PF faz perícia em sistema do Ministério da Saúde e diz que hackers não roubaram dados
Após o ataque hacker que tirou do ar sistemas do Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira, 10, a Polícia Federal realizou perícia no data center da pasta. Segundo a corporação, os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers. A PF foi acionada na manhã desta sexta para...
Após o ataque hacker que tirou do ar sistemas do Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira, 10, a Polícia Federal realizou perícia no data center da pasta. Segundo a corporação, os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers.
A PF foi acionada na manhã desta sexta para atender ocorrência de ataque cibernético aos sistemas do ministério e de modificação do conteúdo exibido no site da pasta. Essa prática é conhecida como “defacement”.
“Foi comunicada a ocorrência de incidente de segurança cibernético no ambiente de nuvem pública (AWS), com comprometimento de sistemas de notificação de casos de Covid, do Programa Nacional de Imunização e do ConectSUS”, informou a PF em nota divulgada na tarde desta sexta-feira.
A PF instaurou inquérito policial para identificar a autoria e a materialidade dos crimes de invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático, telemático ou de informação de utilidade pública e associação criminosa.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira que “diversos sistemas extremamente importantes para funcionamento do SUS foram restabelecidos”. Mas, segundo Cruz, o sistema de registro de vacinação continua indisponível. Ele não quis dar um prazo para a retomada do serviço. "Assim que tivermos uma posição da equipe de tecnologia vamos informar todos".
A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas usem os certificados de vacinação em papel ou busquem bases próprias das secretarias estaduais de saúde. O sistema de regulação de filas, marcação de cirurgias e sistema de transplantes, que ficaram fora do ar, já voltaram a funcionar, segundo o governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Edvaldo
2021-12-11 06:40:33A PF do B, já sabe que não roubaram nada do sistema, mas, não sabe quem não roubou.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-10 17:56:54a mesma coisa dizem ocorreu no sistema do TSE e pelo visto inauguramos os hackers que violam mas não estupram . você acredita? eu ainda não.