Os argumentos dos ministros do STF que votaram contra o orçamento secreto
Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal já votaram pela manutenção da decisão liminar de Rosa Weber que suspendeu o orçamento secreto. Ainda faltam os votos de seis ministros -- a corte está temporariamente com 10 integrantes, graças à demora da sabatina de André Mendonça no Senado Federal. Seguiram o voto de Rosa Weber até agora...
Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal já votaram pela manutenção da decisão liminar de Rosa Weber que suspendeu o orçamento secreto. Ainda faltam os votos de seis ministros -- a corte está temporariamente com 10 integrantes, graças à demora da sabatina de André Mendonça no Senado Federal.
Seguiram o voto de Rosa Weber até agora os ministros Luís Roberto Barroso, Carmen Lúcia e Edson Fachin. Rosa e Carmen disponibilizaram a íntegra de seus votos no sistema e, na argumentação pela manutenção da liminar, fizeram duras críticas às chamadas emendas de relator, que abriram brecha para o orçamento secreto. O dispositivo permite o repasse de recursos orçamentários a parlamentares aliados sem nenhuma transparência. Com isso, as emendas viraram instrumento de compra de apoio parlamentar para o governo.
“A utilização de emendas orçamentárias como forma de cooptação de apoio político pelo Executivo, além de afrontar o princípio da igualdade, na medida em que privilegia certos congressistas em detrimento de outros, põe em risco o sistema democrático mesmo”, argumentou a ministra Carmen Lúcia em sua decisão.
“Esse comportamento compromete a representação legítima, escorreita e digna, desvirtua os processos e os fins da escolha democrática dos eleitos, afasta do público o interesse buscado e cega ao olhar escrutinador do povo o gasto dos recursos que deveriam ser dirigidos ao atendimento das carências e aspirações legítimas da nação”, acrescentou a ministra. Carmen lembrou que o Tribunal de Contas já apontou falhas no mecanismo de pagamentos das emendas de relator, que permite a distribuição de recursos sem a observância de critérios de equidade e eficiência.
A ministra Rosa Weber, que já havia concedido liminar pela suspensão do orçamento secreto, confirmou o entendimento e disse que o mecanismo viola “o princípio republicano em face de comportamentos institucionais incompatíveis com os princípios da publicidade e da impessoalidade dos atos da administração pública”.
A ministra lembrou que o relator-geral do orçamento aparece apenas formalmente como autor das emendas. “Quem detém, de fato , o poder de decidir quais serão o objeto e o destino final dos valores previstos nessa categoria orçamentária são apenas os deputados federais e senadores da República autorizados, por meio de acordos informais, a realizarem as indicações dos órgãos e entidades a serem contemplados com as dotações previstas”, apontou Rosa Weber.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lasier
2021-11-10 11:41:09e o Koyso marx, o ministro 10 por centro, ja votou?
Amaury Feitosa
2021-11-10 10:07:38kkkkkkkkkkkkk eu morro de rir ..... quando afrontam como querem a constituição com apoio de tantos imbecís é em nome de qual princípio? por que o STF com seu nobre argumento (eu reconheço) de proteger o erário de político ladrão não julga os mais de 150 casos de corrupção dormindo nas gavetas naftalinadas da côrte? ora senhores como homens inteligentes engolem argumentos tão puerís? 'guenta Brazilzim que o pior virá em 2022 . quem sobreviver chorará.
José
2021-11-09 20:03:48Concordo plenamente! Parabéns às duas!!
Heloisa
2021-11-09 17:48:50Merece o meu aplauso, a banda lúcida da Suprema CORTE.
Alexandre Ferreira Azevedo
2021-11-09 17:02:39a boa é velha política
Sônia Adonis Fioravanti
2021-11-09 16:57:33Os votos de beiçola ,KASSIO ,E DO AMIGODOAMIGODOMEUPAI NÃO VÃO SER SURPRESA .FALTA O DO VIZINHO D dona mariza
PAULO
2021-11-09 16:19:22Bolsonaro Surfistinha, a maior puta do Brasil, começou dando para o Centrão. Agora está distribuindo. Vamos ver se o STF vai mandar fechar a Casa da Luz Vermelha. Ou negociar para ser cafetão do Bolsonaro Surfistinha. Mor🇧🇷 Presidente.
Hermes
2021-11-09 15:56:04Tudo combinado entre os desqualificados do STF. A única certeza é que o Brasil vai continuar um lixo e iremos nos danar.
ADIR
2021-11-09 15:34:24Com exceções à regra, o judiciário ainda nos salva do caos total!
LUCIANO
2021-11-09 15:30:41Agora o dono do Judiciário vota e define a “virada” pró bandalheira. Gilmar e os seus não falham nunca em atentar contra a decência. Gilmar, Lewan, Toffoli, NKC e Xandão.