MPF vai investigar proibição ao uso de linguagem neutra em projetos da Lei Rouanet
O Ministério Público Federal vai investigar se o governo Jair Bolsonaro cometeu irregularidades ao editar a norma que proibiu o uso de linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet. O órgão avaliará se houve a violação dos princípios constitucionais da igualdade, da não-discriminação, da dignidade humana e do direito à cultura, além de eventual censura...
O Ministério Público Federal vai investigar se o governo Jair Bolsonaro cometeu irregularidades ao editar a norma que proibiu o uso de linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet.
O órgão avaliará se houve a violação dos princípios constitucionais da igualdade, da não-discriminação, da dignidade humana e do direito à cultura, além de eventual censura prévia.
A vedação foi publicada no Diário Oficial da União em 28 de outubro. Na ocasião, o secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula (na foto, à esquerda), afirmou nas redes sociais que a linguagem neutra está "destruindo os materiais linguísticos necessários para a manutenção e difusão da cultura".
"É que submeter a língua a um processo artificial de modificação ideológica é um crime cultural de primeira grandeza", emendou o signatário da norma.
Ao instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da publicação da norma, o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, frisou que especialistas consideram o uso da linguagem neutra como uma prática inclusiva e necessária. "Além disso, segundo estudiosos já consultados, a língua e suas mudanças não são passíveis de controle governamental", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Velhinha de Taubaté
2021-11-13 09:56:50Trata-se de caso raríssimo de decisão certa tomada pelo governo. A língua portuguesa tem de ser respeitada. Linguagem neutra é pura invencionice, burra e desnecessária, de quem não tem o que fazer.
Jaime
2021-11-13 09:53:48Cabrunco! Quer dizer que os caras passam ANOS estudando Letras, são convocados para corrigirem provas de concursos públicos, e agora terão que tomar curso com o LGBTI+ pra aprender a tal "linguagem neutra"?! Tão brincando? É piada?
MARCOS
2021-11-13 08:13:44Por que a Crusoé admite e divulga comentários chulos, como esses abaixo.
Odete6
2021-11-13 02:01:55Que estupidez a desses desocupados sem noção, de pretenderem deformar por si mesmos o nosso idioma e de outros países, sem projetos que tramitem pelas vias legais! Tal idéia poderia ser no máximo uma proposição aos órgãos competentes.
Odete6
2021-11-13 01:08:36Que estupidez a desses desocupados sem noção, a de pretenderem deformar por si mesmos o nosso idioma e de outros países, sem projetos que tramitem pelas vias legais! Tal idéia poderia ser no máximo uma proposição aos órgãos competentes.
Humberto
2021-11-12 21:00:31Este governo só tem ENERGUMENO!!!!
MARCOS
2021-11-12 18:31:21TAMPOUCO SÃO PASSÍVEIS DE CONTROLE PELO MPF.
Davidson
2021-11-12 16:34:40... "os especialistas" .... 😂😂😂 Vão arrumar o que fazer e respeitar a língua-mãe. Sigam o que está no acordo ortográfico ou proponham legalmente algo para os países de língua portuguesa, seus energúmenos modistas e falsários do idioma.