MPF apura se PRF abusou de autoridade contra manifestantes em viagem de Bolsonaro
O Ministério Público Federal em Rondônia abriu um procedimento para investigar se agentes da Polícia Rodoviária Federal cometeram abuso de autoridade e cercearam manifestações durante uma visita de Jair Bolsonaro a Rondônia, na última quinta-feira, 3. O órgão instaurou o processo após vídeos mostrarem um momento em que policiais pediram que manifestantes guardassem cartazes de...
O Ministério Público Federal em Rondônia abriu um procedimento para investigar se agentes da Polícia Rodoviária Federal cometeram abuso de autoridade e cercearam manifestações durante uma visita de Jair Bolsonaro a Rondônia, na última quinta-feira, 3.
O órgão instaurou o processo após vídeos mostrarem um momento em que policiais pediram que manifestantes guardassem cartazes de protesto contra o presidente da República. O MPF pontuou que as imagens indicam que pode ter ocorrido "intimidação" dos cidadãos.
“O regime democrático assegura a livre manifestação do pensamento, podendo os cidadãos se manifestarem pacificamente em desfavor de agentes públicos, políticos. Nos vídeos divulgados há um aparente abuso de autoridade por parte de agentes da PRF com ameaça de condução por desacato, medida desproporcional à manifestação ordeira exposta com faixas em calçadas da via pública”, argumentou o procurador da República Raphael Bevilaqua.
Bevilaqua enviou um ofício ao superintendente da PRF em Rondônia, Rommel Pessoa Dantas, com um pedido de esclarecimentos. O procurador quer saber o motivo da intimidação à uma manifestação pacífica, se a abordagem está descrita como padrão em alguma norma operacional e se houve o mesmo tratamento aos manifestantes que portavam faixas e bandeiras favoráveis ao presidente. O prazo para a resposta é de dez dias úteis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Sônia Adonis Fioravanti
2022-02-05 12:46:43LULA E BOZO RETROCESSO NA JUSTIÇA ,NO COMBATE À COR RUPÇAO E NO FIM DA IMPUNIDADE . OS LÁ DROES E COR RUPTOS UNIDOS CONTRA A 3 VIA
Maria
2022-02-05 10:57:01MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
PAULO
2022-02-05 10:47:55Lula e Bolsonaro se alimentam da ignorância do povo. O que foi o NAZISMO, senão a desilusão com o socialismo. Onde está o governo liberal na economia que foi vendido para o eleitor? O conservadorismo bolsonarista e o socialismo lulista é a mesma coisa. Agora é a PRF que busca cercear a liberdade de protesto, pois Bolsonaro é CORPORATIVISTA. Com Lula será o MST e os sindicalistas. Precisamos nos livrar dessas pragas: Lula e Bolsonaro. cons-CIÊNCIA no voto. Moro Presidente 🇧🇷
Jaime
2022-02-04 21:21:30Não vi o vídeo. Mas penso o seguinte: a PRF não agiria diferente se os manifestantes estivessem fazendo uma manifestação legal. Quando vc expõe um cartaz, por exemplo, em que acusa o Presidente da República de genocida, responsável por mais de 600 mil mortes, está apelando. Quando acusa o Presidente da República de mentiroso, também está apelando. Qualquer acusação que se faça, PRECISA ter seu autor identificado. Acusações a quem quer que seja é permitida, desde que seja feita SEM anonimato.
Nyco
2022-02-04 20:32:23Aquilo não foi nada de importante, apenas 6 ou 7 PTralhas com suas bandeirinhas vermelhas querendo tumultuar, sem nem mesmo saber o porquê. Qdo o policial ameaçou prende-los e conduzi-los por desobediência, eles deitaram o cabelo. PTralhas são seres hediondos, depravados e repugnantes.