Ao se encontrar com Lula, Macron dá troco em Bolsonaro
O presidente da França, Emmanuel Macron, encontrou-se nesta quarta, 17, com o pré-candidato Lula no Palácio do Eliseu, a sede do Poder Executivo, em Paris (foto). Reuniões entre chefes de governo e candidatos de outros países vão contra a etiqueta diplomática que zela pela não interferência em eleições de nações soberanas. Mas Macron parece ter...
O presidente da França, Emmanuel Macron, encontrou-se nesta quarta, 17, com o pré-candidato Lula no Palácio do Eliseu, a sede do Poder Executivo, em Paris (foto).
Reuniões entre chefes de governo e candidatos de outros países vão contra a etiqueta diplomática que zela pela não interferência em eleições de nações soberanas. Mas Macron parece ter acumulado razões suficientes para querer retaliar o presidente brasileiro.
"Macron está se aproveitando do Lula para atacar Bolsonaro. Seu objetivo é isolar ainda mais o presidente brasileiro e dar o troco, porque Bolsonaro foi muito infeliz nos comentários sobre a primeira-dama Brigitte Macron e ao cancelar o encontro com o ministro de Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian", diz o embaixador Paulo Roberto de Almeida.
Em julho de 2019, o ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Drian, visitou Brasília e encontrou-se com o então ministro Ernesto Araújo. Em seguida, Drian tinha uma reunião marcada com Bolsonaro, que foi cancelada de última hora sob a alegação de que havia uma questão urgente a ser tratada pelo presidente brasileiro. Bolsonaro, então. apareceu numa live cortando o cabelo.
"A descortesia com o chanceler francês foi inimaginável" diz Paulo Roberto de Almeida. "Agora, Macron está mandando uma mensagem ostensiva a Bolsonaro de que o presidente não terá chance de uma boa relação com os europeus."
No mês seguinte, depois que um bolsonarista publicou nas redes sociais uma comparação entre Michelle Bolsonaro e Brigitte, Bolsonaro comentou: "Não humilha cara. Kkkkkk”.
Macron e Bolsonaro frequentemente também se desentendem sobre questões ambientais. Para ganhar a simpatia dos agricultores que recebem subsídios governamentais e atrasar a assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, Macron tem sucessivamente criticado o governo brasileiro pelo desmatamento na Amazônia. Posar com Lula em Paris o ajuda ainda mais a se contrapor a Bolsonaro e a ganhar apoio interno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Claudio Arraez
2021-11-19 00:15:40Esse Mácron é realmente sem noção, receber esse molusco ridículo!! Para se vingar de outro mentiroso!! Tá de brincadeira!!!
PAULO
2021-11-18 17:34:18Nem nem. Moro neles!!
Vade
2021-11-18 16:09:36Se sacudir essa foto aí em em cima só escorre estrume. O sujo e o mal lavado têm mais é que unir. Se merecem.
EDUARDA MILTON
2021-11-18 15:53:51A imagem de Bolsonaro aqui na Europa é terrível. Sinto-me envergonhada! É difícil explicar por aqui o quão esdrúxulo ele é!
Vitor
2021-11-18 15:43:01Este presidente francês que recebe um ladrão deve ser considerado cumplice e deveria ser considerado pessoa não grata no Brasil.
Juarez
2021-11-18 15:15:27duas marmota, Moro neles
Maria
2021-11-18 11:41:13MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Maria
2021-11-18 11:40:34Esse ladräo de nove dedos é asqueroso. Macron está se sujando ao lado dele. 🤮💔🤮
Mario
2021-11-18 11:09:43Macron, diferente do que ocorre na maioria dos países parlamentaristas europeus, é um político que precisa fazer jogo de cena típico do presidencialismo. Não há como escapar disto. Mas há uma diferença entre ficar jogando rasteiro e agir como um verdadeiro estadista. Nesse caso, infelizmente ele mostra a que nível desce, num país de terceiro mundo, apenas para satisfazer pequenas vinganças pessoais contra um presidentezinho tacanho que o mundo inteiro já decidiu ignorar.
Antonio
2021-11-18 10:15:14nem lula nem bolsonaro