Human Rights Watch pede que Supremo revogue censura a Crusoé
A ONG de Direitos Humanos Human Rights Watch divulgou uma nota nesta quarta-feira, 17, classificando como um "ataque à liberdade de imprensa inaceitável" a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (foto) de censurar a reportagem de Crusoé "O amigo do amigo de meu pai". O texto é assinado pela diretora do...
A ONG de Direitos Humanos Human Rights Watch divulgou uma nota nesta quarta-feira, 17, classificando como um "ataque à liberdade de imprensa inaceitável" a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (foto) de censurar a reportagem de Crusoé "O amigo do amigo de meu pai".
O texto é assinado pela diretora do escritório brasileiro da entidade, Maria Laura Canineu.
"O direito internacional protege de forma especial a liberdade de expressão no contexto do debate público sobre funcionários públicos. A matéria, que veiculou informação sobre uma possível conexão entre o presidente da Suprema Corte e o esquema de corrupção da investigação Lava Jato, se enquadra exatamente nessa circunstância", diz Maria Laura na nota.
A ONG atua desde 1978 no combate às violações de direitos humanos em todo o mundo."O Supremo Tribunal Federal deveria reverter essa decisão, e o ministro encarregado deve se abster de quaisquer novas medidas para censurar ou intimidar os jornalistas que escreveram a matéria e seus veículos", segue o texto.
A íntegra do comunicado segue abaixo:
Declaração de Maria Laura Canineu, diretora do escritório do Brasil da Human Rights Watch.
A decisão de um Ministro do Supremo Tribunal Federal determinando que a revista digital Crusoé e o site de notícias O Antagonista retirem do ar matéria veiculada no dia 12 de abril de 2019 é um ataque à liberdade de imprensa, inaceitável em uma sociedade democrática. Referida decisão também determinou que a Polícia Federal intime os responsáveis dos veículos para prestar depoimento.
O direito internacional protege de forma especial a liberdade de expressão no contexto do debate público sobre funcionários públicos. A matéria, que veiculou informação sobre uma possível conexão entre o presidente da Suprema Corte e o esquema de corrupção da investigação Lava Jato, se enquadra exatamente nessa circunstância. O Supremo Tribunal Federal deveria reverter essa decisão, e o ministro encarregado deve se abster de quaisquer novas medidas para censurar ou intimidar os jornalistas que escreveram a matéria e seus veículos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Magda
2019-04-18 14:35:50Vergonhoso
Fernanda
2019-04-18 12:12:33A censura, a multa, a perseguição à revista Crusoé e ao site O Antagonista são absolutamente inaceitáveis, truculentas, abjetas. É importante que os leitores deixem isso registrado. Desde o início d’O Antagonista fui leitora assídua, bem como assinante da Crusoe desde o pré- lançamento e, apesar de ter me decepcionado muito com as publicações dos últimos meses, deixo aqui o meu apoio. Essa era de trevas há de estar chegando ao fim.
Robbison
2019-04-18 11:09:51Esses senhores estão ferrados. É o fim para eles. Aposte!
Aguia
2019-04-18 10:03:36Minha SUSPEITA é que o Toffoli faz parte da CRUZOÉ, como sócio oculto e tudo isto foi uma jogada publicitária do genial Diogo MAINARD!!!
Thais
2019-04-18 09:29:43Tantos processos para "Mínima"Corte julgar e que caducam ou soltam réus já condenados vem agora censurar a imprensa . Pelo que ganham deveriam estar protegendo a sociedade e não causando conflitos.So nis faz crer que tem é rabo preso
Magda
2019-04-18 05:55:32Marketing maravilhoso para a revista foi essa censura que funcionou certeira. Tal qual o tiro no próprio pé dado pelo STF q é só vergonha atrás de vergonha.
Oswaldo
2019-04-18 03:50:04Acho muito engraçado, se o presidente do senado tem sido o principal escudeiro do STF ? QUEM OU OQUE controlalaria o STF . Me dá impressão que estão fazendo o possível e o impossível para que se envoque o artigo 142 da constituição Federal. Qual seria o motivo ?
Maria
2019-04-18 03:47:52O mais importante está sendo esquecido! O presidente do Supremo citado por delator em situação, aparentemente, de ilegalidade e o sumiço do documento dos autos! Quem vai investigar?
Ricardo
2019-04-18 03:15:49Gilmar está rindo a toa, deixou de ser a bola da vez😂😂😂😂😂
Dione
2019-04-18 02:14:54Pelo menos a Crusoe ganhou visibilidade internacional e o STF também. Vamos contar com isso para reverter esse absurdo.