois que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que o mandato pertence às siglas, e não ao candidato eleito. Essa decisão do TSE foi a que estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
JO EL
2022-03-03 11:33:31Vai comecar o leilao das conveniencias e do quem tem mais grana na sacola do assalto a sociedade chamado FUNDOES PARTIDARIO E ELEITORAIS. Eita politicoszinhos safados e vagabundos estes que a maioria de nos escolhemos. porisso digo, nao a reeleicao, voto distrital, reforma politica total. O povo querendo pode obriga-los a fazer. So ir pra rua.
Jose
2022-03-03 11:18:42Os Bozistas enrustidos não sabem o que fazem. Eles sabem de antemão que o Bozo será massacrado nas urnas, mas ao mesmo tempo querem garantir uma parte do roubo que será feito até o final do ano. É tudo uma questão de curto vs. longo prazo. Como eles são beócios, optarão pelo curto prazo, kkkkkkkkkk. Bozistas são animalescos!