Caso Transpetro: Barbalho é beneficiado por prescrição e investigação sobre Renan avança
Em razão da prescrição do processo, o ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, reconheceu a impossibilidade de uma eventual punição ao senador Jader Barbalho pela suposta prática do crime de corrupção passiva no inquérito em que ele e Renan Calheiros são investigados por participar de um esquema de fraude em contratos celebrados pela...
Em razão da prescrição do processo, o ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, reconheceu a impossibilidade de uma eventual punição ao senador Jader Barbalho pela suposta prática do crime de corrupção passiva no inquérito em que ele e Renan Calheiros são investigados por participar de um esquema de fraude em contratos celebrados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.
A investigação é baseada em acordos de colaboração premiada em que delatores revelaram irregularidades em acertos firmados entre a estatal e nove empresas, como a Queiroz Galvão e a UTC Engenharia. Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, afirmou que repassou 4,3 milhões de reais a Jader Barbalho.
Apesar da prescrição da ação, Fachin frisou que não estão esgotadas as chances de responsabilização do senador e afirmou que ele ainda pode ser punido, caso a investigação identifique sua participação em outros crimes, como o de lavagem de dinheiro.
"A extinção da punibilidade decorrente da prescrição aqui operada não abarca os fatos delituosos de consumação permanente que eventualmente sejam descobertos", pontuou.
Na outra ponta, o ministro autorizou a prorrogação do inquérito por mais 60 dias para que a Polícia Federal conclua a análise da quebra dos sigilos bancário e fiscal de Renan Calheiros. O emedebista, segundo Sérgio Machado, embolsou 32 milhões de reais em propina desviada de contratos com a Transpetro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Márcia
2021-12-21 13:20:22Tenho vergonha da impunidade no Brasil, é uma afronta a população honesta
Dalton
2021-12-20 14:32:22É uma vergonha essa justiça brasileira, ineficiência é o carro chefe dessa instituição. Todos os poderosos corruptos suas investigações e julgamentos prescrevem.. como roubar compensa nesse país
EMERSON
2021-12-20 14:14:21Precisamos de mais alguma prova sobre a ineficácia de certos órgãos públicos?
Benedicto
2021-12-20 11:05:44Alguém teria que ser responsabilizado quando o processo vai para o arquivo por prescrição.
Eduardo Henrique Dasilva Mattos
2021-12-20 09:59:22vai chagar a hora de renan
Antonio
2021-12-20 09:29:28serão inocentados pela 2 turma do stj
MARCOS
2021-12-19 19:42:47Barbalho e Calheiros, durmam o sono dos justos, enquanto o GM, RL, KM, DT e AM estiverem no STF.
Gilberto
2021-12-19 17:11:45Absurdo que casos que a população aguarda justiça e ressarcimento do dinheiro roubado da população prescrevem o tempo todo, mesmo com provas concretas, mas não, tudo prescreve nesse stf politizado que apesar de custar BILHÕES do nosso dinheiro eles não funcionam para os politicos poderosos e seus parceiros. vergonha, vergonha, vergonha!!! 2022 vou de Sergio Moro e torcer para o Deltan ser o proximo PGR ai sim a justiça volta a andar para frente e não para trás.
Gilnei
2021-12-19 15:23:00"Não podemos se entregar pros home Mas de jeito nenhum amigo e companheiro Não tá morto quem luta e quem peleia" cantava Leopoldo Rassier. Mas que está difícil manter a esperança, está, diante do que acontece na Praça das Três Podridões, em Brasília.
PAULO
2021-12-19 13:20:24Jader Barbalho é corrupto? Renan Calheiros é corrupto? O ex-presidiário Lula é corrupto? Flávio Bolsonaro é corrupto? Eu gostaria que os ministros do STF, me respondessem essas perguntas. Se ninguém é culpado até o trânsito em julgado, uma JUSTIÇA POLÍTICA que não julga ninguém, serve para quê? Por favor, parem de comer lagosta e beberem champanhe, desçam da Torre de Marfim, e nos digam: Para quê vocês servem? Moro Presidente 🇧🇷