Crusoé
15.10.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Ucrânia é invadida em três frentes e conta 40 mortos; Otan estuda acionar Artigo 4

    A Rússia tem bombardeado ao menos cinco cidades da Ucrânia desde a madrugada desta quinta, 24. Uma coluna de tanques entrou pelo norte, pela Belarus, com destino à capital Kiev. O país também está sendo invadido pelo leste e pelo sul, pela península da Crimeia, ocupada pelos russos em 2014. Segundo o governo ucraniano, 40...

    Redação Crusoé
    6 minutos de leitura 24.02.2022 08:38 comentários 5
    Kiev sob ataque
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A Rússia tem bombardeado ao menos cinco cidades da Ucrânia desde a madrugada desta quinta, 24. Uma coluna de tanques entrou pelo norte, pela Belarus, com destino à capital Kiev. O país também está sendo invadido pelo leste e pelo sul, pela península da Crimeia, ocupada pelos russos em 2014.

    Segundo o governo ucraniano, 40 pessoas morreram nas primeiras horas do que foi considerada uma "guerra total". Kiev está sendo alvo de bombardeios de artilharia. Mísseis atingiram vários prédios públicos, como o Ministério da Defesa (foto). Nas avenidas da cidade, há um enorme congestionamento de carros querendo deixar a cidade. Pessoas levaram malas para as estações de metrô, para se proteger de ataques. O aeroporto de Hostomel, a 15 minutos da capital, foi atacado por helicópteros russos e está sob controle da Rússia.

    Nas últimas horas, a Ucrânia afirmou que conseguiu reconquistar a cidade portuária de Mariupol, ao leste do país. Batalhas intensas continuam ocorrendo em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, e perto da península da Crimeia. As Forças Armadas divulgaram que derrubaram seis aviões e um helicóptero russos. "Não, isso não é uma invasão russa somente no leste da Ucrânia, mas um ataque total em diversas direções. Não, a defensa da Ucrânia não colapsou. O Exército da Ucrânia assumiu a briga. A Ucrânia está de pé com os dois pés no chão e continua se defendendo", disse o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

    De madrugada, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou pela televisão o início da invasão. Putin estava com o mesmo terno e gravata da transmissão de anteontem, o que sugere que o vídeo tinha sido gravado anteriormente. "A tentação de se intrometer nos eventos em andamento levará a consequências que vocês nunca viram na história", disse Putin. O presidente acusou o Ocidente de transformar a Ucrânia em algo "hostil contra a Rússia, em nossos próprio território histórico." Putin também prometeu que irá defender o povo que tem sido vítima do regime de Kiev e "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia".

    Na narrativa criada por Putin para justificar a invasão, e que tem sido ecoada pelo aparato de propaganda russo em todo o mundo, afirma-se que a população ucraniana está sendo vítima de um genocídio, o que é totalmente falso. "Toda a responsabilidade por um possível derramamento de sangue será total e completamente da consciência do regime que governa o território ucraniano."

    Pouco depois, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, que é judeu, respondeu às falas de Putin. “Como pode um povo que deu mais de 8 milhões de vidas pela vitória sobre o nazismo apoiar o nazismo? Como posso ser nazista? Diga isso ao meu avô, que passou toda a guerra na infantaria soviética, depois morreu coronel na Ucrânia independente”, disse ele.

    Em sua conta no Twitter, Zelensky escreveu: "A Rússia atacou traiçoeiramente nosso estado pela manhã, como a Alemanha nazista fez na Segunda Guerra Mundial. A partir de hoje, nossos países estão em lados diferentes da história mundial. A Rússia embarcou em um caminho do mal, mas a Ucrânia está se defendendo e não desistirá de sua liberdade, não importa o que Moscou pense".

