Presidente peruano renova gabinete pela segunda vez em seis meses
O presidente do Peru, Pedro Castillo (foto), anunciou nesta segunda, 31, que renovará seu ministério. Será a segunda grande reforma desde que assumiu, em 28 de julho do ano passado, há pouco mais de seis meses. "Como sempre afirmei em meus discursos, o gabinete está sendo constantemente avaliado. Por essa razão, decidi renová-lo e formar...
O presidente do Peru, Pedro Castillo (foto), anunciou nesta segunda, 31, que renovará seu ministério. Será a segunda grande reforma desde que assumiu, em 28 de julho do ano passado, há pouco mais de seis meses.
"Como sempre afirmei em meus discursos, o gabinete está sendo constantemente avaliado. Por essa razão, decidi renová-lo e formar uma nova equipe. Agradeço o apoio de Mirtha Vásquez (primeira-ministra) e dos ministros de estado. Continuaremos no caminho do desenvolvimento para o bem do país", escreveu Castillo nas redes sociais.
A decisão ocorreu depois de uma crise no Ministério do Interior, que cuida da segurança interna. No dia 28 de janeiro, o ministro Avelino Guillén renunciou e reclamou da demissão de oficiais que ocupavam altos cargos na polícia.
"A polícia não pode se dar ao luxo de se desfazer de seus melhores quadros, que se formaram ao longo dos anos. É como um time de futebol, não se pode se livrar de um jogador de futebol de alto nível por capricho", disse Guillén.
Para o advogado peruano Dardo López-Dolz, que foi ministro do Interior no Peru, a nova reforma de gabinete é o corolário de uma disputa interna entre os que querem mudanças radicais e os mais moderados. "Está ocorrendo uma luta entre mencheviques e bolcheviques pelo controle do governo. Esta rodada parece ser vencida pelos bolcheviques, o que deve trazer uma radicalização e um contra-ataque judicial e midiático da esquerda caviar, mais branda", diz López-Dolz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fernao
2022-01-31 19:55:07É bom prod Brasileiros verem o que pode ser a volta da esquerdalha
Jose
2022-01-31 19:03:34Este presidente peruano está mais perdido do que Bozista em um laranjal!