Carlos França recebe ligação de secretário de Estado dos EUA para tratar da guerra
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França (foto), recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, uma ligação do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia. As informações foram divulgadas pelo Itamaraty, que se referiu ao conflito como uma "grave crise de segurança". "Os ministros discutiram o que...
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França (foto), recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, uma ligação do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia.
As informações foram divulgadas pelo Itamaraty, que se referiu ao conflito como uma "grave crise de segurança". "Os ministros discutiram o que é possível fazer para encerrar as operações militares em curso, restaurar a paz e impedir que a população civil continue a sofrer as consequências do conflito", disse o órgão, nas redes sociais.
O governo brasileiro não condenou a invasão do território ucraniano publicamente. Em nota divulgada na quinta-feira, o Itamaraty limitou-se a apelar pela "suspensão imediata das hostilidades" na Europa e pelo início de negociações por uma "solução diplomática".
O vice-presidente Hamilton Mourão foi o único a adotar um tom duro contra a Rússia. O general da reserva declarou que o Brasil não concorda com a invasão e avaliou que somente sanções econômicas não serão suficientes para conter as investidas de Vladimir Putin, sendo necessário o uso da força.
Horas depois, porém, Jair Bolsonaro desautorizou o vice e disse que o general deu uma "peruada" ao falar em nome do Brasil sobre uma crise internacional. "O artigo 84 da Constituição diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente e o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final. Então, com todo respeito a essa pessoa que falou isso -- e eu vi as imagens --, ela está falando algo que não deve, que não é de competência dela", disparou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elival
2022-02-26 13:04:33Moro e Mourão. Espero e desejo que o povo gaúcho elejão senador esse bravo brasileiro
Maria
2022-02-26 11:28:29MORO PRESIDENTE 2022!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Fernao
2022-02-26 01:17:13Bolsonaro mas uma vez esta correto Em tempos de grave conflito internacional o Brasil deve ter uma só voz e essa voz é da do Presidente da Republica Eleito Democraticamente
Claide
2022-02-25 17:11:25CALA-TE BOCA! ESTAMOS TODOS FERRADOS COM AS FERRADURAS QUE NOS DESGOVERNAM...PAZ..GENTE..PAZ...PELO MENOS FALEM ISTO..NÓS BRASILEIROS NÃO QUEREMOS GUERRA.
Fnc
2022-02-25 16:44:52Nessa história, os EUA são os verdadeiros meliantes. Por quê incentivar otan no quintal do outro? Ele gostaria que Rússia colocasse base militar em Cuba? Do lado americano tudo é normal, do outro lado é agressão. Vão tomar no CU.
MARCIO
2022-02-25 15:14:04O Brasil ficou do lado da Rússia graças ao Nero, não tem mais jeito
Jane
2022-02-25 15:03:19Bem feito para o general Mourão, que até agora comportou-se de maneira - diria - bem covarde, diante desse demente que está na presidência e não governa.
PAULO
2022-02-25 14:55:46É inacreditável estarmos do lado da escória mundial, no estrupo da Ucrânia. É revoltante assistir o sofrimento das crianças ucranianas, e saber que o VAGABUNDO DO BOLSONARO, compactua com isso. Esse verme tem que ser interditado. Somos aliados dos USA. Jamais estaremos ao lado dos vermes russos. BOLSONARO NÃO ME REPRESENTA. Eu estou em guerra contra à Rússia.
Thalles
2022-02-25 12:49:28Bolsonaro é um psicopata e egocêntrico.
Thalles Telles Pereira Gonçalves
2022-02-25 12:37:41É melhor o Mourão assumir a presidência, mas o impechment não vai chegar no Bolsonaro.