Cresce incômodo no Podemos com deputados bolsonaristas e antivacina
Cresceu o incômodo da ala majoritária do Podemos com a postura de deputados alinhados ao bolsonarismo. O principal foco de críticas é Diego Garcia (foto) — o deputado paranaense não apenas faz campanha aberta contra Sergio Moro, equiparando-o a Lula, como, nas últimas semanas, tem se destacado como um dos principais expoentes do movimento antivacina...
Cresceu o incômodo da ala majoritária do Podemos com a postura de deputados alinhados ao bolsonarismo. O principal foco de críticas é Diego Garcia (foto) — o deputado paranaense não apenas faz campanha aberta contra Sergio Moro, equiparando-o a Lula, como, nas últimas semanas, tem se destacado como um dos principais expoentes do movimento antivacina na Câmara.
As declarações, dizem correligionários, mancham a imagem do Podemos, que evita passos em falso na caminhada de Moro para ganhar musculatura na disputa eleitoral. “O Podemos vinha acostumado com liberdade de ação. Mas agora todos precisamos ter cuidado para andar em coerência com o projeto do nosso presidenciável para o país”, disse um senador a Crusoé, sob reserva.
Na última semana, Garcia participou de transmissões ao vivo ao lado de nomes da ala mais radical do bolsonarismo, como a oncologista Nise Yamaguchi e as deputadas Bia Kicis e Chris Tonietto. Na live com a médica, o parlamentar chegou a dizer que precisaria ser morto para que seus filhos fossem imunizados contra a Covid-19, muito embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha reconhecido a eficácia e segurança, para crianças, da vacina desenvolvida pela Pfizer.
A tabelinha com Kicis e Tonietto aconteceu na última quinta-feira, quando, em um show de desinformação, o deputado afirmou que crianças de 5 a 11 anos seriam usadas como “cobaias” e declarou que a vacinação as colocaria como “gados destinados ao matadouro”. O deputado paranaense ainda prometeu “cobrar” o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, pelo aval à imunização. “Vamos fazer tudo que estiver a nosso alcance para livrarmos nossas crianças de um mal maior”, completou o parlamentar, que assina um projeto de decreto legislativo para sustar a deliberação da agência.
Outro que causa constrangimento dentro do Podemos é José Medeiros, que, mesmo depois do ingresso de Moro no partido, manteve o cargo de vice-líder do governo na Câmara e faz defesas incisivas da gestão de Jair Bolsonaro.
O nome de Medeiros entrou em evidência em maio, quando um assessor de seu gabinete o apontou como um dos culpados pelo atraso na vacinação contra a Covid-19. O assessor fez a declaração em um áudio enviado a um amigo antes de morrer em decorrência do coronavírus.
“Estou com medo. Um filme está passando na minha cabeça. Ele (Medeiros) vem apoiando esse governo genocida. Esse cara vem sabotando essas vacinas desde o início. Já era para ter vacina para todos, para o pessoal da minha idade, mas não tem, e ninguém faz nada nesse país. Um retardado desse Bolsonaro faz o que quer com o povo e ninguém faz nada. Não sei se escapo”, disse na gravação.
No Podemos, o clima é de ansiedade pelo início da janela partidária, prevista para acontecer entre 3 de março e 1º de abril, único período em que deputados podem trocar de legenda sem correr o risco de perder o mandato. De acordo com integrantes da sigla, os dois já deixaram claro que estão de saída. O receio, porém, é com o estrago que podem provocar à imagem do partido até lá.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2022-01-10 05:14:45O Brasil nunca teve tão bem representada a decadência moral e intectual de seus poderes. Essa gente nojenta e torpe tomou de assalto o país e vem se revezando ilesa no acinte ao brasileiro manso.
Silvana Lyra Gomes
2022-01-09 10:36:07Dois exemplos do que não queremos mais para o país. Se o Podemos for esperto, vai aproveitar o momento para se firmar aos olhos do povo, como um partido sério, que seleciona o seu quadro. Esses dois trabalham contra a população.
Maria
2022-01-09 10:08:14MORO PRESIDENTE 2022!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
CARLOS
2022-01-09 08:34:06Se fossem minimamente sérios o conselho de ética expulsava e ainda dava um ta.pa na bun.da
Rogério
2022-01-09 07:46:58Com certeza são deputados BolsoLula contra a #LavaJato. Só devem pensar em Orçamento Secreto, Rachadinhas, Mensalão e Petrolão.
Nyco
2022-01-08 23:56:50O Diego e o Medeiros são parlamentares de primeiríssima linha, ativos, inteligentes e combatentes. Não é por acaso que estão do lado do PR. Bolsonaro, essa 'LENDA' viva que transita entre nós, simples mortais. Quanto a vacinar crianças, sou totalmente contra, o chefe da ANVISA que vá fazer experiências lá nos seus filhos e netos (duvido).
QUEIROZ
2022-01-08 23:39:37Deveria ser expulso. Para parar de falar e fazer merda.
Jose
2022-01-08 22:13:22O Barra Torres colocou o Bozo contra a parede. Ou o delinquente prova que há corrupção na Anvisa ou que se retrate. Como o Bozo é Bozo, ele apenas zurrará e continuará espalhando mentiras para a alegria dos seres bestiais que o seguem.
Jorgell
2022-01-08 20:29:23Deputadozinho pé de chinelo genérico da havaiana
Globolixo
2022-01-08 19:42:16Kkkkkk olha fofoca gente ! Revistinha no seus últimos suspiros!