Bolsonaro na Rússia: Deus, família e pedido pela paz
Após um encontro de quase duas horas em Moscou nesta quarta, 16, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o russo Vladimir Putin deram uma declaração à imprensa (foto). "Compartilhamos valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários a todos aqueles países que querem esse empenho pela paz", disse...
Após um encontro de quase duas horas em Moscou nesta quarta, 16, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o russo Vladimir Putin deram uma declaração à imprensa (foto).
"Compartilhamos valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários a todos aqueles países que querem esse empenho pela paz", disse Bolsonaro, mexendo nervosamente nos papéis.
Bolsonaro não citou a crise na Ucrânia, país que está cercado por 150 mil soldados russos e teme uma invasão. Mas o presidente fez declarações em defesa do direito internacional e da soberania dos estados.
"Temos uma colaboração intensa nos principais foros internacionais, como o Brics, o G20 e as Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos estados, o respeito ao direito internacional e a carta das Nações Unidas", disse Bolsonaro.
Bolsonaro também fez um agradecimento a Putin citando a questão ambiental. "Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, quero agradecer a sua intervenção que sempre esteve ao nosso lado em defesa da soberania, muito obrigado", disse Bolsonaro. A frase parece ter sido um comentário sobre uma declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, que em 2019 cogitou que fosse dado um "status internacional" para a Amazônia.
Ao final de sua fala, Bolsonaro voltou a fazer um pedido pela paz. "O mundo é a nossa casa, e Deus está acima de todos nós. Pregamos a paz e respeitamos todos aqueles que agem dessa maneira, afinal de contas, esse é o interesse de todos nós: paz pelo mundo", disse o presidente.
Ao não falar de improviso, o presidente brasileiro evitou trapalhadas, como a que cometeu horas antes, quando disse que o Brasil era solidário com a Rússia, sem explicar em quê.
"Bolsonaro foi muito mais cauteloso do que normalmente é. Nada na sua fala foi improvisado, e ele parecia muito preocupado em seguir o que estava nos papéis", diz Heitor Erthal, pesquisador da política externa do Observatório de Regionalismo. "Como qualquer falha poderia ser vista como uma tomada de posição no conflito com a Ucrânia, ele seguiu aquilo que é a tradição diplomática brasileira. Considerando o seu governo, foi um ponto fora da curva."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Suzane
2022-02-17 10:45:39Ah, é! "Nós respeitamos a soberania das nações"!!! Putin respeita tanto essa soberania que, em 2014, invadiu a Crimeia três ou quatro meses após os ucranianos terem conseguido depor Yanukóvytch para conquistarem o direito de pertencerem à UE!!! É assim que aquele Satanás age! E agora ameaça invadir a Ucrânia pra evitar que ela tenha o direito de ingressar na OTAN e obter defesa contra esse vizinho desgraçado! É com esse Satanás que Bolsonaro quer fazer aliança de defesa???'É um absurdo!
Globo esselixo
2022-02-16 21:41:31Kkkkk bolso.22 elas estão desesperadas! STF , mídia canalha!; Esquerdopatas! Kkkk e bolso 22 aceita q dói menos!
Odete6
2022-02-16 20:00:21Ora, ora, ora... imagine a força que fez o Itamaraty pra conseguir - pela metade - amarrar a boca infame desse acéfalo!!!!
Odete6
2022-02-16 19:54:02Que subespécie repugnante essa de ladrobolsonéscios e ladrolulopetralhas!!!! É impressionante o fanatismo doentio, a indecência, a perversidade, a capacidade de mentir deslavadamente, a dissimulação, as armações à sorrelfa e, a conduta eivada de baixezas em último grau com que atacam a candidatura do 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!!!🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 É estarrecedor o baixo nível predatório e envenenador dessa subespécie amaldiçoada e de como odeiam o BRASIL e o POVO BRASILEIRO!!!!!!
Palhaço Bozo
2022-02-16 16:29:49Bozolulista desmiolado.
Nilson
2022-02-16 16:03:52Pelo menos seguiu o protocolo da diplomacia, agora se tem uma coisa que nem comunista e nem socialista acreditam é em Deus, todos eles são ateus. Na filosofia e no regime politico deles, familia e religiosidade são uma trava pro regime e por isto perseguidos, o único onipotente é o ditador e seus apoiadores onde a corrupção é prato do dia a dia. O resto é hipocrisia de esquerdopata que diz que é democrata, papo pra boi dormir....
AIRTON
2022-02-16 15:55:54A Putinha do Putin se comportou como uma cadelinha adestrada.
Jose
2022-02-16 14:38:16Bozogenocida pecando de novo. Usando o nome de Deus em vão para promover as obras do satanás. Ele gosta mesmo de familia. Teve três e todas foram envolvidas, de uma forma ou de outra, com a indústrias familiar das rachadinhas. O Bozogenocida não engana mais..Acabou! Acabou!
José Luiz Perez
2022-02-16 13:21:15Ele acha que falar muito em Deus lhe dá carta branca para cometer todas as atrocidades que já fez.
MARCIO
2022-02-16 12:51:33Putin, um ex espião da KGB, acreditar em Deus e ser a favor da família skskskkss no que essa humanidade se tornou kzkz