    Zelensky falou sobre as visitas que fez às regiões de Donetsk e Luhansk, que foram declaradas estados soberanos por Putin. “Estou falando russo, mas ninguém na Rússia entende o que são esses lugares, ruas e eventos. Esta é a nossa terra e a nossa história. Pelo que vocês estão lutando? E com quem?", disse Zelensky. “Vamos nos defender. Quando você atacar, verá nossos rostos, não nossas costas.”

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou um comunicado nas redes sociais e deve dar uma declaração esta tarde. "As orações de todo o mundo estão com o povo da Ucrânia nesta noite, que sofre um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas. O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. Só a Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia", escreveu Biden. Ele afirmou que iria se encontrar com os aliados do G7 e da Otan nesta quinta "Esta noite, (minha esposa) Jill e eu estaremos orando pelo corajoso e orgulhoso povo da Ucrânia."

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu as sanções mais duras possíveis. "Condenamos este ataque bárbaro e os argumentos cínicos que estão sendo usados ​​para justificá-lo”, disse Ursula, que falou em sanções maciças e estratégicas contra o Kremlin ainda hoje, para prejudicar a capacidade de financiar a guerra. “Não permitiremos que o presidente Putin substitua o estado de direito, pelo governo da força e crueldade. A Ucrânia vai prevalecer.”

    Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia, todos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, pediram que a aliança acione o Artigo 4. O texto diz que "As partes irão se consultar sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma delas esteja ameaçada". Esse Artigo 4 já foi acionado seis vezes desde que a Otan foi criada, em 1949. Em duas delas, a Otan respondeu enviando ajuda militar para o país em perigo. O Artigo 4 é separado do Artigo 5, que estabelece que um ataque contra um dos membros é considerado um ataque contra todos.

    Diários

    O apoio "total e completo" de Trump a Milei

    Redação Crusoé Visualizar

    Deus existe até para os chineses, Lula?

    João Pedro Farah Visualizar

    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Duda Teixeira Visualizar

    O egocêntrico "Acordo de Paz de Trump"

    Duda Teixeira Visualizar

    A treta entre os 'prezados' Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro

    Redação Crusoé Visualizar

    Trump não gostou da foto de capa da 'Time'

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A aposta de Novo Nordisk contra o Alzheimer

    A aposta de Novo Nordisk contra o Alzheimer

    Visualizar notícia
    A guerra dos clãs de Gaza contra o Hamas

    A guerra dos clãs de Gaza contra o Hamas

    Visualizar notícia
    A treta entre os 'prezados' Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro

    A treta entre os 'prezados' Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Líder da oposição cubana se exila nos EUA

    Líder da oposição cubana se exila nos EUA

    Visualizar notícia
    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Visualizar notícia
    O bolsonarismo encolheu

    O bolsonarismo encolheu

    Visualizar notícia
    O egocêntrico "Acordo de Paz de Trump"

    O egocêntrico "Acordo de Paz de Trump"

    Visualizar notícia
    O papel histórico de Trump no Oriente Médio

    O papel histórico de Trump no Oriente Médio

    Visualizar notícia
    Os destaques no discurso de Trump em Israel

    Os destaques no discurso de Trump em Israel

    Visualizar notícia
    Todos os agrados de Jorge Messias a Lula

    Todos os agrados de Jorge Messias a Lula

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Estados Unidos

    Guerra

    Joe Biden

    Kiev

    Otan

    Rússia

    Ucrânia

    Ursula von der Leyen

    Vladimir Putin

    Vladimir Zelensky

    < Notícia Anterior

    Governo cancela uso de veículos militares pelo programa Mais Médicos

    24.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Bolsonaro silencia sobre ataques russos e presidenciáveis repudiam ofensiva

    24.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (5)

    Alessandro

    2022-02-24 17:27:45

    Comédia… sanções e orações 😳😨 ORAÇÕES? Rsrsrsrsrs Fé demais não cheira bem. Contra o Vietnã, o Iraque o Afeganistão, bombas; contra o Chapolin coreano, bravatas (afinal, qual o verdadeiro poder da formiga atômica?); e contra uma potência nuclear… orações‼️🤷🏻‍♂️🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Sejamos práticos, ninguém - ninguém mesmo - quer se arriscar a levar uma “Tsar Bomb” na telha… Ivan você é mesmo “O Terrível”.


