Moody's diz que bitcoin poderia levar El Salvador à moratória, e presidente 'não dá a mínima'
A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota de El Salvador no início de janeiro. Como o país pretende emitir bônus de dívida em bitcoins, o governo poderia ficar inadimplente caso o valor da criptomoeda aumente no futuro. Segundo a Moody's, há uma grande chance de moratória em julho. Nesta segunda, 17, o presidente Nayib...
A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota de El Salvador no início de janeiro. Como o país pretende emitir bônus de dívida em bitcoins, o governo poderia ficar inadimplente caso o valor da criptomoeda aumente no futuro. Segundo a Moody's, há uma grande chance de moratória em julho.
Nesta segunda, 17, o presidente Nayib Bukele (foto), que compra e vende bitcoins de seu celular, comemorou o rebaixamento de seu país pela Moody's em sua conta no Twitter. "Extra: El Salvador DGAF". A sigla é do inglês don't give a fuck e significa "não dá a mínima".
"O uso do inglês é uma demonstração de que Bukele quer atrair principalmente os estrangeiros que investem em criptomoedas. Ele já não está querendo se comunicar com a população", diz a economista salvadorenha Alejandra Quintanilla, especialista em economia monetária.
O que aumenta a insegurança dos salvadorenhos é que não se sabe de onde o governo está tirando dinheiro para comprar bitcoins, se das reservas ou das contas públicas. Também não se conhece o valor total que já foi adquirido. A conta feita até agora é com base na soma das mensagens que o presidente já publicou no Twitter. O total dá 1.391 bitcoins, o equivalente a 58 milhões de dólares, mas o valor poderia ser maior.
"O governo afirma que está guardando os bitcoins, esperando que eles valorizem no futuro. De vez em quando, o presidente anuncia no Twitter que o governo comprou bitcoins porque o preço estava baixo. O que sabemos, olhando para a flutuação das criptomoedas, é que o governo tem perdido dinheiro com a queda no preço do bitcoin. A fatura já passa dos 14 milhões de dólares", diz Alejandra, que vive em San Salvador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Maria
2022-01-19 18:04:40Por favor : tirem esta notícia do ar para não chegar em Brasília !
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2022-01-19 13:15:52Nossa senhora como tem doido solto cruzes, ele está jogando com o dinheiro do país, quem paga a conta acaso bitcoins cair? deve ter segunda turma lá, senão.....
EMERSON
2022-01-19 12:15:43Acho que é doido.
MARCOS
2022-01-19 11:29:57Só falta o Bolsonaro ou o Lula seguirem nessa onda. MORO PRESIDENTE.