Fux: STF buscou salvar vidas, 'valorizando a ciência e rechaçando o negacionismo'
Em um discurso de encerramento das atividades de 2021, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), afirmou nesta sexta-feira, 17, que a corte priorizou processos que "visavam salvar vidas e garantir a saúde dos brasileiros, sempre valorizando a ciência e rechaçando o negacionismo". A declaração ocorre em meio a uma cruzada do governo Jair...

Em um discurso de encerramento das atividades de 2021, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), afirmou nesta sexta-feira, 17, que a corte priorizou processos que "visavam salvar vidas e garantir a saúde dos brasileiros, sempre valorizando a ciência e rechaçando o negacionismo".
A declaração ocorre em meio a uma cruzada do governo Jair Bolsonaro contra medidas sanitárias voltadas ao controle da pandemia. No mais recente dos movimentos, a Advocacia-Geral da União recorreu da decisão do ministro Luís Roberto Barroso que impôs a obrigatoriedade da exigência do passaporte da vacina para a entrada de estrangeiros no país. O plenário chegou a formar maioria para referendar a liminar, mas o julgamento acabou interrompido por um pedido de destaque de Kassio Marques, primeiro indicado de Jair Bolsonaro à corte.
"Também priorizamos casos que velassem pela segurança jurídica na economia, na educação e nas relações de contrato e de trabalho, contribuindo para que os brasileiros tivessem um ambiente de previsibilidade mínima para retomarem ou reconstruírem seus projetos de vida", prosseguiu Fux.
O presidente do STF ainda rememorou ataques sofridos pelo Judiciário, em um ano em que aliados do presidente ameaçaram ministros e pregaram a destituição de integrantes da corte e que o próprio Jair Bolsonaro tornou-se investigado pela promoção de desinformação sobre o sistema eleitoral.
Fux declarou que as "ameaças retóricas foram combatidas com a união e coesão dos ministros e as ameaças reais, enfrentadas com posições firmes e decisões corajosas". "Os ministros tiveram sensibilidade e sensatez para colocar a defesa das instituições e da democracia brasileira à frente de quaisquer outros objetivos. O STF demonstrou por atos, palavras e julgamentos que está comprometido com a Constituição Federal", completou.
O ministro disse entender que "a democracia venceu", porque houve o convencimento da população sobre a importância do regime para as liberdades e igualdades. "No mesmo tom, o STF se manteve altivo e firme na defesa da Constituição e das instituições democráticas. Não é demais lembrar, todavia, que essa Suprema Corte seguirá sempre atenta às necessidades do Brasil neste próximo ano, estando pronta para agir e reagir quando preciso for, sempre respeitando e fazendo respeitar as leis e a Constituição."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
José
2021-12-17 21:21:56Paladinos … salvadores? Aonde? Enterraram a moralidade faz tempo, utilizaram a pandemia para enterrar a Lavajato. Pirotecnia
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-17 16:13:03o STF hoje tristemente é o algoz do Brasil e já TUTELA a República para entregá-la ao ladrão criminoso que de forma absurda e criminosa impunizaram . a nação agoniza sob tanto lixo lama e vergonha . tá tudo arrumado só a coragem de um estadista digno que não temos nos salvaria . logo seremos o lixo da humanidade . pobre Brasil teus filhos covardes fogem à luta.
Paulo Santos
2021-12-17 15:20:20STF preocupado com o povo. Piada. Acorda Brasil!!! Estamos sem rumo. MORO 22!!!
Mara
2021-12-17 13:56:17Sérgio Moro URGENTE no primeiro turno
Nilson
2021-12-17 13:36:08Discursos pra platéias esperando aplausos é muito comum neste meio, esta corte impregnada de protocolos formais tem sido acionada fazendo o papel do executivo porque temos um governo fraco sob o comando de um despreparado pra gestão e emocionalmente desequilibrado. Longe de querer o povo a judicialização de tudo até porque os ministros não foram eleitos pelo povo, ali estão por indicações politicas a serviço também dos seus padrinhos.
Odete6
2021-12-17 13:35:09Ãnrrhãnn, sei. É um bom Ministro mas, é impressionante a sua capacidade de escamotear e fingir que não vê que a """corte""" (a que corta mesmo, como cortou a LAVAJATO e as provas contra um bando de criminosos) abriga um quinteto de verdadeiros marginais. Sou mais o SR. Ministro DR. LUÍS ROBERTO BARROSO que teve peito e total honradez pra