    FERNANDO

    2022-02-24 12:39:37

    O anão de jardim assassino tem tudo pra fazer do mundo uma grande fogueira nesse momento. É de se perguntar: o que a esquerda boçal de nosso país acha dessa invasão? Quanto ao doido do palácio do planalto, que se disse solidário com o anão, ninguém mais leva ele a sério. Penso que a saída mais honrosa ao Brasil seria se manifestar através das "autoridades" contra o anão sanguinário putin. Ao menos isso, para manter o pouco de dignidade que ainda resta perante o mundo.


    Globo esselixo

    2022-02-24 10:38:19

    Vai dar em nada! Uma simples invasão! O mundo e muito maior q essa idiotice!


    MARCIO

    2022-02-24 09:05:23

    A Gadolândia que apoia o Putin e disse que Nero fez a paz lá vão pagar caro por tudo isso, o gado brincou com mort.es e guerra novamente, no final isso pode acontecer contra eles mesmos.


    Jose

    2022-02-24 08:48:08

    O que apareceria ser uma recuperação global após a pandemia está indo para o brejo. O mundo está entrando novamente em uma nova crise séria. Os efeitos são imprevisíveis. Apertem o cinturão e preparem-se para o pior.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (5)

    Alessandro

    2022-02-24 17:27:45

    Comédia… sanções e orações 😳😨 ORAÇÕES? Rsrsrsrsrs Fé demais não cheira bem. Contra o Vietnã, o Iraque o Afeganistão, bombas; contra o Chapolin coreano, bravatas (afinal, qual o verdadeiro poder da formiga atômica?); e contra uma potência nuclear… orações‼️🤷🏻‍♂️🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Sejamos práticos, ninguém - ninguém mesmo - quer se arriscar a levar uma “Tsar Bomb” na telha… Ivan você é mesmo “O Terrível”.


    FERNANDO

    2022-02-24 12:39:37

    O anão de jardim assassino tem tudo pra fazer do mundo uma grande fogueira nesse momento. É de se perguntar: o que a esquerda boçal de nosso país acha dessa invasão? Quanto ao doido do palácio do planalto, que se disse solidário com o anão, ninguém mais leva ele a sério. Penso que a saída mais honrosa ao Brasil seria se manifestar através das "autoridades" contra o anão sanguinário putin. Ao menos isso, para manter o pouco de dignidade que ainda resta perante o mundo.


    Globo esselixo

    2022-02-24 10:38:19

    Vai dar em nada! Uma simples invasão! O mundo e muito maior q essa idiotice!


    MARCIO

    2022-02-24 09:05:23

    A Gadolândia que apoia o Putin e disse que Nero fez a paz lá vão pagar caro por tudo isso, o gado brincou com mort.es e guerra novamente, no final isso pode acontecer contra eles mesmos.


    Jose

    2022-02-24 08:48:08

    O que apareceria ser uma recuperação global após a pandemia está indo para o brejo. O mundo está entrando novamente em uma nova crise séria. Os efeitos são imprevisíveis. Apertem o cinturão e preparem-se para o pior.



    Notícias relacionadas

    O apoio "total e completo" de Trump a Milei

    O apoio "total e completo" de Trump a Milei

    Redação Crusoé
    15.10.2025 07:47 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Deus existe até para os chineses, Lula?

    Deus existe até para os chineses, Lula?

    João Pedro Farah
    14.10.2025 21:35 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Duda Teixeira
    14.10.2025 12:48 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O egocêntrico "Acordo de Paz de Trump"

    O egocêntrico "Acordo de Paz de Trump"

    Duda Teixeira
    14.10.2025 11:08 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso