Petistas dizem temer por segurança de Lula no Sul, reduto de Bolsonaro
Cumprindo agenda de viagens no Brasil e no exterior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não agendou encontros políticos nos três estados do Sul. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina deram vitória expressiva a Jair Bolsonaro em 2018 e ainda são redutos importantes do bolsonarismo. Internamente, lideranças do PT gaúcho veem...
Cumprindo agenda de viagens no Brasil e no exterior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não agendou encontros políticos nos três estados do Sul. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina deram vitória expressiva a Jair Bolsonaro em 2018 e ainda são redutos importantes do bolsonarismo.
Internamente, lideranças do PT gaúcho veem com reservas agendas públicas do presidenciável nesses estados. A preocupação é com a segurança do petista, tendo em vista o histórico das últimas visitas.
Em março de 2018, dois ônibus da caravana do ex-presidente no Paraná foram atingidos por tiros. Lula estava em outro veículo e não se feriu. Na mesma época, manifestantes bloquearam a chegada da comitiva petista em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, colocando fogo em pneus. O protesto fez Lula recuar e cancelar um compromisso no RS naquela ocasião.
De volta ao páreo eleitoral, Lula. que retornou de recente roteiro pela Europa, já visitou Nordeste e tem viagem programada ao Norte para o começo de 2022. Essa última só não ocorreu neste ano devido ao roteiro europeu feito em novembro, que incluiu Alemanha, Bélgica, França e Espanha. Segundo o deputado Paulo Pimenta, presidente da sigla no RS, Lula deve ir ao México e à Argentina ainda em dezembro.
Líder do PT na Câmara, o deputado Bohn Gass afirma que a preocupação do partido com a integridade de Lula não é restrita ao Sul, se estende a todo país, embora esteja concentrada em pontos específicos: “É geral, mas aumentada em alguns lugares. Lula vai fazer roteiros em todo país. A preocupação se acentuou com a experiência vinda do RS da última vez que esteve lá. No Paraná houve perseguição. Ações estúpidas”.
Dois dos três presidentes dos diretórios do Sul confirmam que não há previsão de compromissos de Lula na região. "O receio pela segurança do Lula é em todo lugar. Tem uma equipe que atua e o acompanha, que faz estratégia de segurança. E temos uma equipe nossa que também cuida disso”, diz o deputado estadual Arilson Maroldi Chiorato, presidente do PT paranaense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ana
2021-11-29 23:45:32Tem que temer mesmo o sul, mas ele é reduto do Moro, e não do boçalnaro.
Lucia
2021-11-29 23:06:15Nem o ladrão, nem o demente! Sergio Moro Presidente!
Marcello
2021-11-29 19:19:05Esse senhor não deveria ter nada a temer: se ainda não tem, em breve gozará da proteção advinda do ostracismo, inerente a todas as tranqueiras enfiadas na Latrina da História!
MARCOS
2021-11-29 18:48:23SÃO OS TRÊS ESTADOS EM QUE O POVO NÃO É MANIPULADO POR POLÍTICO MAS VOTARAM ENGANADO TAMBÉM.
Marina
2021-11-29 17:30:14Preocupação mesmo estou com a extradição do Hugo Cavajal!
Antonio
2021-11-29 16:21:10Lula, bode velho corrupto. Moro é que precisa de segurança
Antonio
2021-11-29 16:19:10Moro é que precisa de segurança pois mandou prender a bandidagem de colarinho branco, inclusive esse bode velho
maria s.q.escoda
2021-11-29 14:41:50...pobre Macunaíma, com medo de um golpe certeiro. Vamos rezar...
PAULO
2021-11-29 14:13:29O STF colocou goela abaixo dos brasileiros, o ex-presidiário Lula, novamente no jogo político. Lula é o maior corrupto da nossa história. Isso mexe com às emoções do nosso Brasil. Causa ainda mais indignação, pois a sua campanha é alicerçada em mentiras, como a de que foi inocentado. O maior corrupto do Brasil, querer voltar a presidência, adotando uma campanha mentirosa para enganar a massa ignara, pode trazer consequências e riscos para ele. Moro Presidente 🇧🇷
JO EL
2021-11-29 14:02:03Sugiro que ele nao va no sul, nao tem voto mesmo, melhor nao correr risco. Oseria de novo a intencao de arranjar um novo atentado mentiroso, praticado pela milicia deste vagabundo, os sem terra e depois querer aplicar como que partiu de adversarios, isto que sera o mais provavel. Moro, lavajato, prisao em segunda instancia pra ele voltar pra de onde nao deveria ter saido jamais. Saibam, se Moro for eleito, este ladrao de 9 dedos volta pra cadeia.