OMS: Ômicron está em 23 países, com casos de leves a graves
A Organização Mundial de Saúde, OMS, anunciou em uma coletiva de imprensa nesta quarta, 1º, que 23 países já detectaram a variante Ômicron do coronavírus. A epidemiologista Maria Van Kerkhove (foto), que coordena o Programa de Emergências de Saúde, disse que ainda não há informações para dizer se a Ômicron é mais facilmente transmissível. "Há alguns...
A Organização Mundial de Saúde, OMS, anunciou em uma coletiva de imprensa nesta quarta, 1º, que 23 países já detectaram a variante Ômicron do coronavírus.
A epidemiologista Maria Van Kerkhove (foto), que coordena o Programa de Emergências de Saúde, disse que ainda não há informações para dizer se a Ômicron é mais facilmente transmissível. "Há alguns indícios disso, mas ainda estamos nos primeiros dias", disse Maria. Ela acredita que a resposta será obtida em alguns dias.
Em relação à agressividade, Maria afirmou que há "relatos de casos da Ômicron que vão de sintomas leves a graves. Há indicação de que alguns pacientes estão desenvolvendo uma doença leve, mas estamos nos primeiros dias e temos um viés no monitoramento em relação aos casos que estão sendo detectados". Muitos dos primeiros casos da Ômicron ocorreram entre jovens universitários, os quais normalmente desenvolvem quadros mais leves.
Segundo ela, foi registrado um aumento das hospitalizações na África do Sul, mas isso pode ser um resultado de uma elevação dos casos, os quais podem estar ligados a outras variantes, como a Delta. A OMS está acompanhando essas pesquisas e conferindo dados fornecidos por outros países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
carmen santerini
2021-12-02 00:53:06Estamos ainda na fase dos chutes e desespero. O negócio é aguardar procurando manter a calma, e seguindo todas as recomendações protetivas.