Segunda Turma tira mais uma ação da Lava Jato do Rio das mãos de Bretas
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira, 14, retirar mais uma ação penal da Lava Jato do Rio de Janeiro das mãos do juiz federal Marcelo Bretas. Por 3 votos a 1, o colegiado acolheu um recurso da defesa do empresário Jacob Barata Filho, conhecido como 'Rei dos Ônibus', que foi condenado por...
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira, 14, retirar mais uma ação penal da Lava Jato do Rio de Janeiro das mãos do juiz federal Marcelo Bretas.
Por 3 votos a 1, o colegiado acolheu um recurso da defesa do empresário Jacob Barata Filho, conhecido como 'Rei dos Ônibus', que foi condenado por Bretas junto com o ex-governador Sergio Cabral, por fraudes no setor de transportes.
No voto do relator Gilmar Mendes, seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski e Kassio Marques, a Segunda Turma decidiu que a competência para o julgar o caso era da Justiça Estadual. Edson Fachin foi voto vencido mais uma vez.
Esse é o terceiro processo da Lava Jato fluminense que a Segunda Turma do STF tira da 7ª Vara Federal do Rio, comandada por Bretas. É a segunda decisão que beneficia Sergio Cabral, que já foi condenado a mais de 400 anos de prisão.
Na semana passada, os ministros decidiram que Bretas também não era o juiz competente para julgar desvios na área da saúde durante o governo Cabral e o caso será redistribuído para a justiça estadual, que pode acolher as decisões de Bretas ou anulá-las.
A Segunda Turma, sob relatoria de Gilmar, também tirou das mãos do juiz da Lava Jato fluminense o processo movido contra os advogados acusados de desvio de recursos públicos em contratos com a Fecomércio. Entre eles estavam Cristiano Zanin, defensor de Lula, e Frederick Wassef, advogado do presidente Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bartolomeu
2021-12-17 01:01:43Gilmar, seu p… cedo ou tarde vamos mudar o Senado. Aí você vai ser expulso desse chiqueiro que se chama STF, a chutes no rabo.
Vera
2021-12-15 14:55:24Nessa quadrilha da segunda turma nem infarto fulminante acontece!
José
2021-12-15 14:29:42até quando iremos tolerar a impunidade??? agora eu pergunto: para q serve mesmo primeira, segunda e terceira instância???
Reg
2021-12-15 11:48:26Aí tem pé de cavalo corrompendo a constituição e as penalidades! Cabral vai ser solto,não devolveu o roubo ,para poder pagar a liberdade! os juízes honestos são punidos! quanto custa?
Wanderlei
2021-12-15 11:34:14Os insuspeitos da Segundona Nefasta protegendo mais um poderoso.
Rodolfo
2021-12-15 11:18:46Mais uma ação dessa 2a turma sob comando do gilmar aliviando para quem comete crime. Impressionante como não se julga suspeito para julgar alguém cuja filha foi padrinho de casamento e ao mesmo tempo crucificar o juiz que tentou diminuir à corrupção. Não seria o caso de acabar com essas turmas do stf? Não é a última instância? O “supremo “? Então deveria julgar casos importantes apenas pelo plenário.
ANTONIO
2021-12-15 10:00:13Essa desgraça um dia vai apodrecer no inferno.
Manoel
2021-12-15 09:57:49Viva Gilmar Mendes aliviando seus compadres corruptos para garantir que não seja o próximo delatado.
Alberto de Araújo
2021-12-15 08:42:21O ministro Gilmar e gang destroem a lava jato. As bancas notáveis de advogados festejam mais uma vez, essas escabrosas decisões. Os vampiros do STF.
AMAURY FEITOSA
2021-12-15 08:40:51outro claríssimo movimento da guerra revolucionária em curso para manipular o povo ignorante na tentativa de mudar a imagem de ladão assassino de seu líder para a tomada de poder a qualquer preço . repito e clamo para que os podres violados e estuprados avoquem a única coisa que impede um banho de sangue no país que é o Art 142 da CF pacificando pela lei um país em chamas que fingem não ver . Moro crescendo será a próxima vítima da corte ditadora são tão idiotas que não enxergan algo tão claro?